rgallas escreveu:Olá Tasmotos;
Sou usuário do fórum a longa data e entrei aqui pra colocar um link pra tua matéria do blog que achei muito boa.
A dez dias abri uma loja onde hospedo e limpo as motos, Mudei o nome, não uso "lavagem" pois acho que denigri o trabalho que faço pois todos "lavam" mas são poucos que realmente LIMPAM a moto.
Muito bom cara... gostei vou pensar no assunto e começar estudar melhor o uso da palavra Lavagem. e me ponha a par do andamento de sua loja, gostei da idéia.
Vou testar tua mistura mas na minha moto. Limpamos as motos com toda calma, totalmente artesanal. Como faço o trabalho em motos grandes e que não são minhas é complicado testar qualquer produto pois as vezes o efeito leva tempo pra aparecer.
Extamente, em muitos foruns o pessoal questiona isso, lavo motos artesanalmente a sete anos, e já uso a mistura a quase quatro anos.
Um problema que vejo nessa mistura, apesar de voce ter esclarecido reluto um pouco, é o fato de usar querosene ou diesel e jogá-lo no bueiro. Apesar de os produtos reagerem entre sí o querosene não é eliminado e acaba indo para os efluentes.
Não se deve mesmo joga-la no bueiro.
Entenda que estou orientando motociclistas que lavam suas motos na garagem, tenho absoluta certeza que é preferivel jogar a mistura no bueiro do que jogar o querosene ou o oleo diesel puro como normalmente utilizam.
Depois de muita pesquisa e testes atualmente estou utilizando um detergente concentrado em diluições diferentes.
Uma mais forte para motor, corrente, pinhão, etc...
Uma mais fraca para todo o resto.
Além de ser biodegradável o produto não afeta nenhuma parte da motocicleta.
Muito bem otima solução. Existem milhares de soluções para lavar as motocicletas. Minha mistura não é a solução definitiva para a questão. Estamos restritos as limitações de cada um. Volto a salientar que a maioria dos motociclistas tem o habito de usar oleo diesel e querosene puro, portanto minha solução esta muito proximo dessa realidade.
Não é tão eficiente quanto o querosene com água que todos utilizam, e já testei, mas o que muda é o nível de esforço mecânico pra se obter a mesma limpeza, ou seja, o esforço braçal é maior, se gasta mais escovas e panos.
Exatamente, voce esta buscando uma solução mais correta, isso é muito importante.
VOu encaminhar essa questão de sua mistura para uma química amiga minha para saber a extensão da nulidade entre os dois produtos.
Beleza, excelente... quando tiver o resultado me repasse, assim consiguirei dar um ar mais tecninco para minha proposta.
Estou usando, na minha moto, para efeito de testes, um outro produto que é para lavagem a seco. Para fazer limpezas rápidas e superficiais ele é muito bom e prático. Mas só pra fazer aquela "meia sola".
Muito bom... já fiz testes com diversos produtos nessa linha, são bem eficientes, inclusive até já testei desengraxante para a corrente. No forum Clube CBR esse assunto foi bem debatido, eu acredito que por questão de conciencia ecologica esses produtos ainda vão evoluir mais e no futuro seu uso sera obrigatório.
Também não gosto de utilizar silicone. O silicone é um produto derivado do petróleo quando aplicado a outro derivado do petróleo ou seja qualquer plástico ou borracha os dois começam uma lenta reação e se colocados ao sol esta reação é acelerada. Isto resulta nos famosos parachóques pretos esbranquiçados, totalmente manchados.
Gosto de limpeza natural, sem maquiagem, pode-se até usar o silicone, mas não de maneira indiscriminada, e quando usar deve-se remover muito bem o excesso, o local deve ficar seco. Outro produto, nessa linha, muito usado por motociclistas em geral é o lustra moveis.
Um produto seguro é o GEL utilizado para hidratar couro. Alguns chamam ele de gel de silicone mas é preciso saber a origem do mesmo. Este gel pode ser passado em pneus, plásticos, bancos, couro, etc... sem contra indicação. Mas é mais caro.
Já testei tambem, é muito bom... mas lembrando que eu sempre gosto de remover todo o excesso e deixar o local bem seco.
Abraços
Muito bom cara... é sempre muito construtivo discutir esses assuntos.
Forte Abraço
Tomás - tasmotos