A redução de marcha sempre é vinda, muito utilizada em caminhões e carretas e nada impede de usar em carros pequenos e motos...wellrod escreveu:Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
Dicas de pilotagem
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

-
dan_himself
Monaski, em caminhões é diferente o lance do freio-motor... lá realmente tem um freio motor...Monaski escreveu:A redução de marcha sempre é vinda, muito utilizada em caminhões e carretas e nada impede de usar em carros pequenos e motos...wellrod escreveu:Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
Em carros pequenos e motos não existe o verdadeiro freio-motor como existe nos caminhões e carretas... é um sistema bastante diferente.
Nos caminhões, o cambio tem uma caixa redutora, o que é chamado de freio-motor... Isso não existe nos carros e motos, pois os caminhões precisam parar em poucos segundos pesos enormes de 20 a 30 toneladas....
O que nós temos nos carros e motos é o efeito redutor do motor... bastante diferente do freio-motor...
Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
O Dan é o cara!

-
dan_himself
Eu não, na verdade eu li isso ha muito tempo atrás pesquisando por freio-motor...Monaski escreveu:O Dan é o cara!
O cara mesmo é quem escreveu o texto que eu li ahahahahaha
Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
hahahahahdan_himself escreveu:O cara mesmo é quem escreveu o texto que eu li ahahahahaha![]()
Ta certo!

É certo que pilotar uma moto é MUITO diferente que qualquer outro veículo. Lembro até de ter visto num tópico que melhora a coordenação ou algo assim.
Pensando isoladamente nenhum método é eficaz em frear a moto em segurança. Usar o freio dianteiro em conjunto com o traseiro e a redução de marcha são capazes de segurar as crianças com rapidez e sem perdermos o controle.
Claro que haja corrdenação pra conseguir frear com pé direito equilibrado com a mão direita e acionar a embreagem com a mão esquerda e reduzir com o pé esquerdo, tudo ao mesmo tempo. Mas nada que treino não resolva.
Abraço!!
Pensando isoladamente nenhum método é eficaz em frear a moto em segurança. Usar o freio dianteiro em conjunto com o traseiro e a redução de marcha são capazes de segurar as crianças com rapidez e sem perdermos o controle.
Claro que haja corrdenação pra conseguir frear com pé direito equilibrado com a mão direita e acionar a embreagem com a mão esquerda e reduzir com o pé esquerdo, tudo ao mesmo tempo. Mas nada que treino não resolva.
Abraço!!
André

Você disse tudo!!! É usando no dia a dia que se aprende a conviver com as mais diversas situações de frenagem... e, é claro, deve-se dar atenção às prevenções... previnir as possibilidades de acidentes é a melhor solução para não ter que usar os limites da frenagem...DehCarmo escreveu:É certo que pilotar uma moto é MUITO diferente que qualquer outro veículo. Lembro até de ter visto num tópico que melhora a coordenação ou algo assim.
Abraço!!
tem muitas situações, muitas mesmo, onde é possível prever o que vai acontecer... as histórias se repetem... então é só ficar esperto e atento a esses sinais...
uma frenagem 100% numa moto custom, tirando por base a shadow, que eu percebo ter um sistema ineficaz... creio muito que a shadow deveria ter discos duplos na parte dianteira... isso ajudaria muito... masss.. quem sou eu né...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Mesmo usando o freio motor, vale uma relada no freio para que a Luz de freio seja acionada e o ser que vem atraz de vc seja avisado que vc esta reduzindo a velocidadewellrod escreveu:Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
Paulo Moura
A dica do freio motor que mencionei é pra que seja utilizada juntamente com os freios de mão e de pé... tudo em sua devida proporção...Moura escreveu:Mesmo usando o freio motor, vale uma relada no freio para que a Luz de freio seja acionada e o ser que vem atraz de vc seja avisado que vc esta reduzindo a velocidadewellrod escreveu:Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
o manual da honda não aconselha a redução brusca de marchas... mas o simples fato de desacelerar a manete (é esse o nome? eu digo desenrolar o cabo...) já causa um efeito considerável... que ajuda na frenagem...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Uma coisa que devemos prestar atenção é na redução de marchas. Dependendo da velocidade que você está, a redução pode causar um travamento instantâneo da roda traseira, tendo o mesmo efeito de se usar, numa frenagem, somente o freio traseiro.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)