ja havia postado em outro topico , mas seria bom neste tb pra que possamos redobrar a atençao , olhem este video
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/TafZYrWSdOs&co ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/TafZYrWSdOs&co ... edded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>
Sinais e dicas para viagem em grupo
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
customizaçao by viana
http://motoscustom.com.br/forum/viewtop ... 8308#88308
http://motoscustom.com.br/forum/viewtop ... 8308#88308
Graaaaaaande PALUDO,Paludo escreveu:Pessoal com certeza eu tó aprendendo muito mesmo lendo esse topico, e com certeza espero estar me tornando um motoqueiro cada vez melhor, tanto na estrada como na vida.
Obrigado e abraçosss...
Só tenho uma coisa à dizer Irmão...
Quer aprender a ser MOTOQUEIRO, é melhor procurar outro fórum, pois aqui nós somos MOTOCICLISTAS...
Carusão primo velho de Guerra manda um PQP pra ele em alto bom tom que a galera tá sentindo falta...
Abraço
Zzo
Família
VIRU'S
"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
VIRU'S
"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Em alguns passeios que tem ocorrido, alguns pontos estão deixando a desejar.
1- Desrespeito ao horario proposto/ de saida.
Se cada um atrasar 5 minutos dependendo do reoteiro tudo fica comprometido, de atraso em atraso, o tempo se extende.
2- Abastecimento, todos devem estar com seus tanques cheios na saida, não importa que tenha enchido no adia anterior, todos abastecem no primeiro posto de saida. A cada parada de uma moto ocorrem atrasos, e sempre fora do ritmo, depois que a moto está abastecido um sai pra tomar café, quando esse volta, outro sai pra ir ao banheiro e assim vai, um atraso desnecessário de 5 minutos vira meia hora.
3- Aqueles que gostam de sentar a pua devem formar um pelotão e ir na frente ou sair depois, e na medida que vamos rodando podemos nos encontrar num ponto qualquer. Mas pelo menos não estressa aqueles que querem curtir o passeio.
4- Assim como as paradas para abastecimento as paradas para fotos/descanso/lanches devem ser ordenadas.
5- Se é ida e volta, tudo isso deve ser observado para evitar pegar estrada a noite, pois nossos maiores inimigos são os buracos e motoristas assassinos que rodam a noite.
6- ...
1- Desrespeito ao horario proposto/ de saida.
Se cada um atrasar 5 minutos dependendo do reoteiro tudo fica comprometido, de atraso em atraso, o tempo se extende.
2- Abastecimento, todos devem estar com seus tanques cheios na saida, não importa que tenha enchido no adia anterior, todos abastecem no primeiro posto de saida. A cada parada de uma moto ocorrem atrasos, e sempre fora do ritmo, depois que a moto está abastecido um sai pra tomar café, quando esse volta, outro sai pra ir ao banheiro e assim vai, um atraso desnecessário de 5 minutos vira meia hora.
3- Aqueles que gostam de sentar a pua devem formar um pelotão e ir na frente ou sair depois, e na medida que vamos rodando podemos nos encontrar num ponto qualquer. Mas pelo menos não estressa aqueles que querem curtir o passeio.
4- Assim como as paradas para abastecimento as paradas para fotos/descanso/lanches devem ser ordenadas.
5- Se é ida e volta, tudo isso deve ser observado para evitar pegar estrada a noite, pois nossos maiores inimigos são os buracos e motoristas assassinos que rodam a noite.
6- ...

pra mim o momento mágico dos passeios e viagens é aquele em que entro na garagem, baixo o pézinho, desligo a moto e penso: fomos e voltamos curtindo todos os momentos com os amigos ( antigos e novos - sempre tem gente nova) e ..... quando será o próximo??
excelente tópico, importante e necessário!!
excelente tópico, importante e necessário!!
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Pessoal,
Após a ação social em Araras, eu fiquei com algumas dúvidas adicionais...
Eu li no site MOTO SEGURANÇA que é recomendável que se diminua a pressão do Pneu em até 8 libras para se aumentar a superfície de contato com a pista em caso de chuva. Pois bem:
- Em uma viagem em comboio, é prevista uma parada, caso a chuva aumente muito, para se diminuir a pressão dos pneus? E, claro, eventualmente outra para se aumentar novamente, caso passe o trecho de chuva?
- Se sim, cabe ao líder tomar essa iniciativa?
Nesta viagem de Araras, abastecemos (pelo menos eu) no PE00 e em Araras no momento de retornar.
- Em caso de viagens mais longas, nas quais um tanque não seja suficiente para chegar ao destino, são programadas paradas para abastecimento?
- Cada piloto deve abastecer de acordo com o que conhece de sua moto, ou é recomendável que todos do comboio abasteçam, para terem o mesmo ponto de referência?
Reparei que, principalmente dentro da cidade de Araras, algumas motos iam parar os cruzamentos até que todos passassem:
- Oficialmente, quem é o responsável por fazer isso? A princípio achei que fosso o Co-ala, mas vi dps q motos diferentes paravam pra fazer isso... existe uma regra? Eu pensei em fazer isso algumas vezes, mas não sabia se havia algo combinado e se iria acabar 'estragando' o comboio.
Bom por enquanto é isso. Se me lembrar de mais, aviso... hehehe
Após a ação social em Araras, eu fiquei com algumas dúvidas adicionais...
Eu li no site MOTO SEGURANÇA que é recomendável que se diminua a pressão do Pneu em até 8 libras para se aumentar a superfície de contato com a pista em caso de chuva. Pois bem:
- Em uma viagem em comboio, é prevista uma parada, caso a chuva aumente muito, para se diminuir a pressão dos pneus? E, claro, eventualmente outra para se aumentar novamente, caso passe o trecho de chuva?
- Se sim, cabe ao líder tomar essa iniciativa?
Nesta viagem de Araras, abastecemos (pelo menos eu) no PE00 e em Araras no momento de retornar.
- Em caso de viagens mais longas, nas quais um tanque não seja suficiente para chegar ao destino, são programadas paradas para abastecimento?
- Cada piloto deve abastecer de acordo com o que conhece de sua moto, ou é recomendável que todos do comboio abasteçam, para terem o mesmo ponto de referência?
Reparei que, principalmente dentro da cidade de Araras, algumas motos iam parar os cruzamentos até que todos passassem:
- Oficialmente, quem é o responsável por fazer isso? A princípio achei que fosso o Co-ala, mas vi dps q motos diferentes paravam pra fazer isso... existe uma regra? Eu pensei em fazer isso algumas vezes, mas não sabia se havia algo combinado e se iria acabar 'estragando' o comboio.
Bom por enquanto é isso. Se me lembrar de mais, aviso... hehehe
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Dias, a única vez que vi comentários sobre diminuir a pressão de pneus, é quando for necessário andar de jipe, carro ou caminhão em estrada de terra. Particularmente eu não diminuiria a pressão dos pneus da minha motocicleta, pois com isso os sulcos que servem para expulsar a água sob o pneu, perderiam a função. Também, em caso de curva há a tendência do pneu escapar do aro, o que já não acontece em estradas de terra/barro, por conta da baixa velocidade.
O Líder, se encontrar um local seguro, pode conduzir o grupo a uma parada para que coloquem as capas de chuva. O principal aqui é escolher um local seguro, e não o acostamento, que só deve ser utilizado em caso de emergências, por ser perigoso.
Pela experiência, quando estamos em comboio, paramos a cada 100km~150km para abastecimento e descanso de 10min, o tempo do abastecimento. É essencial que você conheça a autonomia de sua motocicleta e abasteça sempre que possível.
Para a segurança do grupo, o comboio deve parar o mínimo possível dentro das cidades. Imagine se tivermos que parar em uma rotatória, quanto iriamos atrapalhar ainda mais o trânsito, desde a retomada de velocidade, até a grande possibilidade de perdermos o Líder de vista. Então qualquer membro do comboio pode fechar os cruzamentos que achar necessário. É preferível que os voluntários sejam os primeiros da fila, para que haja o rodízio. Não há uma obrigação, apenas uma concientização de que você estará protegendo o grupo, e isso é mais uma ação que nos une. Lembre que houve cruzamentos que 1, 2 ou 3 motos pararam: Não há uma regra.
E você: Quando será sua estréia como Anjo ou Líder?
O Líder, se encontrar um local seguro, pode conduzir o grupo a uma parada para que coloquem as capas de chuva. O principal aqui é escolher um local seguro, e não o acostamento, que só deve ser utilizado em caso de emergências, por ser perigoso.
Pela experiência, quando estamos em comboio, paramos a cada 100km~150km para abastecimento e descanso de 10min, o tempo do abastecimento. É essencial que você conheça a autonomia de sua motocicleta e abasteça sempre que possível.
Para a segurança do grupo, o comboio deve parar o mínimo possível dentro das cidades. Imagine se tivermos que parar em uma rotatória, quanto iriamos atrapalhar ainda mais o trânsito, desde a retomada de velocidade, até a grande possibilidade de perdermos o Líder de vista. Então qualquer membro do comboio pode fechar os cruzamentos que achar necessário. É preferível que os voluntários sejam os primeiros da fila, para que haja o rodízio. Não há uma obrigação, apenas uma concientização de que você estará protegendo o grupo, e isso é mais uma ação que nos une. Lembre que houve cruzamentos que 1, 2 ou 3 motos pararam: Não há uma regra.
E você: Quando será sua estréia como Anjo ou Líder?
Pra carro eu tb já havia ouvido falar de baixar a pressão dos pneus, mas eu não sabia que era pra estrada de terra/barro. Como eu vi no site Moto Segurança, achei legal, até para eu não cometer um equívoco qdo estiver sozinho, colocar aqui pra ver as experiências.
Legal, entendi o lance dos cruzamentos!
hehehe
Então, como líder, acho q não demoro mto pra topar, o problema é q o retrovisor da Trudinha pega meu ombro e não vejo mto atrás, só dos lados, qdo estou com a jaqueta com proteção. E anjo, assim qdo eu tiver pelo menos uma 250, pq senão o comboio vai embora e eu fico
rs...
É isso ae, valeu pelos esclarecimentos. Mais algumas experiências no meio do comboio não vão fazer mal... hehehe
Legal, entendi o lance dos cruzamentos!
Putz, já me chamou na chincha!?Jirschik escreveu:E você: Quando será sua estréia como Anjo ou Líder?
Então, como líder, acho q não demoro mto pra topar, o problema é q o retrovisor da Trudinha pega meu ombro e não vejo mto atrás, só dos lados, qdo estou com a jaqueta com proteção. E anjo, assim qdo eu tiver pelo menos uma 250, pq senão o comboio vai embora e eu fico
É isso ae, valeu pelos esclarecimentos. Mais algumas experiências no meio do comboio não vão fazer mal... hehehe
-
Hacontroversias
- Contato:
Garotinho, se eu tivesse caido a 100 Km/h em um comboio, dificilmente as pessoas que vem atqras conseguiriam se desviar de um dos tres que estavam no chão, eu, minha esposa ou a Azeviche.Guilherme escreveu:Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando.
Por isso o melhor é ver o tamanho do comboio e a capacidade de todas as motos, e se for adotada uma velocidade maior a distacia de segurança entre elas.
Abraços.
Alexandre.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
Amigos, é por penssar em segurança que todos os integrantes do comboio tem que manter a formação correta, NUNCA ANDAR LADO A LADO, SEMPRE INTERCALADO, MAIOR VELOCIDADE, MAIS DISTANCIAMENTO, NÃO IMPORTA SE TEM 50 MOTOS OU 2, na volta após o acidente seguimos em três motos, eu, Carlinhos e Guilherme, obedecemos a formação até cada um seguir seu destino em São Paulo, por várias vezes vi comportamentos não recomendados no comboio, TIPO ANDAR LADO a LADO, COLADO na MOTO da FRENTE, NÃO SINALIZAR A AÇÃO QUE VAI EXECUTAR, etc.., o pior é que vi jente fazendo isso com colete de moto club, PESSOAL DEM UMA PASSADA NO LINK NORMAS E COMPORTAMENTOS EM COMBOIO ANTES DE VIAJAR
Santista e Vera (Viru´s MC)
Salve galera .....Santista escreveu:Amigos, é por penssar em segurança que todos os integrantes do comboio tem que manter a formação correta, NUNCA ANDAR LADO A LADO, SEMPRE INTERCALADO, MAIOR VELOCIDADE, MAIS DISTANCIAMENTO, NÃO IMPORTA SE TEM 50 MOTOS OU 2, na volta após o acidente seguimos em três motos, eu, Carlinhos e Guilherme, obedecemos a formação até cada um seguir seu destino em São Paulo, por várias vezes vi comportamentos não recomendados no comboio, TIPO ANDAR LADO a LADO, COLADO na MOTO da FRENTE, NÃO SINALIZAR A AÇÃO QUE VAI EXECUTAR, etc.., o pior é que vi jente fazendo isso com colete de moto club, PESSOAL DEM UMA PASSADA NO LINK NORMAS E COMPORTAMENTOS EM COMBOIO ANTES DE VIAJAR
Concordo com o santista e acresento ainda mais " TODOS NOS SEM EXCEÇÕES SOMOS RESPONSAVEIS PELA SEGURANÇA DO COMBOIO " Então sempre antes de viajar faça uma revisão na moto e nos seus equipamentos de segurança e siga as regras e sempre sinalize, pois elas estão ai para manter o comboio seguro .....abraço
"Quanto mais ando de moto mais sinto vontade de andar " vento no rosto com muita liberdade.