Caros COLEGAS,
tive a possibilidade de verificar em outras seções do nosso forum um pequeno debate a respeito do catalizador que vem instalado originalmente nas nossas motos.
Fiquei curioso a respeito deste assunto e me informei junto a autorizada sobre a possibilidade de ser feita a remoção da peça e seus prováveis efeitos.
Para minha surpresa, o mecânico me informou que devido ao grande número de reclamações de moto (outros modelos Traxx) engasgando e dando tiros a prórpia autorizada (acredito que com o concentimento da montadora) começou a isolar a peça, isto é, manteve esteticamente sua instalação mas eliminando o funcionamento do catalizador através do tamponamento (entupimento proposital) das mangueiras que o ligam ao cabeçote e pelo interrompimento do fornecimento de energia elétrica à peça.
Teoricamente, haveria ganhos no isolamento do catalizador, pois, o mesmo capta os gases quentes que se acumulam abaixo da tampa do cabeçote e os envia diretamente na admição do motor fazendo então com que a mistura a ser admitida no cilindro tenha uma temperatura mais elevada.
Em locais muito frios, pode até ser útil, mas aqui pode ser eliminado sem grandes preocupações ainda com a vantagem da expectativa de melhoria de rendimento, pois, a mistura irá trabalhar com temperatura mais baixa o que permitirá uma maior concentração da mesma e por consequencia mais desempenho.
Percebam que eu ainda não fiz o isolamento do catalizador na minha TUBA, mas pretendo fazê-lo na próxima revisão, dessa forma, não tenho informações exatas de rendimento e desempenho, mas assim que o fizer, certamente trarei ao conhecimento de todos.
Abraços,
Shark JH250: Catalizador
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Deixa ver se entendi... Impedindo o funcionamento do catalisador entupindo as mangueiras... essa mangueiras são as que ligam ao escape? Sendo assim, por onde o ar quente vai sair? Em relação a energia elétrica, ela é aquela responsável pelo preaquecimento dos catalizadores para terem efeito instantâneo da purificação doa ar? E... a moto assim vai poluir mais ou gastar mais gasolina? Vlw.
Mirage 250
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Caros COLEGAS,
gostaria de alterar a idéia por mim proposta neste tópico, pois, estive novamente na autorizada aqui em BH e como ainda possuia algumas dúvidas sobre a finalidade do catalizador decidi debater a possibilidade do isolamento do sistema.
Novas informações me foram expostas que me fizeram entender melhor o funcionamento do componente.
O catalizador fica do lado esquerdo da moto bem ao lado da ignição e está interligado por duas mangueiras à tampa do cabeçote, uma ao carburador e uma terceira que fica alojada abaixo do tanque de gasolina.
O funcionamento do mesmo visa arrefecer as válvulas de escape e por consequência melhorar sua vida útil e provoca também uma temperatura mais baixa nos tubos de escapamento, portanto, são grandes os benefícios que o componente traz.
Na verdade, devo corrigir a informação que a peça capta ar quente do cabeçote e lança na admissão.
ISSO NÃO É VERDADE!
O dispositivo é ativado via diferença de pressão (sucção) causada na admissão (como nos antigos avanços a vácuo de distribuidor, quem já teve fusca sabe do que eu tô falando) que aciona a válvula interna do mesmo e propicia que o ar ambiente que é captado pela mangueira que fica abaixo do tanque seja direcionado ao cabeçote sendo ventilado então sobre as válvulas de escape. Por isso a existência destas duas mangueiras que se infiltram pela tampa do motor.
Portanto, corrijo a primeira informação e defendo que a manutenção do sistema do catalizador traz sim muitos benefícios
Espero ter corrigido a tempo e me desculpem caso tenha induzido alguém ao erro.
Abraços,
gostaria de alterar a idéia por mim proposta neste tópico, pois, estive novamente na autorizada aqui em BH e como ainda possuia algumas dúvidas sobre a finalidade do catalizador decidi debater a possibilidade do isolamento do sistema.
Novas informações me foram expostas que me fizeram entender melhor o funcionamento do componente.
O catalizador fica do lado esquerdo da moto bem ao lado da ignição e está interligado por duas mangueiras à tampa do cabeçote, uma ao carburador e uma terceira que fica alojada abaixo do tanque de gasolina.
O funcionamento do mesmo visa arrefecer as válvulas de escape e por consequência melhorar sua vida útil e provoca também uma temperatura mais baixa nos tubos de escapamento, portanto, são grandes os benefícios que o componente traz.
Na verdade, devo corrigir a informação que a peça capta ar quente do cabeçote e lança na admissão.
ISSO NÃO É VERDADE!
O dispositivo é ativado via diferença de pressão (sucção) causada na admissão (como nos antigos avanços a vácuo de distribuidor, quem já teve fusca sabe do que eu tô falando) que aciona a válvula interna do mesmo e propicia que o ar ambiente que é captado pela mangueira que fica abaixo do tanque seja direcionado ao cabeçote sendo ventilado então sobre as válvulas de escape. Por isso a existência destas duas mangueiras que se infiltram pela tampa do motor.
Portanto, corrijo a primeira informação e defendo que a manutenção do sistema do catalizador traz sim muitos benefícios
Espero ter corrigido a tempo e me desculpem caso tenha induzido alguém ao erro.
Abraços,
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Caros COLEGAS,
Na verdade estou em dúvida se este é o nome correto do componente.
A TITAN e a FAN possuem um igual, mas, olhando os manuais destas motos não pude detectar e identificar esta peça para comprovar que nemenclatura se dá a ela.
Seguem as fotos do catalisador da SHARK.
Este é o catalisador! Observe que a mangueira mais grossa é a que leva o ar ambiente de encontro às válvulas. A mangueira fina é a que faz a interligação entre o componente e a admissão.
Aqui é o ponto onde a mangueira fina se conecta à admissão.
Estas fotos são do lado esquerdo da moto e as que se seguem são do outro.
Ao fundo pode-se observar a mangueira grossa que sobe até o tanque e capta o ar ambiente e a outra mais a frente vai até a válvula.
Espero que esteja mais claro agora.
Abraços,
Na verdade estou em dúvida se este é o nome correto do componente.
A TITAN e a FAN possuem um igual, mas, olhando os manuais destas motos não pude detectar e identificar esta peça para comprovar que nemenclatura se dá a ela.
Seguem as fotos do catalisador da SHARK.
Este é o catalisador! Observe que a mangueira mais grossa é a que leva o ar ambiente de encontro às válvulas. A mangueira fina é a que faz a interligação entre o componente e a admissão.
Aqui é o ponto onde a mangueira fina se conecta à admissão.
Estas fotos são do lado esquerdo da moto e as que se seguem são do outro.
Ao fundo pode-se observar a mangueira grossa que sobe até o tanque e capta o ar ambiente e a outra mais a frente vai até a válvula.
Espero que esteja mais claro agora.
Abraços,
ola! Caro amigo não sei se podemos chamar este dispositivo que os frabricantes foram obrigados a deselvolver e chamar de catalisador realmente,acho mais que seria um enibidor de gases.Ele fuciona só em baixa rotação e em alta ele ajuda a diminuir o consumo de combustivel,e só é nescessario entupir a saida do cabeçote e fazendo isto vc tera uma resposta muito mais rapida de seu motor,e sem contar que não vai mais ter aquele probleminha q todas as motos com dois cilindros tem,que é aquele manhcha de água em seu escapamento.E não sofrera aquecimento algum em seu catalisador.Espero poder ter ajudado! abraços!Manocharlie escreveu:Deixa ver se entendi... Impedindo o funcionamento do catalisador entupindo as mangueiras... essa mangueiras são as que ligam ao escape? Sendo assim, por onde o ar quente vai sair? Em relação a energia elétrica, ela é aquela responsável pelo preaquecimento dos catalizadores para terem efeito instantâneo da purificação doa ar? E... a moto assim vai poluir mais ou gastar mais gasolina? Vlw.
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
Opa, são 2 peças diferentes !! 'Catalizador' é oque sai do carter do motor e joga os gases para a admissao para que sejao queimados..
sua unica finalidade é atrapalhar o rendimento, aumentar as emissoes (pelo escape), e salvar o 0,00001% do planeta... em lugares mto frios (-30ºC) ajuda na queima..
No meu arranquei tudo e vedei a mangueira que sai do carburador, e pra compensar a mistura mais rica arranquei totalmente o filtro e bocal de borracha do bura.. equalizando-a novamente.. ficou um canhao.. a 4a marcha simplesmente nao existe na moto !!
Essa outra peça tem finalidade semelhante pelo jeito.. Os opalas tambem tem isso, agora deixando a mangueira aberta para atmosfera a funçao é a mesma ja que a propria temperatura e pressao dos vapores de oleo do motor ja o forçao pra fora !! nao precisa da admissao pra puxar !!
ps: avanço a vacuo nos carros, serve pra avançar o ponto da faísca de acordo com o vacuo no carburador.. até onde eu sei pelo menos... me perdoem se estiver errado.
sua unica finalidade é atrapalhar o rendimento, aumentar as emissoes (pelo escape), e salvar o 0,00001% do planeta... em lugares mto frios (-30ºC) ajuda na queima..
No meu arranquei tudo e vedei a mangueira que sai do carburador, e pra compensar a mistura mais rica arranquei totalmente o filtro e bocal de borracha do bura.. equalizando-a novamente.. ficou um canhao.. a 4a marcha simplesmente nao existe na moto !!
Essa outra peça tem finalidade semelhante pelo jeito.. Os opalas tambem tem isso, agora deixando a mangueira aberta para atmosfera a funçao é a mesma ja que a propria temperatura e pressao dos vapores de oleo do motor ja o forçao pra fora !! nao precisa da admissao pra puxar !!
ps: avanço a vacuo nos carros, serve pra avançar o ponto da faísca de acordo com o vacuo no carburador.. até onde eu sei pelo menos... me perdoem se estiver errado.
Fym 250 Aspirada - Shadow 750 "Indian package"