Olá pessoal, sou novo por aqui.
Levei minha Intruder 800 para fazer a vistoria hoje no posto do Jaguaré.
Para chegar lá (que é bem fora de mão para mim) tive que pegar a Castelo e dei umas esticadinhas até o final do velocímetro

Falam que isso é bom para "limpar" o sistema de exaustão e para informação também falam para usar gasolina podium antes do teste (eu SEMPRE uso podium)
O atendimento foi muito bom, menos de 5 minutos na fila.
O inspetor pede para você deixar a moto ligada e faz uma vistoria rápida para saber se a moto está com algum vazamento.
Eles não querem saber se a moto está fazendo muito barulho, se o pneu está careca ou se o escape é ou não original.
Minha moto tem 2 cilindros e 2 escapes; no teste do primeiro foi tudo bem, aprovado, mas quando ele colocou o sensor no outro escape a máquina não começava o teste pois este só se inicia quando o fator de diluição fica inferior a 5 por mais de 5 segundos. Ele ficava na casa dos 40

(((
Aumentei um pouco a rotação da moto e o nível de diluição caia, mas neste momento o indice de CO passava dos 9% (valor aceitável para motos anteriores a 2004)
Coloquei a moto em outro equipamento de leitura e aconteceu a mesma coisa.
Tive que ficar acelerando um pouco a mais a moto e o indice de CO do escapamento da direita ficou acima. Fui reprovado. Vejam os resultados:
Valores aceitáveis ---- Escape esquerdo ---- Escape direito
CO até 9% ---------------- 0,81% ----------------- 10,25%
Fator de diluição*--------- 1,56 ------------------- 1,01
entre 1 e 2,5
HC até 700* -------------- 368 --------------------- 6833
* estes pontos deixaram de ser válidos para reprovação, pois estavam reprovando 70% das motos.
No meu caso acho que o problema está na vela do cilindro direito, pois a diferença é muito grande. Vou falar com meu mecânico e ver se o caminho para corrigir o problema é este.
Se alguém tiver alguma dica para melhorar o resultado avisa a galera.
Abraços e boa sorte