Dicas de Limpeza e Conservação

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
rodtec

tasmotos escreveu:Zé Carlos

Beleza Cara...

O prazer que sinto em ajudar as pessoas não tem preço...
Parabens pela Kasinski Mirage...
Como voce percebeu meu conhecimento é pratico mesmo...
Atenção com as rodas da sua moto, elas são lindas, mas mancham com facilidade...
Sua preocupação tem sentido...
Veja matéria especifica que tenho neste forum sobre conservação especifica para motos custons..

Abraços

tasmotos
tas,

no caso em lava jatos de motos, onde se utiliza aquela espuma que cobre a moto toda e depois o cara vai esfregando e só por último ele tira tudo com o jato dagua, é possivel que esta espuma seja o tal solupan que vc falou, ou deve ser simplesmente sabao liquido automotivo?

abs
tasmotos
Contato:

rodtec

Esse tipo de lavagem não tem problemas...
Ela é bem segura, é utilizado somente um xampu que tem capacidade de gerar muita espuma.
É uma lavagem boa e rapida, mas superficial, visa lavar tanque, laterais, para-lamas, etc, e não limpa detalhes como quadro, motor, rodas, cubos de roda, etc, mas é uma lavagem segura.
O problema maior são os locais onde voce deixa a moto para que seja feito um trabalho mais elaborado, e voce não acompanha o serviço, e para ganhar tempo é utilizado produtos profissionais de uso automotivo para lipar motor, quadro, transmissão, rodas, cubos, etc. É nessa hora que são usados os temiveis ativado e solupan.

Abraços,

tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
rodtec

beleza tas. valeu.
normalmente o cara passa um pincelzinho com oleo diesel antes nas partes engraxadas da moto.
e se tiver algum ferrugem, ele passa uma areia bem fina que remove tudo e nao estraga o cromo, tipo aquele começo de ferrugem nas hastes dos espelhos.
no final, depois de secar a moto com ar comprimido e pano, ele passa uma vaselina spray de ar comprimido.
vc ve algum problema nessa lavagem?
abs
tasmotos
Contato:

rodtec

Não vejo nenhum problema...

Resalva apenas para o problema de vocabulario regional, acho que areia fina ai no Rio siginifica cera de polimento leve aqui em são paulo.
Outra coisa que não gosto, mas é uma questão pessoal é o silicone, porque se ficar excesso ele acumula pó...
No restante beleza...
Voce conseguiu um lugar manero...

Abraços

tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
Prowler

muito bem.dedico esse post à proteção da nossa melhor amiga. eu estava pensando em como fazer a limpeza de ferrugem inicial e proteção do escapamento da moto e dos cromados. limpeza com kaol e posterior aplicação de cera limpadora? produtos abrasivos devem ser utilizados? vamos lá pessoal.. o que vcs acham.. escapamento e cromados!
" Dont Stop Baby... "
rgallas

Olá Tasmotos;

Sou usuário do fórum a longa data e entrei aqui pra colocar um link pra tua matéria do blog que achei muito boa.

A dez dias abri uma loja onde hospedo e limpo as motos, Mudei o nome, não uso "lavagem" pois acho que denigri o trabalho que faço pois todos "lavam" mas são poucos que realmente LIMPAM a moto.

Vou testar tua mistura mas na minha moto. Limpamos as motos com toda calma, totalmente artesanal. Como faço o trabalho em motos grandes e que não são minhas é complicado testar qualquer produto pois as vezes o efeito leva tempo pra aparecer.

Um problema que vejo nessa mistura, apesar de voce ter esclarecido reluto um pouco, é o fato de usar querosene ou diesel e jogá-lo no bueiro. Apesar de os produtos reagerem entre sí o querosene não é eliminado e acaba indo para os efluentes.

Depois de muita pesquisa e testes atualmente estou utilizando um detergente concentrado em diluições diferentes.
Uma mais forte para motor, corrente, pinhão, etc...
Uma mais fraca para todo o resto.
Além de ser biodegradável o produto não afeta nenhuma parte da motocicleta.

Não é tão eficiente quanto o querosene com água que todos utilizam, e já testei, mas o que muda é o nível de esforço mecânico pra se obter a mesma limpeza, ou seja, o esforço braçal é maior, se gasta mais escovas e panos.

VOu encaminhar essa questão de sua mistura para uma química amiga minha para saber a extensão da nulidade entre os dois produtos.

Estou usando, na minha moto, para efeito de testes, um outro produto que é para lavagem a seco. Para fazer limpezas rápidas e superficiais ele é muito bom e prático. Mas só pra fazer aquela "meia sola".

Também não gosto de utilizar silicone. O silicone é um produto derivado do petróleo quando aplicado a outro derivado do petróleo ou seja qualquer plástico ou borracha os dois começam uma lenta reação e se colocados ao sol esta reação é acelerada. Isto resulta nos famosos parachóques pretos esbranquiçados, totalmente manchados.

Um produto seguro é o GEL utilizado para hidratar couro. Alguns chamam ele de gel de silicone mas é preciso saber a origem do mesmo. Este gel pode ser passado em pneus, plásticos, bancos, couro, etc... sem contra indicação. Mas é mais caro.

Abraços
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador

rgallas escreveu: Um problema que vejo nessa mistura, apesar de voce ter esclarecido reluto um pouco, é o fato de usar querosene ou diesel e jogá-lo no bueiro. Apesar de os produtos reagerem entre sí o querosene não é eliminado e acaba indo para os efluentes.
Não sei quem me falou, mas se a prfeitura descobre que o cara está jogando querosene no ralo, leva um multa e ainda pode ter sus oficina fechada, o mesmo para o oleo velho.
Imagem
tasmotos
Contato:

rgallas escreveu:Olá Tasmotos;

Sou usuário do fórum a longa data e entrei aqui pra colocar um link pra tua matéria do blog que achei muito boa.

A dez dias abri uma loja onde hospedo e limpo as motos, Mudei o nome, não uso "lavagem" pois acho que denigri o trabalho que faço pois todos "lavam" mas são poucos que realmente LIMPAM a moto.
Muito bom cara... gostei vou pensar no assunto e começar estudar melhor o uso da palavra Lavagem. e me ponha a par do andamento de sua loja, gostei da idéia.
Vou testar tua mistura mas na minha moto. Limpamos as motos com toda calma, totalmente artesanal. Como faço o trabalho em motos grandes e que não são minhas é complicado testar qualquer produto pois as vezes o efeito leva tempo pra aparecer.
Extamente, em muitos foruns o pessoal questiona isso, lavo motos artesanalmente a sete anos, e já uso a mistura a quase quatro anos.
Um problema que vejo nessa mistura, apesar de voce ter esclarecido reluto um pouco, é o fato de usar querosene ou diesel e jogá-lo no bueiro. Apesar de os produtos reagerem entre sí o querosene não é eliminado e acaba indo para os efluentes.
Não se deve mesmo joga-la no bueiro.
Entenda que estou orientando motociclistas que lavam suas motos na garagem, tenho absoluta certeza que é preferivel jogar a mistura no bueiro do que jogar o querosene ou o oleo diesel puro como normalmente utilizam.
Depois de muita pesquisa e testes atualmente estou utilizando um detergente concentrado em diluições diferentes.
Uma mais forte para motor, corrente, pinhão, etc...
Uma mais fraca para todo o resto.
Além de ser biodegradável o produto não afeta nenhuma parte da motocicleta.
Muito bem otima solução. Existem milhares de soluções para lavar as motocicletas. Minha mistura não é a solução definitiva para a questão. Estamos restritos as limitações de cada um. Volto a salientar que a maioria dos motociclistas tem o habito de usar oleo diesel e querosene puro, portanto minha solução esta muito proximo dessa realidade.
Não é tão eficiente quanto o querosene com água que todos utilizam, e já testei, mas o que muda é o nível de esforço mecânico pra se obter a mesma limpeza, ou seja, o esforço braçal é maior, se gasta mais escovas e panos.
Exatamente, voce esta buscando uma solução mais correta, isso é muito importante.
VOu encaminhar essa questão de sua mistura para uma química amiga minha para saber a extensão da nulidade entre os dois produtos.
Beleza, excelente... quando tiver o resultado me repasse, assim consiguirei dar um ar mais tecninco para minha proposta.
Estou usando, na minha moto, para efeito de testes, um outro produto que é para lavagem a seco. Para fazer limpezas rápidas e superficiais ele é muito bom e prático. Mas só pra fazer aquela "meia sola".
Muito bom... já fiz testes com diversos produtos nessa linha, são bem eficientes, inclusive até já testei desengraxante para a corrente. No forum Clube CBR esse assunto foi bem debatido, eu acredito que por questão de conciencia ecologica esses produtos ainda vão evoluir mais e no futuro seu uso sera obrigatório.
Também não gosto de utilizar silicone. O silicone é um produto derivado do petróleo quando aplicado a outro derivado do petróleo ou seja qualquer plástico ou borracha os dois começam uma lenta reação e se colocados ao sol esta reação é acelerada. Isto resulta nos famosos parachóques pretos esbranquiçados, totalmente manchados.
Gosto de limpeza natural, sem maquiagem, pode-se até usar o silicone, mas não de maneira indiscriminada, e quando usar deve-se remover muito bem o excesso, o local deve ficar seco. Outro produto, nessa linha, muito usado por motociclistas em geral é o lustra moveis.
Um produto seguro é o GEL utilizado para hidratar couro. Alguns chamam ele de gel de silicone mas é preciso saber a origem do mesmo. Este gel pode ser passado em pneus, plásticos, bancos, couro, etc... sem contra indicação. Mas é mais caro.

Já testei tambem, é muito bom... mas lembrando que eu sempre gosto de remover todo o excesso e deixar o local bem seco.

Abraços
Muito bom cara... é sempre muito construtivo discutir esses assuntos.

Forte Abraço

Tomás - tasmotos
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
jirschik
Moderador
Contato:

Meu pai é gerente de um Posto BR e recebeu instruções da Petrobrás para a construção de um sistema de filtragem e bombeamento de líquidos que poderiam ser derramados no momento do abastecimento, além da água utilizada na área de lavagem de carros. Caso não construisse este sistema, perderia a "bandeira BR" e poderia ser multado pela prefeitura e IBAMA.
Imagem
rgallas

Tasmotos;

Valeu pelos comentários. Gostei muito de tuas dicas e fico feliz em poder contribuir com o conhecimento alheio.

Jirschick;
Aqui em Porto Alegre o fiscalização é muito forte. Esse sistema de filtragem é obrigatório para todos os postos de combustíveis e lavagens. A fiscalização é pesada sobre os postos mas as lavagens eram deixadas de lado. As oficinas mecânicas tambem precisam ter esse sistema de filtragem para lavagem de peças.

Porém a coisa piorou.... O sistema de filtragem começa a ser cobrado das lavagens maiores, as menores eles dão mole por causa da conciência social, ou seja a lei pra pobre é mais branda. Acho que deve ser mais fácil estorquir de quem tem.... ou algo assim.

Existe um sistema desses que é uma caixa com os filtros. Entra água suja de um lado e sai água limpa do outro, em outro cano sai o óleo. A prefeitura de Porto Alegre é única no Brasil que não aceita isso, tem que fazer uma construção civil que é mais cara e não é tão eficiente. é soda.

Agora veio uma nova lei que está pra ser aprovada: As lavagens de carros e ônibus são obrigados a reutilizar a água.

Vai dar muita briga. A maioria dos postos daqui não lavam mais nada.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Responder