Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski

Responder
rklein

Joao,

Sacanagem colocarem um pneu deste numa Shadow. Cara, pneu faz uma diferença danada, a moto fica outra com um pneu de qualidade, lembro que na Ninja 650 eu coloquei uns Continental Sport Attack II e parecia que eu fiz upgrade de moto. Estes continental são (ou eram na época em 2013) top de linha da Continental e um dos melhores esportivos do mundo de acordo com os comparativos que li.

Os Dunlops é que só vejo o pessoal daqui do Brasil ou do resto do mundo falar mal.

A escolha do Metzeler foi apenas por disponibilidade na loja no tamanho que eu queria, e por ser marca de primeira qualidade. Por sorte terminei curtindo ele, até queria que ambos fossem Metzeller, mas como não tinha o 200, fiz a mistureba, mas na próxima troca acertarei a gambiarra.

Depois é que percebi que o Metzeller parece chiclete, hoje observei que quando o asfalto tá lisinho ele faz um barulho como se fosse colando e descolando na pista, e quando passa em cima daquelas faixas brancas que separam as faixas na pista, o chiado aumenta, parece que tem uma moto buzinando por perto, a impressão que tenho é que o bicho é de chiclete e gruda mesmo. É um som tipo "tchíííííií..."

A V-Rod vem com Michellin Scorcher II, que é fabricado especialmente para a Harley, tem até o "Bar & Shield" da Harley em relevo além do nome "Harley Davidson" nas laterias. Mas o pessoal está falando bem é do Michelin Comander II, que ao que parece é o Scorcher sem as marcas da HD em relevo e com mais sulcos para drenagem.

O Scorcher é quase liso e dizem ser excelente no seco, mas péssimo na chuva, e o Commander se sai melhor na chuva, mas pelo que li, apenas um pouco melhor, dizem que é apenas menos ruim na chuva, pois tem gente tomando sustos com ele aquaplanando a traseira também.

Acredito que é porque é devido ao exagero da largura na versão da V-Rod (240 mm) e para piorar tem perfil baixo e apenas uma leve curvatura na banda de rodagem, o que deve favorecer a aquaplanagem, parece quase um pneu de carro, que aliás, já observei que quase nenhum SUV tem pneu tão largo, o Hyunday SantaFé, por exemplo é de 235 mm, e pelo que me lembro, vi que um Land Rover tem mais largo, 245 mm, apenas 5 mm a mais.

Mas nas versões com menor largura e com mais curvatura deve ser mesmo excelente no seco como no molhado.

Veja como o Commander tem mais sulcos de drenagem de água que o Scorcher. O traseiro nem tanto, mas o dianteiro tem muito mais. O Scorcher é até mais bonito visualmente, mais "clean" e agressivo, mas realmente é um grande perigo na chuva, quase uma irresponsabilidade da HD especificar e vender um pneu destes.

Imagem
Imagem

Quanto ao Pirelli 200 da Vulcan, ficou mesmo bacana visualmente, mas depois que você se acostuma com o 240 mm da V-Rod tudo que é pneu parece fininho. :mrgreen:

Quer dizer então que você tá a fim de ver uma foto da traseira popozuda de Suzana Vieira? :shock:

Beleza, amanhã eu tiro uma foto e posto aqui, mas vou mesmo colocar uma tarja na plaquinha dela porque não se pode exibir essas coisas por aqui :oops:
Imagem
Imagem
rklein

Segue uma foto da traseira com o pneu 200

Imagem

Acho que não tenho nenhuma com o pneu 180 para comparar, não percebi muita alteração no visual, se bem que a câmera muito próxima da placa deixou a placa maior (pois está mais próxima da lente) mas ao vivo deu pra ver que antes a placa era mais larga que o pneu,e agora o pneu está mais largo que a placa. Amanhã vou tirar uma mais distante e substituir essa foto.

Como ficou a distancia do pneu para a balança esquerda e direita, e capa interna do para-lama:

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Sempre fui da turma que acha melhor não alterar as especificações de pneus originais de carro e moto devido a dimensões do mesmo serem definidas pelos engenheiros das fábricas como sendo "Ótimas" para o veiculo/moto.

Mas depois das trocas que fiz, já começo a desconfiar de que, ou os engenheiros da Kawasaki erraram, ou que colocaram pneus menores para reduzir custos, pois até agora, só vi vantagens na troca. Mas, como não entendo nada de mecânica, não posso afirmar.

Hoje passei numa lombada que se eu não passasse ela de lado dava uma raspada em baixo, para testar, passei devagar mas direto, e nada de raspar em baixo.

Acho que agora tenho uma Custom Big Trail :mrgreen:

No sábado fui na concessionária HD Autostar e aproveitei para fazer um Test Ride numa Fat Boy Special, e para minha surpresa achei ela tão ou mais confortável que a Vulcan, o motor não faz ela sacolejar em marcha lenta como as outras HDs, quase nenhuma vibração também. Suspensão macia como a Vulcam e bem menos dura que a V-Rod. Mas foi um teste rápido e nem peguei ruas muito maltratadas.

Gostei da moto, mas entre ela e a Vulcan continuo com a Vulcan pela confiabilidade e consumo, além do custo de aquisição/manutenção menor, o passeio foi de uns 15 minutos, e no transito já percebi que ela esquenta um pouco mais que a Vulcan, porém bem menos que a V-Rod. Não sei se com mais tempo num transito parado ia esquentar mais.
Imagem
Imagem
JoaoYYZ

Tu sempre me fazendo rir :)
Sim! Queria ver o popozão da Suzana!
rklein escreveu:Segue uma foto da traseira com o pneu 200
Que popozão hein!! Cara... ficou MUITO maneira. Tá da largura da placa!!! Ao vivo deve estar muito presença...
rklein escreveu: Sempre fui da turma que acha melhor não alterar as especificações de pneus originais de carro e moto devido a dimensões do mesmo serem definidas pelos engenheiros das fábricas como sendo "Ótimas" para o veiculo/moto.
Eu como eng. mecânico concordo! Sou da mesma escola, isso porque para carros tenho pé pesado. Sempre tive carros que faziam MUITO MAIS CURVA que os rebaixados dos amigos (he he... nada que um tapa na cambagem e alinhamento negativo não me resolvesse rsrsrs). Mas nunca alterei as características deles, e sempre andei igual ou mais, porque tem muita gente que sabe mexer em carro, mas poucos sabem ajustar um carro. O mesmo vale para motos.
rklein escreveu: Mas depois das trocas que fiz, já começo a desconfiar de que, ou os engenheiros da Kawasaki erraram, ou que colocaram pneus menores para reduzir custos, pois até agora, só vi vantagens na troca. Mas, como não entendo nada de mecânica, não posso afirmar.
A escolha de largura, altura, marca e inclusive modelo de pneus tá totalmente ligada ao projeto do carro e a finalidade do carro. A VW tinha lançado um Gol e Voyage Ecomotion (em 2012 viraram Bluemotion), na qual deveriam consumir até 8% a menos (humm... se ele bebia 10km/l passou a 10,8? Uhuuu!!!! Fantástico!!! #sqn). Amigão... o motor era o mesmo! O chassi o mesmo! Câmbio idem! Onde estava a mágica??? Redução de peso e "pneus verdes". Sabe o que significa isso? Pneus com menor resistência, ou seja, agarram MENOS. São mais INSEGUROS. Um cocô em piso úmido (sabe quando começa a garoar e fica aquele sabão? Parece que passou cera no chão e você tá correndo de meias estilo "Curtindo a vida adoidado"). Cara... absurdamente inseguros, além de terem reduzido as medidas para 175/70 (sim... sua moto tem pneu mais largo que essas coisas "ecológicas" e nada seguras.
Sim meu amigo... pra um tiozinho andando a 50km/h no fim de semana e indo ao mercado e fazendo a Mega-Sena nas manhãs de sábado, tá de boa. Mas e se esse tiozinho precisa frear forte? E se chove? Por 8% de consumo? Não, obrigado. Não acho que valha nem um pouco a pena ter um tiquinho de consumo pra perder tanto em segurança (busque no Google os testes e os números de frenagem dessa aberração que a VW fez)
(fonte sobre o carro é a própria VW: http://www.vwbr.com.br/ImprensaVW/page/ ... entes.aspx , parágrafos 5 e 6).

Então você há de concordar que o "ecomotion" não tem nada de tecnologia, e sim em falta de segurança. Os pneus foram especificados com esse propósito, e ponto final.

A altura dos pneus tá ligada a 2 coisas: Amortecimento de impacto e rolagem lateral.
- Amortecimento de impacto: reduza a altura do pneu e você sente mais desconforto, os buracos são mais sentidos, e a pancada vai direto na roda, podendo amassar a mesma ou trincar (no carro de liga leve).
- Rolagem lateral: é a inclinação lateral do pneu (ou da carroceria, que não é o caso na moto). Lembra dos Monza e Santana molengos nas curvas, se inclinando? Bem, em um carro a banda do pneu não pode deitar (ele tem 4 pontos de apoio). Então, se você faz uma curva com muito "grip", a banda de rolagem acaba deitando, rolando, e passando a tocar o solo (mais ou menos onde fica escrito a marca do pneu). Então se a altura do carro proporciona uma rolagem X, você tem que compensar na suspensão e pneus, vice-versa (estou tentando resumir).

Se não estou enchendo o saco, então você entendeu que a calibragem da "dureza" dos seus amortecedores e molas dianteiros está diretamente ligada à altura do pneu dianteiro. Não são somente os amortecedores que absorvem impactos, mas os pneus também.
Quanto à largura do pneu dianteiro... lembra dos carros com direção mecânica (sem ser hidráulica)? Quanto mais largos os pneus, mais você penava pra manobrar, daí você manobrava dando "totózinho" para frente ou para trás, facilitando girar o pneu (ninguém manobrava com o carro parado, como hoje. Tinha que dar um totó pra girar as jamantas!). Então a Kawasaki certamente não quis tirar segurança ou estabilidade usando um 80/90, até porque o pneu numa moto é um "ovo", diferente de um carro. No carro em linha reta, a banda de rodagem inteira está em contato com o solo, na moto não. MAS... com a moto parada, ou a 10km/h manobrando entre os carros, faz muita diferença. Então, ao meu ver, podem ter escolhido o 80/90 para distanciar a Vulcan Custom da Classic na pilotagem, aumentando ainda mais a distância na pilotagem entre as duas devido à manobrabilidade (falei bonito hein) distinta entre elas. Sim, o 90/90 pode ter ficado melhor! Não é impressão, pode sim! Mas deve estar levemente mais pesada para manobrar na garagem com os pés (quando você vai "patinando" os pés, sem engatar marcha), e a Kawasaki precisava distanciar seus modelos da Vulcan.

Falei demais? Enfim... é isso.
Cara... sua moto tá linda! Olha... vou pensar MUITO no 200 na traseira. Será que dá na Shadow Spirit??? Gostei mesmo!!!
Só ainda não decidi o que vou usar na frente. Obrigado por falar sobre os Michelin... e você me botou uma pulga atrás da orelha, porque eu não sabia que eles eram ruins na chuva! E... isso certamente vai fazer diferença. Se os Commander II melhoraram, mas ainda não são tããããão bons em chuva, vou acabar indo com os Metzeler mesmo, independente de durarem menos.

Teu test-drive: ... posso botar uma pulga atrás da sua orelha? Faça o mesmo test-drive na 2a quinzena de Novembro, início de Dezembro. Aí você vai poder ver o ponto fraco das Harley (aquecimento) e comparar tanto com a Suzana e a Vera. Testar em Agosto é mole!
Por fim... Maria Bethania... HAHAHAHAHAHA sensacional!!! Já pensou em Gal Costa? Me veio à cabeça agora... se você não usar, vai ser minha próxima (que deve ser uma Vulcan S).

Grande abraço, desculpe pela Biblia-Post, obrigado pelas fotos e pelas suas resenhas sobre os pneus.
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
rklein

João,

O pneu fino da Custom realmente ajuda ao guidom ficar leve em baixa, mas acho que não precisava ser tão fino :mrgreen:

Hoje tirei uma foto mais distante, dá pra ver a largura do pneu x placa, ficou igual e não maior. Mas é como eu disse, depois dos 240mm do da V-Rod, qualquer outro pneu parece fino.

Imagem

Por falar em largura do pneu da V-Rod, vi hoje o desta Ford Range, a largura é 245mm (5 mm maior que o da V-Rod) e o aro é 16, enquanto o da V-Rod o aro é maior, 18. No final o da Ranger fica bem maior porque o da V-Rod é perfil baixo, 240/40 x 240/70, a altura da lateral do da V-Rod é 40% de 240 = 96mm e o da ranger 70% de 245 = 171 mm.

Imagem
Imagem

Infelizmente, temos que escolher, maior aderência = menor durabilidade e vive versa. Além de, menos sulcos, maior aderência no seco e menos no molhado... :(

Hoje já são 3 semanas sem Vera Fischer, até me esqueci como é com ela, tanto é que já tõ até voltando a achar Suzana Vieira gostosa de novo, quem sabe até desista de troca-la por Maria Bethânia :mrgreen:

veja que foto bacana eu encontrei na Net da Vulcan Custom, o escapamento fez uma bela diferença, parece que o banco também está modificado. Gostei.

Imagem
Imagem
Imagem
JoaoYYZ

Fala rklein,
Concordo! Não precisava ser tão fino.
E vou além: por que não lançam um pneu um tiquinho mais largo? 100/90? Nós com aro 21 na frente não temos nenhuma opção superior aos 90/90...

Po... a foto da Vulcan preta me pegou hein! Estranha a traseira, parece que está levantada...
Mas com todo respeito à Dona Suzana, gostei bastante dessa morena aí!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
KIDMLIRONMAN

viewtopic.php?f=36&t=12412&start=160

120/70/21 Não quero outro pneu Big Custom
KIDML IRONMAN
rklein

Kid,
Eu ia justamente comentar sobre o 120 que vc colocou na dianteira, bastou apenas uma pequena adaptação no suporte do para-lama dianteiro, correto?

Pelo visto, até hoje vc aprovou o pneuzão. Mas tá devendo umas fotos pra nós :)

Tenho uma dúvida como devemos fazer com a calibragem ao aumentar um pneu, devemos manter a mesma pressão do original mais fino ou diminuir?

Eu resolvi reduzir a pressão em duas libras, de 40 para 38, pois imaginei que a pressão alta no 80 é pra não amassar a roda num buraco, mas que quanto maior o pneu, menos pressão é necessária pra esse objetivo.

Não tenho embasamento técnico, foi apenas decisão empírica. Observei que geralmente, quanto mais gordo o pneu, menos pressão recomendam os fabricantes. Alguem sabe algo sobre isso?
Imagem
Imagem
KIDMLIRONMAN

O pneu 120/70/21 e gigante o amortecimento eu coloco 36psi na estrada e uso urbano nas trilhas esburacadas do nosso asfalto 34psi. No pneu traseiro 170/80/15 Cidade 32psi estradas garupa peso tanque cheio asfalto bom 35psi moto carregada asfalto ruim 34psi, o segredo esta no ajuste da mola minha regulagem posição '5' peso piloto 87kg em ordem de marcha. Quando peguei a moto a mola estava molenga no 3 boa para buracos mais quando entrava nas curvas rapando as pedaleiras ela ficava flutuando sem firmeza agora zerou.
KIDML IRONMAN
rklein

O "motoqueiros" abusam e merecem isso aí, basta experimentar rodar a menos de 100 km/h no corredor para ser pressionado pelos motoboys que vem atrás, antes a velocidade era 90 km/h e eles já te empurravam, agora que baixou pra 70 km/h, nem se fala.

Agora teremos que escolher entre ser multados ou "sair da frente" deles antecipadamente e rapidinho, antes que eles encostem na traseira de nossa moto.

Temos que ficar de olho no velocímetro, no retrovisor e nos carros que trocam de faixa sem acionar os piscas (ou acionam no mesmo instante que já começaram a mudar de faixa, que é o mesmo que não acionar).

Pena que a intenção do nosso prefeito é reabastecer os cofres da prefeitura, vazios pela roubalheira da turma dele, para que possam roubar mais.

Radares pistola vão fiscalizar motos nas marginais a partir do dia 10

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... ia-10.html
03/09/2015 13h21 - Atualizado em 03/09/2015 15h52

Imagem

Serão dez radares móveis e GCMs também irão usar equipamento.

Radares vão fiscalizar velocidade dos motociclistas.

A Prefeitura de São Paulo irá intensificar a fiscalização contra as motos nas marginais Tietê e Pinheiros com a volta do radar pistola. Serão dez radares móveis que irão flagrar motociclistas em alta velocidade a partir do dia 10 de setembro. O retorno dos radares ocorre após a implantação da velocidade máxima nas marginais no dia 20 de julho deste ano.

"Nós vamos retomar a fiscalização pelo radar pistola que fica na mão do agente de trânsito. Inclusive a recomendação que eu dei para o Tatto [secretário de Transportes] é que ele use a Guarda Civil Metropolitana pra esse fim também para proteger a vida do motociclista, que é a segunda maior vítima do trânsito de São Paulo", afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT). O pedestre é a maior vítima do trânsito na capital paulista.

O aditivo contratual dos radares já foi realizado e os aparelhos estão em fase de testes.
Anteriormente, os radares pistola eram usados somente para multar o motociclista que trafegava pela pista expressa da Marginal Tietê, o que é proibido. Mas no dia 10 de setembro, os radares irão fiscalizar a velocidade das motos nas pistas local, central e expressa.
Atualmente, pouco mais da metade dos radares instalado nas marginais é capaz de identificar a placa das motos, que está localizada na parte traseira do veículo.
De acordo com a CET ( Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 33 pontos fiscalizados por equipamentos fixos na Marginal Tietê, apenas 16 capturam a placa traseira. Já na Marginal Pinheiros, dos 32 locais fiscalizados por radares fixos, 23 também flagram motos.

Acidentes

O número de acidentes com mortos e feridos caiu 27% após seis semanas de redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. Foram 159 em 2014, contra 116 neste ano. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado (20 de julho a 30 de agosto de 2015 com 21 de julho a 31 de agosto de 2014).
No dia 20 de julho, a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

Se levarmos em conta apenas vítimas fatais, houve redução de 50%. Em 2014, seis pessoas morreram e, em 2015, três. Os acidentes sem vítimas caíram 15%, de 373 para 317.
Em relação ao trânsito, a redução da velocidade nas marginais contribuiu para diminuir a lentidão. No pico da manhã, o trânsito nas marginais caiu 8%, no pico da tarde, 22%, de um ano para outro. Em toda a cidade, também houve redução de congestionamento nestas seis semanas após os novos limites de velocidade: 11%, no pico da manhã, e 19%, no pico da tarde.
As mudanças fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade.
Imagem
Imagem
rklein

Aí sim, não tem pra ninguem, HD V-Rod, Ducatti Diavel, Yamaha V-Max que nada, a Confederate P51 Combat Fighter é "a moto"... ...vou jogar na Mega Sena :cry: :mrgreen:

Confederate lança moto de R$ 405 mil

http://www.estadao.com.br/jornal-do-car ... 5624,0.htm

Imagem
Imagem

Se você gosta de motos e também de exclusividade é bom prestar atenção nesse modelo. A Confederate Motorcycles apresentou a segunda geração da P51 Combat Fighter, sua motocicleta feita à mão que parte de US$ 113.900, cerca de R$ 405 mil.

O modelo tem quadro feito em alumínio maciço que é "esculpido" em um torno do tipo CNC - que corta a peça de forma automatizada. Nesse quadro está embutido a caixa de ar para o motor e parte da estrutura. O tanque de combustível também é produzido com o mesmo conceito, mas em uma peça separada.

Seu motor V2 de 2,1 litros também é feito em alumínio e gera 200 cv e 23,5 mkgf. São quase 230 quilos no total. Serão produzidas apenas 61 unidades desta nova geração, sendo 31 da versão prata que custa os US$ 113.900 e outros 30 exemplares da versão preta anodizada, que é vendida por US$ 119.500, em torno de R$ 425 mil.

Imagem

Imagem

https://youtu.be/lIfvmBulnAM
Imagem
Imagem
Responder