Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
cros
Moderador

agpcardoso escreveu:Depois de rodar 1500km após a revisão dos 6000km resolvi dar uma revisada nos conectores do retificador, para ver se não estavam derretendo, fiz tbém uns testes de medição e estava tudo OK

Uma coisa que percebi foi que ao ligar a moto uns 10 minutos, não é só o retificador que esquenta, mas os fios do retificador tbém esquentam e muito a ponto de não conseguir ficar segurando muito tempo.

Uma vez que os fios esquentam muito, com o tempo esses fios não podem perder a eficiência de condução de energia?
Eles podem ressecar e queimar, como ocorre com o chuveiro, talvez seja o caso de ventilar melhor o retificador e quem sabe substituir os fios.
Imagem
lpolido

Filhodobar escreveu:
cros escreveu: Parece uma coisa tão simples de conseguir, quem sabe de outra moto de outra marca!
Já pensou em ir numa usinagem e fazer em teflon?
De qualquer forma quem sabe esse anunciante não consegue indicar alguém.
http://www.motoscustom.com.br/classific ... a-motores/
Cros, valeu a dica... o camarada que comprou a minha moto já estava impaciente demais, por estar com ela parada já tem 4 meses, que foi lá e comprou na facada de R$ 184,00 mesmo.
Gastou, mas a moto está incrível... a borboleta foi regulada certinho e arrisco dizer que a moto está melhor do que quando a tirei da loja (o que não é tão difícil, né).
Você conseguirá fazer uma peça idêntica com pessoal que trabalha com usinagem, numa fresa CNC, mas tenho certeza que vai sair o preço bem próximo ou o mesmo valor;
ou talvez alguém se habilita a fazer um lote de umas 50 PÇ num centro de usinagem dai sai baratinho uma peça, no centro de usinagem acredito que não passa de R$100 casa.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
lpolido

agpcardoso escreveu:Depois de rodar 1500km após a revisão dos 6000km resolvi dar uma revisada nos conectores do retificador, para ver se não estavam derretendo, fiz tbém uns testes de medição e estava tudo OK

Uma coisa que percebi foi que ao ligar a moto uns 10 minutos, não é só o retificador que esquenta, mas os fios do retificador tbém esquentam e muito a ponto de não conseguir ficar segurando muito tempo.

Uma vez que os fios esquentam muito, com o tempo esses fios não podem perder a eficiência de condução de energia?
agpcardoso

como o conector do retificador da minha derreteu não faz muito tempo, eu mesmo fiz a manutenção então monitorei o mesmo;

eliminei o conector e emendei com solda estanho, monitorei, e os fios não esquentam...
quando um fio esquenta é sobre carga ou mal contato nas conexões, que no seu caso eu sugiro ficar de olhos nesse conector, é provável que ele não esteja 100% e logo derreta.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
agpcardoso
Contato:

lpolido escreveu:

agpcardoso

como o conector do retificador da minha derreteu não faz muito tempo, eu mesmo fiz a manutenção então monitorei o mesmo;

eliminei o conector e emendei com solda estanho, monitorei, e os fios não esquentam...
quando um fio esquenta é sobre carga ou mal contato nas conexões, que no seu caso eu sugiro ficar de olhos nesse conector, é provável que ele não esteja 100% e logo derreta.
---
cros escreveu: Eles podem ressecar e queimar, como ocorre com o chuveiro, talvez seja o caso de ventilar melhor o retificador e quem sabe substituir os fios.
Valeu pessoal, com relação a refrigeração, acho que é válida para o retificador porém para a fiação acho que não resolve.

Percebo que o fio que vem do estator não esquenta, o que esquenta são os fios que vem do retificador.

Antes de cada passeio longo eu verifico se a carga está dentro dos padrões e a cada 1500km eu tiro toda a fita isolante que coloquei para não entrar agua e verifico o estado interno e externo dos conectores.

Embora eu não goste de mexer no que está funcionando, Estou analisaando 2 marcas de retificador reforçado, Gr Motos e Chiaratto, talvez eu troque meu retificador por um dessas 2 marcas.

Vamos ver.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Victor Eduardo

Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.

Inicialmente, parabenizo a todos pelo alto nível das postagens, e por criarem um excelente ambiente de discussão.

Sou de Fortaleza/CE, e tenho uma Mirage 250, tirada zero em 2011. Desde então troquei o retificador, cabo do acelerador e aprendi a lidar com o tradicional rangido do cabo do freio na balança da moto.

Mas ontem me deparei com um problema nunca visto: o odômetro pulou de 17.500Km para 26.500Km. Eu não tenho a menor ideia de como isto aconteceu. Inicialmente verifiquei se a falha não estava no cabo, ou no "contador" (ligado na roda dianteira). Para tanto, zerei o odômetro parcial e dei uma volta de 22Km. O odômetro parcial marcou rigorosamente os 22Km.

Por essa razão, acredito que o problema seja no painel.

Alguém já passou por essa situação?
lpolido

Victor Eduardo escreveu:Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.

Inicialmente, parabenizo a todos pelo alto nível das postagens, e por criarem um excelente ambiente de discussão.

Sou de Fortaleza/CE, e tenho uma Mirage 250, tirada zero em 2011. Desde então troquei o retificador, cabo do acelerador e aprendi a lidar com o tradicional rangido do cabo do freio na balança da moto.

Mas ontem me deparei com um problema nunca visto: o odômetro pulou de 17.500Km para 26.500Km. Eu não tenho a menor ideia de como isto aconteceu. Inicialmente verifiquei se a falha não estava no cabo, ou no "contador" (ligado na roda dianteira). Para tanto, zerei o odômetro parcial e dei uma volta de 22Km. O odômetro parcial marcou rigorosamente os 22Km.

Victor;

por acaso você não instalou kit lâmpada xenon na sua moto?
Victor Eduardo

lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.

Victor;

Ipolido, todas as lâmpadas são originais. Nunca sequer queimaram.

Mas houve um curto na fiação dos piscas dianteiros. O suporte dos piscas rompeu as proteções da fiação que, com o curto, chegaram a soltar faisca.Eu identifiquei o ponto e isolei os fios, assim como revesti a parte interna do suporte de ferro, para evitar novo desgaste.

Na ocasião não percebi qualquer comprometimento da parte elétrica, em função do curto. Mas também não verifiquei a kilometragem.

Será que o curto pode ter alterado a marcação do painel?
lpolido

Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:

Victor;

Ipolido, todas as lâmpadas são originais. Nunca sequer queimaram.

Mas houve um curto na fiação dos piscas dianteiros. O suporte dos piscas rompeu as proteções da fiação que, com o curto, chegaram a soltar faisca.Eu identifiquei o ponto e isolei os fios, assim como revesti a parte interna do suporte de ferro, para evitar novo desgaste.

Na ocasião não percebi qualquer comprometimento da parte elétrica, em função do curto. Mas também não verifiquei a kilometragem.

Será que o curto pode ter alterado a marcação do painel?
Victor

perguntei se tinha colocado lampada xenon porque isso é muito comum acontecr quando se coloca lampada xenon, a bobina de alta tensão da lampada gera ruido que interfere no contador (odometro) e gera valores aleatórios, caso a instalação da fiação não seja bem feita, por alguém sem experiência e sem conhecimento.
Pode acontecer a mesma coisa quando a bobina da vela da moto está com fuga, é mais difícil mas pode acontece.
Já no caso de um curto circuito, nunca ouvi falar, mas tem chance de acontecer também.
Fernando Oliveira

Olá pessoal.

Como relatei anteriormente, a moto não estava pegando e quando pegava funcionava apenas um cilindro. Comecei verificando as bobinas conforme orientado pelo pessoal, e fui testando até ver que a bateria estava com 11,4 volts.

Testei o retificador, a 5000 rpm estava marcando 12,3 volts. Então, lendo sobre o retificador (que eu já havia trocado muito tempo antes) vi no fórum que devemos testar o estator da moto também. Segui o manual de manutenção da Mirage e minha surpresa: esta marcando 0.03 volts!!!!

A minha moto não tem nem 8000km rodados. Já é a quinta vez que tenho que verificar algum componente da parte elétrica. Eu sabia que a Mirage tinha alguns problemas cronicos na parte eletrica antes de compra-la, mas nem consigo mais ter segurança em pegar uma estrada. Agora eu fico na dúvida:

1) Alguem já trocou o estator da moto? Sabe se é simples desmontar e montar, existe algum cuidado especial para isso?

2) Já é difícil achar peça para Mirage na minha cidade. A loja que encontrei esse estator da Magnetron pediu 680 reais!!! Vocês sabem se compensa mandar enrolar novamente o estator? Conhece alguém que pode fazer isso com confiança?

Estou profundamente magoado com minha motoca. Eu gosto de mexer nela, mas já estou começando a desconfiar se não compensa segurar uma grana, vendê-la e comprar outra moto de maior cilindrada de uma marca menos problemática (Yamaha, Honda, Suzuki..)

Abraços!
Yagati UMatzasi Taamin (Megila 6b)
cros
Moderador

Fernando Oliveira escreveu:Olá pessoal.

1) Alguem já trocou o estator da moto? Sabe se é simples desmontar e montar, existe algum cuidado especial para isso?
Abraços!
Sim, precisa de um saca extator
Fernando Oliveira escreveu: 2) Já é difícil achar peça para Mirage na minha cidade. A loja que encontrei esse estator da Magnetron pediu 680 reais!!! Vocês sabem se compensa mandar enrolar novamente o estator? Conhece alguém que pode fazer isso com confiança?
Abraços!
Será que o de outra moto não serve? Mas creio que o valor não vai mudar muito.
Acho que seria melhor enrolar novamente com mais reforço na fiação.
Imagem
Responder