Mirage 250: Para Iniciantes
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
lucasrussi
mas eu o consumo ? e a manutenção ?
-
agpcardoso
- Contato:
Com base em muitos relatos, neste e em outros foruns,
as injetadas 2009 até 2011 ocorriam diversos problemas eletronicos.
Aqui mesmo neste forum você ve relatos de pessoas nessa época recomendando a compra de uma carburada usada ao invés de uma injetada.
Hoje eu tenho uma efi 2012, a injeção eletrônica ja é a nacional, ou seja de melhor qualidade, mesmo assim, ja vi relatos de problemas no retificador.
Eu não sei se a carburada tbém da problema no retificador, porém o pessoal que tem carburada é só alegria.
Com relação ao consumo, percebo que não muda muito e mesmo se mudar, não será 1km ou 2km a mais por litro que vai deixa-lo mais pobre.
as injetadas 2009 até 2011 ocorriam diversos problemas eletronicos.
Aqui mesmo neste forum você ve relatos de pessoas nessa época recomendando a compra de uma carburada usada ao invés de uma injetada.
Hoje eu tenho uma efi 2012, a injeção eletrônica ja é a nacional, ou seja de melhor qualidade, mesmo assim, ja vi relatos de problemas no retificador.
Eu não sei se a carburada tbém da problema no retificador, porém o pessoal que tem carburada é só alegria.
Com relação ao consumo, percebo que não muda muito e mesmo se mudar, não será 1km ou 2km a mais por litro que vai deixa-lo mais pobre.
lucasrussi escreveu:mas eu o consumo ? e a manutenção ?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Amigo em questão de retificador Não é só as nossa Mirages que tem problemas mas grande parte das motos Custom! e já temos varias soluções e peças genéricas e até retificadores reforçados que são vendidos em algumas lojas virtuais!!!
Ouça rock de qualidade na web rádio MOTOR ROCK.
www.radiomotorrock.com
www.radiomotorrock.com
Vou tentar responder por partes, adicionando alguns links para ilustrar.lucasrussi escreveu:mas eu o consumo ? e a manutenção ?
CONSUMO
Considerando os vários relatos daqui do Fórum,
eu diria que o consumo da Mirage 250 fica perto dos 24 km//l.
Há relatos de menor consumo, beirando os 30 km/l,
mas também tem pessoas que relatam 19 km/l.
É preciso considerar que muitos fatores influenciam no consumo de combustível,
indo desde a forma com a qual você pilota, passando pelo seu peso
e chegando até à regulagem do carburador ou da injeção eletrônica.
Afinal, são esses dois últimos componentes que regulam
a razão ar/combustível que vai entrar nos pistões para a queima,
e isso é determinante para a medição do consumo/rendimento.
Sendo assim, acredito que dá pra considerar que a Mirage 250 faz, em média, 24 km/l.
MANUTENÇÃO
Como esse tópico é beeem amplo, vou aproveitar o gancho do AGP Cardoso.
Carburação/Injeção
Os modelos até 2009 foram carburados, não havendo muitas reclamações nesse aspecto.
A partir de 2010 temos apenas modelos com injeção eletrônica,
sendo constatadas muitas reclamações nos modelos 2010 e 2011.
A partir de 2012 as motos foram equipadas com a injeção da marca "Delphi",
praticamente eliminando os problemas com, por exemplo, a sonda lambda.
Entretanto, algumas pessoas notaram um posicionamento desfavorável da ECU e do chicote.
A saber, entenda "ECU" como o "computador-que-controla-a-injeção-eletrônica˜
e "chicote" como "emaranhado-de-fios-que-saem-da-bateria".
Por falta de treinamento e/ou incompetência, as motos são (ou eram) montadas
de uma forma que a ECU poderia aquecer inutilmente e os fios do chicote ficavam "mordidos".
Resolver isso é muitos simples:
basta retirar o banco para expôr todo esse sistema
e rearranjar os fios e a ECU (tem gente que apenas a inverte, girando 180º).
Você pode conferir mais informações sobre um modelo 2012
graças ao excelente Blog do AGP Cardoso.
Eu mesmo tenho aprendido bastante com ele!!!
Retificador
Grosso modo, o retificador serve para nivelar a corrente elétrica
que sai da bateria e alimenta os diversos sistemas da moto,
desde iluminação até a partida elétrica.
O problema é que a Kasinski acaba usando um modelo subdimensionado que,
portanto, acaba esquentando e chegando quase invariavelmente a queimar.
Não sei se há relação, mas já vi baterias que secaram muito provavelmente por conta disso.
A solução também é simples: troque o retificador.
Muitas pessoas utilizam o mesmo modelo usado na Honda Falcon ou da CB 400,
ou então adicionam um cooler de computador... ou fazem as duas coisas juntas!!!
Há diversos vídeos sobre esse problemas no YouTube,
mas particularmente eu recomendo os vídeos do Rafael,
quando ele analisa e resolve o problema aqui e aqui.
Troca de Óleo / Ajuste de Corrente
Antes de entrar nesse assunto, leia isso:
"90% dos proprietários relatam que a Mirage é uma moto que te chama para ser cuidada.
Ela te convida a conhecê-la, a fazer a manutenção, a tomar os devidos cuidados.
Não é uma "moto de patrão". É uma moto para apaixonados. É uma moto para ser mexida."
Dito isso, saiba que a melhor manutenção que ela receberá virá de você mesmo.
Isso implica na simples troca de filtros de ar/óleo,
troca do óleo e ajuste de corrente.
Não é caro de se fazer e dá orgulho ao terminar.
Você pode aprender sobre troca de óleo e ajuste de corrente neste e neste vídeo.
Filtro de Ar
Apesar de não ser muito caro, muitas pessoas têm dificuldade
em encontrar o filtro de ar específico para a Mirage.
A partir disso, você pode fazer algumas adaptações.
Vale lembrar que um filtro sujo aumenta o consumo de combustível.
Velas de Ignição
Uma boa vela garante uma boa queima e um bom aproveitamento do combustível.
O Rafael, por exemplo, só abastece a moto dele com combustível Shell V-Power
e ainda adiciona um aditivo comercializado pela Volkswagem chamado "AG 2000".
Você pode aprender mais sobre troca das velas e o resultado dessa combinação
neste e neste vídeo aqui.
Ah, também tem gente que recomenda as velas iridium,
mas eu não saberia falar sobre as especificações.
Pneus
Também existe uma dificuldade para se encontrar os pneus certos, mas nada impossível.
Como alternativa, há quem coloque pneu de Fusca na traseira.
Pode parecer meio maluco, mas aparentemente funciona, dá certo e vai muito bem.
CUSTOMIZAÇÃO
Neste quesito a Mirage 250 brilha. Digo isso porque há muitos acessórios
disponíveis no mercado, tanto de forma específica quanto compartilhada.
Aqui mesmo no Fórum Motos Custom é possível encontrar informações sobre diversos itens.
Eis alguns exemplos:
- Sissy Bar 01 02
- Banco 01 02
- Comando Avançado 01 02
- Protetor de Motor 01 02
- Bolha 01 02
- Alforjes 01 02
- Escapamento 01 02
- Plataformas 01 02
- Farol com interruptor próprio 01 02
Customização geral
Mãozinha 01
Mãozinha 02
Esmael
AVALIAÇÃO
No geral, avalia-se que a Mirage 250 é uma moto boa.
A relação custo-benefício é uma das melhores,
ainda mais considerando que várias peças são compartilhadas com outras marcas,
incluindo peças para customização (banco, sissy bar, escapamento, bolha, etc.
A parte ruim fica por conta da Kasinski e suas concessionárias.
Pós-venda, manutenção, revisões, montagem, treinamento... tudo isso deixa a desejar.
Além do que eu citei, também há relatos de problemas no sensor de tombamento e
no pinhão/corrente, mas acredito serem casos isolados.
Você pode obter mais opiniões no já citado Blog do AGP Cardoso,
no texto do Remildo "Nortista" Silva, além de vários outros vídeos espalhados pelo YouTube:
Rafael - Avaliação 150 km
Rafael - Avaliação 6.500 km
Rafael - Avaliação 14.000 km
Bruno - Avaliação Vídeo 01
Bruno - Avaliação Vídeo 02
Vinícius - Corredor
Eduardo - Avaliação
Por fim... respondendo à sua pergunta: o consumo da Mirage 250 é, no mínimo, satisfatório.
Há casos excelentes, chegando a 30km/l, mas não vejo relatos chamando a moto de beberrona.
A manutenção é tranqüila; fique atento aos problemas crônicos e resolva-os o quanto antes.
Cuidados básicos (óleo, ar e corrente) são simples e não dão muito trabalho.
O aprendizado e o prazer que se tem com isso não pode ser medido.
Tire a bunda do sofá e cuide você mesmo da sua moto.
É isso!!!
Boa tarde pessoal.
Me chamo Wellington e sou novo no fórum.( se estiver postando em lugar errado me informem por favor).
Já tem 3 anos que namoro a miragem 250, mas nunca tive coragem para comprar e esse dias encontrei uma na internet por R$8.999 2011 preta ta com 24539Km.
Ai gostaria de saber se ainda vale apena comprar a miragem ou aguardo até ano que vem?
Tenho uma Suzuki Yes 09/10 e vou entregar na agência para pegar a miragem.( Sem espaço na garagem
).
Me chamo Wellington e sou novo no fórum.( se estiver postando em lugar errado me informem por favor).
Já tem 3 anos que namoro a miragem 250, mas nunca tive coragem para comprar e esse dias encontrei uma na internet por R$8.999 2011 preta ta com 24539Km.
Ai gostaria de saber se ainda vale apena comprar a miragem ou aguardo até ano que vem?
Tenho uma Suzuki Yes 09/10 e vou entregar na agência para pegar a miragem.( Sem espaço na garagem
"Não deixem sonhos só na mente corra atras e faça valer apena."
Outras coisas que influenciam MUITO são o uso de escapes e filtros de ar personalizados, alteram completamente a contrapressão e o consumo no geral sempre aumenta drasticamente.Massaru escreveu: CONSUMO
Considerando os vários relatos daqui do Fórum,
eu diria que o consumo da Mirage 250 fica perto dos 24 km//l.
Há relatos de menor consumo, beirando os 30 km/l,
mas também tem pessoas que relatam 19 km/l.
É preciso considerar que muitos fatores influenciam no consumo de combustível,
indo desde a forma com a qual você pilota, passando pelo seu peso
e chegando até à regulagem do carburador ou da injeção eletrônica.
Afinal, são esses dois últimos componentes que regulam
a razão ar/combustível que vai entrar nos pistões para a queima,
e isso é determinante para a medição do consumo/rendimento.
Sendo assim, acredito que dá pra considerar que a Mirage 250 faz, em média, 24 km/l.
Lembrando que os modelos IE começaram em 2009.. Então voce acha Mirages 2009 tanto IE como carburadas.Carburação/Injeção
Os modelos até 2009 foram carburados, não havendo muitas reclamações nesse aspecto.
A partir de 2010 temos apenas modelos com injeção eletrônica,
sendo constatadas muitas reclamações nos modelos 2010 e 2011.
Na verdade não é bem isso nao, nem a grosso modo.Retificador
Grosso modo, o retificador serve para nivelar a corrente elétrica
que sai da bateria e alimenta os diversos sistemas da moto,
desde iluminação até a partida elétrica.
O RR tem duas funções que são até faceis de entender.. É um Retificador/Regulador de tensão.
A função dele é, receber a corrente alternada do estator, que é de cerca de 90VAC e retifica-la para algo entre 13.6 ~ 14.5VDC (Continua).. com isso mantendo a carga ou recarregando a bateria que por sua vez flutua a corrente para os diversos sistemas da moto.
O grande problema é que os RRs ficam num local desapropriado, super aquecendo.. com isso, os componentes eletronicos vao perdendo suas caracteristicas.. e o RR pode acabar enviando voltagem demais pra bateria, fazendo-a aquecer os elementos e evaporando o eletrólito.. (bateria seca) ou envianndo pouca carga, nao sendo suficiente pra manter a carga da bateria e nisso ela vindo a ser descarregada.. que se ocorrer por muitas vezes, deforma os elementos comprometendo a capacidade de acumular carga.
eu diria que vai muito mal.. o perfil do pneu do fusca é achatado, tipico para carros.. apesar de encaixar, tira muito a estabilidade da moto nas curvas.. diferente do pneu com perfil de banda de rodagem abaulado, esse sim adequado para se inclinar a moto.Pneus
Também existe uma dificuldade para se encontrar os pneus certos, mas nada impossível.
Como alternativa, há quem coloque pneu de Fusca na traseira.
Pode parecer meio maluco, mas aparentemente funciona, dá certo e vai muito bem.
e quanto a dificuldade, eu nunca tive.. sempre achei os pneus genuinos Metzeler Perfect ME na homamotos que vende pela internet a preço justo, cerca de 200 reais.
=)
Boa!!! Eu já sabia que muita coisa do que escrevi estaria inconsistente (ou até errada).
Obrigado pelos complementos e principalmente pelas correções.
A idéia era fazer um apanhado de informações,
bem como de links (principalmente vídeos) para
ajudar como exemplos e/ou inspirações.
Os textos do Miau (ou "Humm", dependendo do seu tempo por aqui)
sempre foram mega-úteis. A família cresceu e a condução mudou,
mas o conhecimento dele fica registrado por aqui.
Leiam e guardem os posts dele!!!
Obrigado pelos complementos e principalmente pelas correções.
A idéia era fazer um apanhado de informações,
bem como de links (principalmente vídeos) para
ajudar como exemplos e/ou inspirações.
Os textos do Miau (ou "Humm", dependendo do seu tempo por aqui)
sempre foram mega-úteis. A família cresceu e a condução mudou,
mas o conhecimento dele fica registrado por aqui.
Leiam e guardem os posts dele!!!
-
dougnaestrada
- Contato:
Concordo com o Miau!Miau escreveu:eu diria que vai muito mal.. o perfil do pneu do fusca é achatado, tipico para carros.. apesar de encaixar, tira muito a estabilidade da moto nas curvas.. diferente do pneu com perfil de banda de rodagem abaulado, esse sim adequado para se inclinar a moto.
e quanto a dificuldade, eu nunca tive.. sempre achei os pneus genuinos Metzeler Perfect ME na homamotos que vende pela internet a preço justo, cerca de 200 reais.
=)
Pneu de carro em moto é receita pra acidente justamente por ter perfil plano. Tem coisa que não adianta inventar e essa é uma delas.
Pense comigo: nós inclinamos lateralmente as motos para poder contornar as curvas e,quando fazemos isso, apoiamos a moto nas laterais dos pneus. Por isso os pneus de motos são abaulados e possuem ranhuras em suas laterais.
O pneu Metzeler original da Mirage é tido como um excelente pneu. Agora imagine você trocar um excelente pneu de moto por uma gambiarra adaptada de carro... Não dá, né!?!?!
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Olá! Sou novato aqui no forum, estou com uma dúvida cruel na minha cabeça, estou querendo trocar minha moto cb 300 numa mirage 250, ano 2010. Linda por sinal, muito bem cuidada com um ronco lindo.
Vocês acham que trocando a cb pela mirage vou perder muito? O que mais me preocupa é na hora que eu for vender, e pela desvalorização da Mirage.
Estou querendo muito trocar de estilo de moto, ter uma custom, Estive pensando também em trocar por uma shadow 2002 ou uma dragstar mais ou menos desse ano.
Viajo muito de moto, e pilotar quase 1000 km como já fiz com a CB é Cruel, preciso de uma moto mais confortavel.
Sera que vale a pena?
Vocês acham que trocando a cb pela mirage vou perder muito? O que mais me preocupa é na hora que eu for vender, e pela desvalorização da Mirage.
Estou querendo muito trocar de estilo de moto, ter uma custom, Estive pensando também em trocar por uma shadow 2002 ou uma dragstar mais ou menos desse ano.
Viajo muito de moto, e pilotar quase 1000 km como já fiz com a CB é Cruel, preciso de uma moto mais confortavel.
Sera que vale a pena?
Olá Jaiderqm, seja bem-vindo.Jaiderqm escreveu:Olá! Sou novato aqui no forum, estou com uma dúvida cruel na minha cabeça, estou querendo trocar minha moto cb 300 numa mirage 250, ano 2010. Linda por sinal, muito bem cuidada com um ronco lindo.
Sera que vale a pena?
É um ponto de vista meu e não representa a opinião do forum. Mas se você está pensando em sair do estilo atual e entrar no mundo custom e já estiver pensando também em venda da M250, para garantir um melhor valor de revenda, fique com a CB300.
Mas as custom realmente são mais confortáveis, mas seguras, e nas estradas são as melhores opções. Seja qual for a estradeira que você vier a ter, vai ficar muito satisfeito.
Boa sorte!
Gama
Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha
Um sonho realizado!
Motoabraços
Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha
Um sonho realizado!
Motoabraços