sou o recente proprietário de uma V - Blade 250 2008, adquirida em maio de 2011 ainda zero quilômetro (estava encaixotada no interior da revenda Sundown Motopoint de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo).
Como de praxe em minhas motos, tenho o hábito de trocar o óleo do motor logo nos primeiros 100 quilômetros rodados e, depois, nos primeiros 500 quilômetros rodados, como forma de livar o motor de impurezas, notadamente limalha de aço de uma maquina ainda muito "presa", em amaciamento.
Fiz a troca do óleo da minha Flecha de Prata e utilizei o filtro da XT 600 e da Virago 250, conforme aconselhado pelos amigos. Ficou perfeito! Mas não estou seguindo a orientação da fábrica em utilizar o óleo na gradação 20W - 50. Acho que se trata de um óleo muito lento em termos de circulação para um motor bicilíndrico em V, e que ainda não conta com o auxílio de um bom radiador de óleo.
Optei, assim, por um óleo menos viscoso, de gradação 15W - 40, de circulação e trocas térmicas mais rápidas e que é classificado como de uso misto, para frotas mistas, do tipo heavy duty, conhecido como Lubrax Top Turbo.
Não se trata de um óleo específico para motos.
Estou tendo bons resultados. Há muito nos EUA e na Europa a utilização de óleos de uso misto é defendida para motos com motor e câmbio integrados, com resultados excelentes, de modo que não me fiz de rogado. A moto agora parece estar mais "solta" e tenho tido mais facilidade em encontrar o neutro quando a moto está parada. Não fiz medições de consumo, mas a minha moto ainda está em seu segundo tanque. A primera média, ainda com o óleo original de fábrica no motor (20W - 50), apontou excelentes 27,68 km/l.
Peço aos amigos, se puderem colaborar, que dividam comigo suas experiências com óleos lubrificantes utilizados nos motores de suas V - Blade. Seria bom que mencionassem se notaram diferenças no consumo, no desempenho e/ou no nível de ruído de suas máquinas.
Um abraço grande a todos,
Xamã