Meu primeiro conselho: racionalize seus pensamentos e faça uma coisa de cada vez. O primeiro passo vc já deu e começou corretamente em tirar sua carteira.
Pelo o q entendi, ainda não escolheu a moto, certo? Tive muitas dúvidas pra escolher a minha tb, pois são muitas questões envolvidas (valor, qualidade, dirigibilidade, assistência técnica, manutenção, beleza, preço de revenda, ladrões) mas depois de muita pesquisa e reflexão, decidi pela Virago 250cc. Uma moto grande e pesada pra mim (tenho 1.60m), mas ela era tudo o q eu queria naquele momento e resolvi enfrentar o desafio e acreditar em mim mesma.
Uma custom é um estilo de vida. Eu tb te aconselho a comprar uma Intruder. Vc terá a segurança de um grande fabricante, beleza e qualidade, e por ela ser pequenininha, vc vai se sentir mais tranquila pra pilotar. Não sei sua situação financeira mas, veja uma nova na concessionária.
Vá na loja, converse com o vendedor, sente na moto, veja como ela é confortável, visualize os comandos, mexa no guidom, sinta o peso e fique sentada por alguns minutos se familiarizando com a moto.
Desmistifique! É normal sentir medo do novo, pois é o q não conhecemos e a maneira de perder o medo é procurar conhecer o q ainda não conhecemos, concorda?! rsrs... Tente relaxar e não se cobre tanto... ninguém nasceu sabendo e cada um tem seu ritmo. A habilidade vem com a prática. Se vc tiver algum amigo pra te dar uma força vai ser ótimo.
Aqui na cidade, há serviço de moto-táxi e já conhecia vários mototaxistas, então paguei pra um senhor conhecido me dar instruções e foi como aprendi realmente a pilotar. Quando estiver com a moto avisa aqui pra continuarmos a conversa... estou no trabalho agora e não posso me alongar... rsrs... bjs florzinha!!!