Virago 535: Problemas elétricos

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

cros
Moderador

Sunset Rider escreveu:Boa noite pessoal !

Comprei uma virago 535 , está com 36 mil KM, relativamente conservada pelo ano e pela KM.
Rodei pouco com ela e tem um defeito que está me deixando preocupado : a moto do nada se desliga...estava na rodovia, no dia que comprei ela, e bem na hora de uma ultrapassagem a dita me apaga totalmente... puxei para o acostamento..bastou desligar e ligar a chave e voltou ao normal.
Por acaso ela tem aqueles micro-switchs no manete da embreagem ou no pézinho (descanço) lateral??
"Se tiver" ligue a moto e mexa nos dois pra ver se não tem mau contato.
Imagem
Sunset Rider

cros escreveu:
Sunset Rider escreveu:Boa noite pessoal !

Comprei uma virago 535 , está com 36 mil KM, relativamente conservada pelo ano e pela KM.
Rodei pouco com ela e tem um defeito que está me deixando preocupado : a moto do nada se desliga...estava na rodovia, no dia que comprei ela, e bem na hora de uma ultrapassagem a dita me apaga totalmente... puxei para o acostamento..bastou desligar e ligar a chave e voltou ao normal.
Por acaso ela tem aqueles micro-switchs no manete da embreagem ou no pézinho (descanço) lateral??
"Se tiver" ligue a moto e mexa nos dois pra ver se não tem mau contato.
Realmente, não tinha pensado nisso. Se não me engano ela tem um destes no descanso lateral... vou dar uma conferida , e no manete de embreagem tambem..

Mas to com achando que é o tal miolo, pois agora pouco eu sai com a moto para um breve passeio , e na hora de sair da casa de um amigo a moto apagou enquanto estava parada, ai aproveitei pra testar ..bastou em dar uma leve encostada na chave q se ligou o painel novamente. vou trocar o miolo pra ver se resolve...

valeu brother, aquele abraço
I don´t want to change the world, and I don´t want the world to change me.
cros
Moderador

Sunset Rider escreveu: Mas to com achando que é o tal miolo, pois agora pouco eu sai com a moto para um breve passeio , e na hora de sair da casa de um amigo a moto apagou enquanto estava parada, ai aproveitei pra testar ..bastou em dar uma leve encostada na chave q se ligou o painel novamente. vou trocar o miolo pra ver se resolve...

valeu brother, aquele abraço
Cheguei e pensar na ignição mas como a moto tem baixa quilometragem não citei.
Imagem
dnoia

olá amigos, venho aqui pedir uma opinião sobre um problema que minha moto começou a apresentar: recentemente descobri um pequeno vazamento no tanque inferior e resolvi tira-lo para recuperação. Pois bem, desconectei os cabos elétricos, removi a bateria, soltei o apoio esquerdo do retificador e removi tanque, levei para conserto. Depois de o colocar de volta, e prender tudo, eis que surge um problema, sempre q coloco a chave da manete na posição ON, a bomba de combustível que deveria fazer o barulhinho tipico, aparenta não funcionar, pensei que a mesma tivesse queimado por ter deixado a moto sem combustível, mas resolvi fazer um teste encostando na bateria para ver se girava, para minha surpresa funcionou normalmente! Tentei ligar ela no carburador para ver se bombeava combustível para o mesmo e surpresa, mesmo ligando na bateria, nem sinal de funcionamento...
Resumo:
-a bomba não faz barulho de trabalho quando ligada pela moto e seu conector especifico;
-medido com um multímetro o conector de energia da bomba sempre mede 3V;
-se encostar a bomba diretamente na bateria ela bombeia combustível para um vasilhame normalmente, porem não bombeia e nem faz barulho se estiver conectada no carburador;
-sempre que ligo a chave da manete na posição ON escuto um estalinho em uma pecinha preta na caixa elétrica do lado direito do tanque superior.

Alguém sabe me dizer se é a bomba que deu pau, o solenoide, retificador de voltagem ou essa peçinha preta? Acredito que também possa ser outra coisa o problema, mas pela logica acho que deve ser alguma das peças que coloquei a mão.

Obrigado, aguardo respostas pois não existem mecânicos na minha cidade que se possa confiar.

Depois de quase 3 meses no "mecanico" ele "descobriu" que era a peçinha preta que estava ruim(ja esqueci o nome novamente)..
sergio mendes

Oi galera.

To com minha virago 535 a venda, por isso, ela fica muito parada.

uma pessoa se interessou e vem aqui comprar a moto, porem, ela nao esta pegando.

ja dei tranco uma vez, ela pegou e quando cheguei em casa ela continuou pegando, porem, no dia seguinte nao pegou.

minha pergunta é, como saber se a bateria esta boa ? se eu quiser trocar a bateria é facil fazer isso ?

agradeco qq ajuda

abs
sergio mendes
dnoia

sergio mendes escreveu:Oi galera.

To com minha virago 535 a venda, por isso, ela fica muito parada.

uma pessoa se interessou e vem aqui comprar a moto, porem, ela nao esta pegando.

ja dei tranco uma vez, ela pegou e quando cheguei em casa ela continuou pegando, porem, no dia seguinte nao pegou.

minha pergunta é, como saber se a bateria esta boa ? se eu quiser trocar a bateria é facil fazer isso ?

agradeco qq ajuda

abs
sergio use um multimetro e meça a voltagem da bateria, é um jeito simples e caseiro de saber se ela tem carga, se nao estou enganado tem q ter algo em torno de 12,5v~13v(mas qualquer valor abaixo de 11 não é legal, sinal que a bateria ou não esta mantendo carga, ou tem algo roubando carga. faça um teste, ligue outra moto ao lado e faça uma "chupeta" para ver se pega de primeira - não vai estragar a bateria da outra moto se vc só fizer para testar.

até
fabio80

Boa tarde pessoal,

Primeiramente quero agradecer ao pessoal que tanto contribui nesse fórum e na qual foi de estrema importância pra decidir qual seria minha primeira moto custom!

Pois bem...comprei uma Virago 535 2001 em outubro de 2013 e fiz uma revisão básica (troca de oleo, filtros etc) e revisei a fiação elétrica após queimar 2x o fusível das luzes. Ao desmontar notei que CDI (ou retificador) estavam com os fios cortados e não tinha nenhum fio saindo ou chegando lá.
Minha duvida é se a falta desse retificador esteja provocando a queima dos fusíves e o por que do antigo proprietário ter feito isso.

Muito obrigado e espero em breve contribuir com o forum.
Yamaha Virago XV535 2001
CostaSR
Contato:

Saudações, Fabio.

Provavelmente você está se referindo ao retificador mesmo. E se a moto está rodando sem ele, com certeza é o motivo da queima dos fusíveis. E não é só isso. A função do retificador é manter a voltagem dentro dos limites suportados por todo o sistema elétrico, inclusive a bateria. O excesso vai frita-la rapidinho!! Recomendo corrigir isso o mais brevemente possível, e evitar rodar com a moto até que isso aconteça.

Se o antigo proprietário fez isso de propósito, então agiu de má fé. Não acredito que rodasse com a moto nessas condições.

Abraço!!
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
fabio80

CostaSR escreveu:Saudações, Fabio.

Provavelmente você está se referindo ao retificador mesmo. E se a moto está rodando sem ele, com certeza é o motivo da queima dos fusíveis. E não é só isso. A função do retificador é manter a voltagem dentro dos limites suportados por todo o sistema elétrico, inclusive a bateria. O excesso vai frita-la rapidinho!! Recomendo corrigir isso o mais brevemente possível, e evitar rodar com a moto até que isso aconteça.

Se o antigo proprietário fez isso de propósito, então agiu de má fé. Não acredito que rodasse com a moto nessas condições.

Abraço!!
Olá Costa, obrigado pela resposta.
Não acredito que o antigo proprietário tenha retirado de proposito, pois quando desmontei a peça ela ja estava bem suja e nao tinha nenhum fio chegando ate ela. Acho que ele ja comprou assim ou a CarSystem cortou qdo eu levei pra tirar o equipamento. Será?

Desde outubro eu rodei cerca de 1.500 km (90% estrada à passeio) e nesse período foram 5 fusíveis.

Notei que esse retificador é "chumbado" na peça de alumínio, entao eu terei que comprar a peça inteira?
Yamaha Virago XV535 2001
CostaSR
Contato:

Então, Fabio. Difícil dizer se vai precisar trocar a peça assim, sem ver. Se os fios estiverem cortados, não seria apenas o caso de refazer as conexões? Sugiro levar em um mecânico de confiança, porque se ligar qualquer fio invertido corre o risco de queimar tudo de vez.

Se precisar mesmo trocar, dá uma olhada nesse link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

Não tenho como te dizer sobre a qualidade do material, mas me pareceu bem conceituado. Ele também está do FB: https://www.facebook.com/carlao.reguladores?fref=ts

Abraço.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
Responder