Mirage 250: Para Iniciantes

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
andmurta

:D Gabriel Neves e Miau, agradeço pelas informações.
Até o mês que vem estarei decidindo. Confesso que ainda estou lendo artigos, fico preso aqui no forum...

Vou postando o que for encontrando, abcs!
jirschik
Moderador
Contato:

Gonjur escreveu:Senhores, peguei a estrada pela primeira vez na minha Mirage, a estrada era boa, mais uma coisa me incomodou e eu gostaria de saber se é normal ou se existe forma de resolver.

A moto vibrou muito, tanto nas manetes quanto nas pedaleiras, dava até uma pequena sensação de instabilidade, minha perna ficou tremendo a viagem inteira...kkkk

Valeu!
Veja se o pneu está novo E inspecione/troque o fluido da suspensão dianteira.
Poderia ser também roda empenada, mas isso não seria fácil de consertar.
Imagem
rafa_metal

Pessoal, acabei de comprar uma Mirage carburada, 2003 e gostaria de uma ajuda com algumas dúvidas:

A frente está boba. O Miau comentou isso da dele e que foi somente apertar um pouco a mesa. A sensação é que quando passo em um buraco ou alguma deformação na rua, ela já acompanha com o guidão. Nas curvas, ela tenta voltar sozinha. Será que é só isso?

Outra coisa, pra pegar, ela é bem ruim. Verifiquei motor de arranque, fusíveis, etc. Depois que troquei 1 vela (ainda estou mexendo, trocarei nesse fds a outra) ela pegou melhor. Alguma dica? Agora que o tempo em São paulo começou a esquentar, tem melhorado, mas mesmo assim, na minha M150, é bater e pegar, faça o frio for.

O cambio é pior que o da Mirage 150 (minha moto anterior). Péssimo pra encontrar o neutro. Dá pra melhorar com lubrificação? O macete na 150 é dar uma saídinha de 1ª caso estiver parado e encontra-se o neutro. Na 250 é bem mais difícil.

Outra coisa, o acelerador dela é curto mesmo? E duro? Alguma dica?

Se der tempo, nesse fds irei soldar a ponta dos cabos da bateria (na malha) pra não ter fuga de corrente, trocar vela, limpar, ajustar e sincronizar carburadores, lubrificar os cabos e limpar a bichinha! Alguma dica sobre o que mais é legal verificar?

Obrigado pela ajuda pessoal!
------------------------
There is a long way to the top if you wanna rock and roll!
Miau
Moderador

então.. como sua moto já tem 10 anos e vc não sabe o que foi feito nela.. eu sugiro o seguinte:

direção boba:

troque o óleo das bengalas.. use MOTUL FORK OIL HEAVY 20W..

é uma tarefa relativamente simples.. é so desmontar a roda, caliper e paralamas dianteiro.. então afrouxar os parafusos tampão da bengala.. depois soltar as bengalas da moto, abrir o tampão e esvaziar todo o óleo velho.. fede muito hehe.. é só bombear a bengala e depois deixar o óleo escorrer por um tempo.. 15 min no mínimo.. então vc joga um pouco de querosene dentro da bengala, bombeia e sacode e escorre.. faz isso umas 3 vezes e deixa escorrer mais.. enquanto deixa escorrer, meça o comprimento das molas da suspenção pra ver se ainda estão na medida de serviço e se estão idênticas.

então adicione o óleo novo.. acho que são 250ml em cada bengala. utilize um copo graduado desses de medir agua de cozinha que serve.

depois pra montar.. é a situação inversa.. lembrando de usar um torquimetro para apertar os parafusos.. assim não tem erro.. um torquimetro de vara custa apenas 20 reais por ai e existe o manual de serviço pra downloads com os respectivos torques de aperto dos parafusos.

depois de trocado o óleo.. com a moto no descanso central.. mova a direção para os lados e verifique se existe calo na direção..

não havendo, os rolamentos devem estar legais..

se mesmo assim a direção querer ficar zigzagueando.. então de um aperto na direção.. lembrando que pra isso vc deve afrouxar os parafusos da mesa inferior da bengala.. afrouxar a porca calota da mesa e so então apertar a porca castelo do rolamento.

aperte um tanto que comece a ficar difícil de apertar, depois tente balançar as bengalas pra ver se existe folga no rolamento.. mas antes aperte os parafusos da bengala novamente senão vai parecer q ta frouxo.

eu tb sugiro uma limpeza completa do carburador.. velas novas de preferencia iridium, verificar o filtro de ar.. se estiver sujo, lave-o com jato de agua.. tem tudo isso em tutoriais aqui..

ao remontar o carburador, use 2,5 voltas em cada parafuso da mistura CO..

e ajuste a lenta para fria = 1300rpm.. quente = 1700rpm.. se tiver muito frio use o afogardor puxado ate a metade pra dar partida.

acho que sua moto usa bomba de combustível elétrica.. se possível recomendo mudar para bomba a vácuo.. so n lembro se tem que trocar o CDI pra isso.. mas com certeza os coletores de admissão tem q trocar por aqueles com saídas de vácuo. até pq pra fazer a equilizacao dos motores.. so da com coletores de saída de vácuo.

o cambio.. verifique se o cabo da embreagem ta ajustado corretamente.. verifique a altura da alavanca de marcha.. coloque numa altura confortável pra vc..

não sei a 150.. mas a 250 se vc parar engatado de 3 pra cima.. é mais difícil achar o neutro.. as marchas ficam em falso.. o macete é vc tentar reduzir.. se tiver em falso, vc alivia a embreagem até ouvir um estalo.. puxa novamente e reduz que vai.. já pra achar o neutro entre 1ª e 2ª é so dar uma leve acelerada e tentar novamente q fica mais fácil.

sobre o acelerador ser curto.. não sei te descrever mas acho normal o da minha..
se está duro.. pode ser o conduite entupido, a manopla de aceleração suja, ou a borracha da manopla pegando no contrapeso do guidão.. verifique.

soldar cabo na bateria.. não faça isso.. soldas criam resistência.. pouca mas criam.. prefira sempre usar terminais presos na pressão.

não tente sincronizar os carburadores de ouvido. não vai conseguir e não existe padrão pra isso.. pra sincronizar(equalizar) somente com um vacuômetro. tem tutorial aqui de como construir seu vacuômetro e sincronizar.

fora isso, verifique a relação.. se a corrente ta esticada certinho, e depois verifique o ajuste do freio traseiro..

verifique se o sensor do pezinho não ta com problemas.. se tiver tem tutorial de como recondicionar pra nunca mais dar defeito.

veja as pastilhas de freio dianteiro..

troque o fluido de freio.. dot 4/5.1 glicol.. vc n sabe quando foi trocado.. prefira o DOT 5.1 (jamais use DOT 5 pois é de silicone)

troque o óleo e filtro também.. so pra garantir. de preferencia a MOTUL 3000.. já o filtro é o mesmo da katana.
Gonjur

Miau escreveu: acho que sua moto usa bomba de combustível elétrica.. se possível recomendo mudar para bomba a vácuo.. so n lembro se tem que trocar o CDI pra isso.. mas com certeza os coletores de admissão tem q trocar por aqueles com saídas de vácuo. até pq pra fazer a equilizacao dos motores.. so da com coletores de saída de vácuo.
Para que serve essa bomba de combustível? A minha é carburada, ano 2002 e o antigo dono tirou a bomba. Segundo ele "Não precisa", enfim.. acho que não é bem assim... Mas não sei em que ajudaria, já que a moto funciona normalmente sem a bomba. Talvez diminua o consumo, mas como eu uso mais o carro e ainda não fiz a média dela, nem sei se esta bebendo muito.

Enfim, qual é a vantagem da bomba de combustível?
Deus criou, a ciência tenta descobrir como.
Miau
Moderador

Entao.. sem a bomba, se vc deixar baixar muito o nivel do tanque, vai dar problema.. alem disso, provavelmente ta sem filtro tb.. a bomba a vacuo nem deve ser tao cara, mas acho necessaria pra n dar pane seca e manter as cubas do carburador sempre no nivel.

Acredite.. se nenhuma bomba fosse necessaria, n vinha na moto hehe
rafa_metal

Estou me arrependendo de ter pego a Mirage... :(

Essa história da carburação dupla, e essa bomba elétrica são realmente duas bombas....

De qualquer forma, ainda não limpei os carburadores. Tentei regulá-los a ponto de ficar mais seguro para fazer a vistoria do detran, para tal, tenho que ir um dia de moto ao trabalho e do jeito que ela estava díficil de pegar, estava com medo.

Agora ela pega muito fácil, tocou, pegou, porém está embolando em alta, começa a falhar, se eu reduzo, ela dá pipocos muito fortes no escape e morre no farol.

Isto é mistura pobre correto? Devo apertar ou soltar o parafuso da mistura (é do lado do filtro de ar correto?)

Outra coisa, somente um dos carburadores tem o parafuso de mistura? o outro não tem? se tem, o meu está deformado... :(

Outra dúvida, estava pensando, e muito entusiasmado em colocar um carburador de falcon, admissão da virago... Será que isso seria possível? Vi um projeto aqui desta forma, mas depois não comentaram mais nada, não sei se foi pra frente, nem se passaria no CONTROLAR... No projeto, o carburador estava ao lado dos cilindros, se fosse adaptar, eu tentaria colocar este na posição original.

Um carburador de Falcon no ML custa uns 200, o coletor da virago uns 120. A questão é tirar as medidas e saber se passaria no Controlar. Se passasse, absolutamente isso facilitaria demaissssss as coisas na mirage. Sem equalizar... Ajuste de lenta e mistura muito fácil....

Em resumo: No meu quintal, espero esquentar, regulo, testo aceleradas, partida, etc. Saio na rua, dá problema. Volto em casa, regulo, testo... Saio na rua e tenho que ficar empurrando a moto pros cantos da avenida...

Pessoal, se alguem conseguir me der uma luz... O "Miau" foi muito atencioso, me ajudou bastante... Porém estou apanhando demais dessa carburação... Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Obrigado mais uma vez... Vou insistir um pouco na mirage. Caso não conseguir, vou vendê-la e pegar um virago mesmo... Apesar de ser bem mais fraca, seria bem mais facil de eu resolver problemas.
------------------------
Miau
Moderador

tem que ter paciência e tempo.. não adianta tentar regular moto se as velas são velhas, se o carburador não está limpo, se tem parafuso espanado etc e tal..

eu faria o seguinte.. desmontava o carburador com calma, limpava e fazia todas as verificações.. trocava o parafuso que ta ruim etc e tal.. como eu já disse, tem tutorial completo aqui e ilustrado.

terminei o carburador?? pronto, menos um coisa..

então trocava as velas, revia filtro de ar.. da ate pra limpar legal com jato de agua e secador de cabelos..

trocava óleo do motor e filtro..

remontava tudo e ai sim.. vamos aos testes.

o carburador duplo n tem mistério.. é só fazer direitinho q da certo.

tem bomba elétrica.. está funcionando? então da pra usar. evite usar sem bomba pq ai sim vc vai ter surpresas desagradáveis no futuro.

esse parafuso da mistura é o seguinte.. os mecânicos tem preguiça de levantar o tanque pra regular.. ai mete a chave no carburador toda de lado e arrebenta a cabeça mesmo.. leva o carburador num torneiro e pede pra sacar o parafuso.. ele faz um furo pequeno no parafuso e ai usa um parafuso de rosca invertida. e mole e vai te custar uns 20 reais.

a ultima coisa q te recomendo é fazer essas adaptações de carburador na moto.. ainda mais pq essas moto funciona toda auto aspirada.

meu carburador é duplo e eu to feliz da vida. vc tb pode.
rafa_metal

Obrigado mais uma vez Miau. Então, as velas já foram trocadas, filtro trocado e óleo e filtro de óleo trocados. Falta regular a carburação apenas. Mas pergunto novamente, são dois parafusos de mistura? E um de lenta? Ou os de mistura são individuais mesmo, como na carburação simples? Se for, vou comprar o kit de reparo e trocar gicles, agulhas.... grato
------------------------
Miau
Moderador

É um parafuso para cada carburador.. entao sao 2. Lembra que sao 2 cilindros de 125cc em V entao é um carburador pra cada independente no caso da mirage.

Ah sim.. esse parafuso da mistura so regula a mistura do estagio da lenta e da baixa aceleracao.. ate 1/4 do acelerador puxado.

Se vc ta tendo problema em alta rotacao.. ja é outro estagio. No pistonete tem 1 agulha que tem 3 regulagens de mistura. Ali é a mistura do estagio de alta. Da uma lida no tutorial do carburador pra vc ver.
Responder