Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
LUCIO_ADV

Miau escreveu:então amigo.. vc está com problemas em relação a bateria.. as partes envolvidas nesse conjunto são:

- bateria

- retificador/regulador

- estator

baixe o manual de serviços e teste cada peça segundo as instruções do manual.

valeu
Bom dia Miau,

Então como percebo vc tem uma vasta experiência com tudo que acontece na moto. Será que poderia confirmar minha suspeita?

Ai vai: Comprei uma 250 11/11 com 3700 km, recém saida da revisão de 3000 Km. Rodei até 6000Km sem problema algum. Após a revisão de 6000 Km, rodei uns 600km. Nesses 600 Km observei que a buzina estava meio fraca durante um corredor na linha vermelha. Ontem estava em um sinal e quando ficou verde fui sair e ela morreu. desliguei e liguei, após apagar o maldito F1 a moto não pegava, como estava no meio do transito empurrei e dei um tranco e ela pegou. Parei a moto e depois de umas 3 horas, fui ligá-la novamente e nada.Hoje de manha fui ligá-la novamente e nada. Antes de levar em um eletricista pensei em debater com o pessoal aqui do forum.

Então como leigo e pelas leituras feitas aqui no forum pensei nas seguintes possibilidades:

* bateria: pq ela já tem 2 anos e a original não é grandes coisas;
* regulador de voltagem: sempre ouço que é um dos grandes problemas da moto;
* estator;
* cabos.

O que você pode acha?

Obs.: Na revisão de 6000 Km também troquei as velas(nkf), não tem nada haver não né!!!

Aguardo resposta.

Vlw.
Miau
Moderador

então.. a bateria não creio que seja pelo seguinte..

uma bateria com 2 anos ainda está em bom serviço.. com o passar do tempo o que ocorre é que a bateria vai segurar menos carga, mas isso é bem gradativo.. ou seja, ela n vai duma hora pra outra simplesmente não carregar mais..

claro que quanto mais vc descarrega-la completamente e recarregar, isso acelera o processo de deformação dos elementos.

eu apostaria que seu problema vem do retificador ou do estator.. ai só realizando os testes como descrito no manual de serviços, que são até bem simples e fáceis de executar, pra saber diagnosticar melhor.

ahh sim, lembre-se que sua moto é uma EFI.. evite ao máximo fazer pegar no tranco.
jirschik
Moderador
Contato:

Lucio, se você for em uma loja de baterias, eles tem um aparelho que faz o teste rapidamente e é possível saber se ela ainda tem capacidade de armazenamento de carga. Assim você terá certeza se pode ou não ser a bateria.

O retificador tem custo razoável e a troca não é complicada. Pelo histórico dessa peça, eu sugiro trocar. Troquei o retificador da minha Mirage, mesmo sem ele ter queimado e observei melhoras na carga da bateria e iluminação.

Esses dois itens já deve corresponder a uns 80% da média de problemas elétricos. Até mesmo porque são itens de grande importância no que se pode definir como peças da fonte de energia elétrica da motocicleta. Para completar o trio, só falta o alternador (estator), mas deixe esse para o final.
Imagem
Márcio Rodrigues

Obrigado, Miau, jirschik, cafb, vou seguir suas orientações. Abraço forte ae.
"Somente um motociclista sabe porque um cão põe a cara para fora da janela quando anda de carro"
Gonjur

Vou compartilhar aqui minha primeira gambiarra na Mirage...rsrs...=D

A lanterna traseira da minha moto não estava funcionando, levei no mecânico e ele tentou pegar um fio, conectar no encaixe do bando da moto e tocar na lateral da lampada... (bobagem ele fazer isso na minha frente, rsrs...) e a lâmpada funcionou. Disse que seria necessário a moto ficar la toda a tarde e que ficaria 50 dilmas para arrumar.

Então aqui no forum fui recomendado a trocar o chicote pelo da cb500, decidi eu mesmo tentar arrumar. Mas ao comprar o soquete percebi que não seria assim tão fácil, o encaixe é muito diferente do da mirage, além do que o chicote da mirage é a lanterna traseira e a luz da lanterna junto, coisa que não é no da cb500, como podem ver na foto abaixo.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Abri a lanterna da moto e olhei o chicote e logo pensei em fazer uma gambi...rsrs... Segue o arranjo técnico:

O terra do soquete estava bem sujo e quase quebrando como pode ver na imagem, pensei então em aumentar a superfície de contato com o soquete.
Imagem

Peguei um fio normal flexível descasquei e cortei um pedaço:

Imagem

Então, empurrei com um alicate o terra para dentro do soquete aumentando já o contato do fio com o mesmo(é esse fio na lateral):

Imagem

E por ultimo peguei o fio que havia cortado e coloquei no entre o plástico do soquete e o mesmo, e funcionou que uma beleza! =D. Vejam como ficou:

Imagem

Voltei no mecânico hoje para trocar o óleo e ele perguntou por que estava funcionando, e eu disse que voltou a funcionar sozinho...kkkk

Agora vou passar uma silicone para fixar melhor o fio no soquete, e espero poder rodar bastante ainda com ele assim... valeu senhores! Espero que isso ajude alguém, e se por um acaso isso pode danificar algo, por favor, me avisem.
Deus criou, a ciência tenta descobrir como.
Miau
Moderador

isso ai é o soquete e não o chicote =)
Gonjur

Miau escreveu:isso ai é o soquete e não o chicote =)
Pois é... o chicote é aquele que chega no soquete não é? Mal de principiante;

Ah... to vendendo um soquete de cb 500...rsrsrsrs....
Deus criou, a ciência tenta descobrir como.
Miau
Moderador

heheh essas coisas assim.. as vezes basta dar uma lixada nos contatos e jogar um WD40 depois pra preservar =)
LUCIO_ADV

Miau escreveu:então.. a bateria não creio que seja pelo seguinte..

uma bateria com 2 anos ainda está em bom serviço.. com o passar do tempo o que ocorre é que a bateria vai segurar menos carga, mas isso é bem gradativo.. ou seja, ela n vai duma hora pra outra simplesmente não carregar mais..

claro que quanto mais vc descarrega-la completamente e recarregar, isso acelera o processo de deformação dos elementos.

eu apostaria que seu problema vem do retificador ou do estator.. ai só realizando os testes como descrito no manual de serviços, que são até bem simples e fáceis de executar, pra saber diagnosticar melhor.

ahh sim, lembre-se que sua moto é uma EFI.. evite ao máximo fazer pegar no tranco.
ë retirei a bateria e pus pra dar carga pois estava zerada. Agora a tarde vou realizar os testes e vou inclui o retificador....Tranco foi necessario no meio do transito, senão viraria pastel..kkkkkk

mas valeu...depois conto as novidades
LUCIO_ADV

jirschik escreveu:Lucio, se você for em uma loja de baterias, eles tem um aparelho que faz o teste rapidamente e é possível saber se ela ainda tem capacidade de armazenamento de carga. Assim você terá certeza se pode ou não ser a bateria.

O retificador tem custo razoável e a troca não é complicada. Pelo histórico dessa peça, eu sugiro trocar. Troquei o retificador da minha Mirage, mesmo sem ele ter queimado e observei melhoras na carga da bateria e iluminação.

Esses dois itens já deve corresponder a uns 80% da média de problemas elétricos. Até mesmo porque são itens de grande importância no que se pode definir como peças da fonte de energia elétrica da motocicleta. Para comletar o trio, só falta o alternador (estator), mas deixe esse para o final.
Ok...estes passos que estou fazendo...depois do almoço irei verificar o estator e retificador pois deixei a bateria na loja.

valeu...mas fora isso só elogio pra motoca!!!!
Responder