Alguem sabe o valor resistivo do TPS da Mirage 250cc.
Com Tps no corpo de borboleta e fora do mesmo com borboleta fechada.
E se a voltagem encontrada com borboleta fechada é como diz o manual:0,3volts.
Na minha moto com borboleta fechada está com mais de 1,2 volts.
Agradeço desde já a quem puder passar informações.
Cafb.
Mirage 250: Sensor TPS
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Um TPS é como um "potenciômetro" e em sua maioria são simplesmente resistivos. Mas como é um dispositivo de resistência variável, os manuais de manutenção costumam indicar valores de tensão elétrica em terminais deste dispositivo com ele ligado ao sistema. Isso resume análises de casamento de impedâncias, tornando a análise mais rápida. Também, em alguns poucos TPS, há bobinas para melhorar esse casamento de impedâncias e isso atrapalha a medição ôhmica do TPS fora do circuito.
Sugestão: Consulte o manual de manutenção EFI e consulte a parte de teste do sensor TPS. O manual está disponivel no MotosCustom na sessão de "manuais". Avise se precisar de mais ajuda.
Sugestão: Consulte o manual de manutenção EFI e consulte a parte de teste do sensor TPS. O manual está disponivel no MotosCustom na sessão de "manuais". Avise se precisar de mais ajuda.
A informação que vou passar é genérica, mas serve para qualquer sensor de borboleta (TPS)tipo potenciômetro. Normalmente os sensores trabalham com tensão regulada de 5V então a variação deve estar entre 0V, totalmente fechado e 5V, totalmente aberto, é aceitável uma variação de 0,5V para mais ou menos. É conveniente fazer esse teste com o sensor desconectado do motor para ter certeza do seu bom funcionamento. Movimente o eixo do sensor e observe os valores medidos e se não há variação abrupta ou corte na leitura da tensão. Se o sensor estiver bom e mesmo assim a tensão com a borboleta totalmente fechada estiver acima do indicado, no seu caso 1,2 volts (muito alto), o problema pode estar no apoio da borboleta desregulado, cabo de acelerador preso, TBI sujo ou, simplesmente, o sensor foi montado muito "avançado" pois existe uma pequena margem de regulagem do parafuso de fixação, então você pode "atrasar" um pouco essa regulagem e acompanhar na leitura do voltímetro se os valores voltam ao normal.cafb escreveu:Alguem sabe o valor resistivo do TPS da Mirage 250cc.
Com Tps no corpo de borboleta e fora do mesmo com borboleta fechada.
E se a voltagem encontrada com borboleta fechada é como diz o manual:0,3volts.
Na minha moto com borboleta fechada está com mais de 1,2 volts.
Agradeço desde já a quem puder passar informações.
Cafb.
Importante: A temperatura do motor influi muito na medição desse sensor, então faça os testes sempre em temperatura ambiente, nunca com o motor quente.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela ajuda.
Ocorre que o TPS da minha moto está com o valor de 5,600 ohms da pista e em repouso fora do corpo de borboleta fica com 700 ohms em repouso, quando colocado no corpo de borboleta fica com 2.300 ohms(borboleta fechada)então não consigo a voltagem de 0,30 volts indicada no manual de serviço.
E na colocação do sensor no corpo de borboleta o mesmo quando da fixação já fica um pouco acionado,mesmo colocando o ajuste no minimo.
Acho,que esse TPS está alterado.Como não tenho outro para conferir e o manual não dá valor resistivo do mesmo fico no aguardo que alguem do forum saiba informar.
Cafb.
Ocorre que o TPS da minha moto está com o valor de 5,600 ohms da pista e em repouso fora do corpo de borboleta fica com 700 ohms em repouso, quando colocado no corpo de borboleta fica com 2.300 ohms(borboleta fechada)então não consigo a voltagem de 0,30 volts indicada no manual de serviço.
E na colocação do sensor no corpo de borboleta o mesmo quando da fixação já fica um pouco acionado,mesmo colocando o ajuste no minimo.
Acho,que esse TPS está alterado.Como não tenho outro para conferir e o manual não dá valor resistivo do mesmo fico no aguardo que alguem do forum saiba informar.
Cafb.
Se o TPS esta funcionando bem e as medidas que você fez estão corretas só resta verificar a borboleta do TBI, veja se o parafuso do batente não foi alterado. O TPS não trabalha em repouso, sempre tem um pequeno acionamento quando é instalado. Uma pergunta: A moto esta funcionando bem? A luz de advertência esta acesa? Algum problema na marcha lenta ou de emissões?cafb escreveu:Obrigado pela ajuda.
Cafb.
Moto não pega sem acelerar e não mantem lenta normal tem que dar tempo para aquecer aí lenta baixa e quadrada,sonda lambda varia mas com maior parte do tempo indicando mistura pobre.ou seja abaixo de 0,45 volts mas oscila voltagem porem sem chegar,0,85 volts.Voltagem do tps com borboleta fechada acima de 1 volt.Pelo manual deveria ter 0,30 volt,mesmo dando tolerancia de 20% nessa voltagem não chegaria a 1,volt.
Não sei se valor resistivo da pista do TPS está alterada,acho que deveria ser uns 5k mas o da moto está com 5,7k.Não tenho outro TPS para conferir.
Corpos de borboletas limpos e cabos não estão esticados e borboletas ajustadas com calibre de laminas nos batentes,para perfeita simetria do sistema de acionamento das mesmas.
Cafb.
Não sei se valor resistivo da pista do TPS está alterada,acho que deveria ser uns 5k mas o da moto está com 5,7k.Não tenho outro TPS para conferir.
Corpos de borboletas limpos e cabos não estão esticados e borboletas ajustadas com calibre de laminas nos batentes,para perfeita simetria do sistema de acionamento das mesmas.
Cafb.
Eu faria o seguinte para testar: Desligue o TPS do corpo de borboleta mas com o conector ligado e tente trava-lo com a leitura em 0,3 volts, depois de a partida sem acelerar e veja se a marcha lenta fica estável. Ou tente arrumar um TPS emprestado para teste.cafb escreveu:Moto não pega sem acelerar e não mantem lenta normal tem que dar tempo para aquecer aí lenta baixa e quadrada,sonda lambda varia mas com maior parte do tempo indicando mistura pobre.ou seja abaixo de 0,45 volts mas oscila voltagem porem sem chegar,0,85 volts.Voltagem do tps com borboleta fechada acima de 1 volt.Pelo manual deveria ter 0,30 volt,mesmo dando tolerancia de 20% nessa voltagem não chegaria a 1,volt.
Cafb.
Quanto a leitura da resistência isso não é muito importante, já que você consegue fazer a leitura da tensão.
Jbrigagao,obrigado por trocar ideias.
Mas se o valor(pista) do TPS estiver alterado quando ao estar em alguma posição do curso de funcionamento,a voltagem não será a estipulada para o angulo de abertura da borboleta,dando assim informação errada para central,a qual trabalha baseada nessa voltagem de referencia da abertura da borboleta.
Semana agora vou em alguma CC Kasinski para conferir valor resistivo do TPS.
Abraço.
Cafb.
Mas se o valor(pista) do TPS estiver alterado quando ao estar em alguma posição do curso de funcionamento,a voltagem não será a estipulada para o angulo de abertura da borboleta,dando assim informação errada para central,a qual trabalha baseada nessa voltagem de referencia da abertura da borboleta.
Semana agora vou em alguma CC Kasinski para conferir valor resistivo do TPS.
Abraço.
Cafb.
Boa tarde amigos.
A um tempo atrás a bobina de ignição da Mirage 250 EFI deu problema e me recusei a pagar R$ 160,00 em 1 bobina. Pesquisando aqui no forum vi que a da Fazer 250 serve e eu troquei logo as 2 bobinas pelas da Fazer, e realmente são quase idênticas, porem reparei um comportamento estranho depois que fiz esta troca.
Depois de um certo período quando o motor esta quente ele da uma falhada quando esta parada, similares a quando a bobina esta dando pau, teve algumas vezes que deu problema e parecia que a moto estava funcionando somente com 1 cilindro. Desliguei a moto, esperei alguns segundos e liguei novamente e funcionou normalmente.
Mas de vez em quando com o motor quente ele da essas falhadas parecidas com problema da bobina.
Isso sempre com a moto em marcha lenta, com ela acelerada não apresenta este comportamento.
Alguém que trocou as bobinas da Mirage Injetada pelas da Fazer notou algo como isso ou isso seria problema no sensor TPS?
Abraços,
Cuba.
A um tempo atrás a bobina de ignição da Mirage 250 EFI deu problema e me recusei a pagar R$ 160,00 em 1 bobina. Pesquisando aqui no forum vi que a da Fazer 250 serve e eu troquei logo as 2 bobinas pelas da Fazer, e realmente são quase idênticas, porem reparei um comportamento estranho depois que fiz esta troca.
Depois de um certo período quando o motor esta quente ele da uma falhada quando esta parada, similares a quando a bobina esta dando pau, teve algumas vezes que deu problema e parecia que a moto estava funcionando somente com 1 cilindro. Desliguei a moto, esperei alguns segundos e liguei novamente e funcionou normalmente.
Mas de vez em quando com o motor quente ele da essas falhadas parecidas com problema da bobina.
Isso sempre com a moto em marcha lenta, com ela acelerada não apresenta este comportamento.
Alguém que trocou as bobinas da Mirage Injetada pelas da Fazer notou algo como isso ou isso seria problema no sensor TPS?
Abraços,
Cuba.
Olá Cuba.
Conveniente medir valores de tensão do TPS, SONDA lAMBDA,SENSOR TEMPERATURA MOTOR e AR ADMITIDO.
Fazer revisão nas velas(limpeza ou troca)verificando abertura do gap.
Na minha moto estou usando vela CR7E no cilindro dianteiro,poís notei que a mesma sempre fica mais escurecida que a do cilindro trazeiro,talvez por ser melhor arrefecido pelo ar e trabalhar mais frio.Notei melhora no funcionamento e até para o motor funcionar melhor na primeira partida(lenta).
Abraço
Cafb
0
Conveniente medir valores de tensão do TPS, SONDA lAMBDA,SENSOR TEMPERATURA MOTOR e AR ADMITIDO.
Fazer revisão nas velas(limpeza ou troca)verificando abertura do gap.
Na minha moto estou usando vela CR7E no cilindro dianteiro,poís notei que a mesma sempre fica mais escurecida que a do cilindro trazeiro,talvez por ser melhor arrefecido pelo ar e trabalhar mais frio.Notei melhora no funcionamento e até para o motor funcionar melhor na primeira partida(lenta).
Abraço
Cafb
0