Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Torres, se eu levar "ao pé da letra" o que o mecânico disse sobre o "retificador está jogando energia demais para o CDI", te digo que ele não sabe o que está dizendo. O conjunto gerador/alternador NÃO É como uma represa de elétrons que, se quebrar a comporta, vai inundar o CDI de elétrons e queimar até o fiofó! Se o CDI está queimando porque está circulando uma corrente além do normal dentro dele, então é mais lógico que o culpado seja algum dispositivo que esteja "puxando muita energia" do CDI, como por exemplo, as bobinas. Mas para isso tem que analisar o circuito elétrico, saber o que entra e sai do CDI, pois até o tacômetro é ligado no CDI.

Só para exemplificar com um caso paralelo, já fiz manutenção em equipamentos de CD player onde o responsável pelo não funcionamento da unidade laser era uma lâmpada defeituosa no painel do equipamento. Ela "puxava" uma corrente maior da fonte de tensão e assim "faltava energia" para alimentar o restante do circuito. Neste caso, até as trilhas da placa de circuito impresso estavam descolando pelo aquecimento além do normal.

Entendo que, por uma questão econômica de tempo (pois "tempo é dinheiro") é muito comum adotar o "procedimento de manutenção TP" (TP = troca peça). Supõe-se que a partida está ruim porque a bateria está velha, e troca-se a bateria e depois de 2 dias o problema reincide porque na verdade era o retificador que estava com falhas e não carregava a bateria. Neste caso, um conserto que era para ser de R$150,00 ficou em R$200,00 (bateria) com a volta na oficina para trocar "outra peça com defeito" e lá se vão os R$150,00 também. Nem todo o procedimento de manutenção é tão fácil quanto parece. :wink:
Imagem
torresbeto

Obrigado pela explanação...

o que me complica, é que o CDI está em um lugar e a moto em outro...

o que o meu mecânico (onde a mirage está) disse:

Ele disse que talvez possa ser isso, mas pediu para eu esperar chegar o cdi, ele instalar na moto, e fazer a revisão da parte elétrica...para aí sim constatar se é realmente o retificador ou se alguma outra peça ou cabo que está gerando o curto
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
profileexotic
Contato:

Amigos, tô num mato sem cachorro!

Não sei o que fazer, já faz mais de 1 mês que estou sem minha nega, pois queimou o retificador e o estator.
O estator já foi reenrolado pelo Lefteris, com fio de bitola maior, para gerar mais corrente, mas o problema é o estator, veja:

Ecu e iluminação geral: 6 Amperes
Farol de milha: 8,2 Amperes
Turbocharger: 5 amperes
Rádio e carregador de GPS/Celular: 1 Amper
TOTAL: 20,2 Amperes

Obviamente não usarei tudo ao mesmo tempo. Mas se colocar o Retificador da CB400, ele daria conta?

Quero fazer algo para não ter mais dor de cabeça. Será que existe um retificador de MAXO que aguenta bastante?

Eu poderia pedir lá de fora no Ebay, desde que aguente o tranco sem me encher mais o saco, ta f*da ficar sem moto.

Abraços.
virtuhal
Contato:

retificador melhor só o mosfet.
http://www.ebay.com/itm/SHINDENGEN-MOSF ... 23&vxp=mtr

O pessoal lá fora tem adaptado com sucesso. Eu tenho um mas nao instalei.

Eu sugiro que voce tente o retificador original mais uma vez. As séries novas não tem mais dado problema.
jirschik
Moderador
Contato:

A questão é saber se o alternador (gerador de tensão elétrica alternada) irá aguentar E se há espaço suficiente para os fios do estator. Além disso, o alternador tem um limite de projeto e chega ao ponto que não adianta aumentar o tamanho das bobinas que o indutor não fará milagres no induzido.

O retificador está no meio do caminho para tudo isso. Verifique as especificações do retificador da Suzuki GS500, pois já ouvi dizer que tem maior capacidade de corrente.

Você pode pensar em melhorias do circuito elétrico, diminuindo o consumo com algumas alterações: Você está usando faróis de milha com leds? Também existe lâmpada H4 com leds, onde o consumo é menor.
Imagem
profileexotic
Contato:

virtuhal escreveu:retificador melhor só o mosfet.
http://www.ebay.com/itm/SHINDENGEN-MOSF ... 23&vxp=mtr

O pessoal lá fora tem adaptado com sucesso. Eu tenho um mas nao instalei.

Eu sugiro que voce tente o retificador original mais uma vez. As séries novas não tem mais dado problema.
Havia visto esse retificador, e parece ser muito bom, as ligações são padrões né? 3 fios que vem da bobina do estator e 2 que saem?

This regulator can handle up to 50amp peaks & 30amp continuous 3 phase, 30amp single phase.
jirschik escreveu:A questão é saber se o alternador (gerador de tensão elétrica alternada) irá aguentar E se há espaço suficiente para os fios do estator. Além disso, o alternador tem um limite de projeto e chega ao ponto que não adianta aumentar o tamanho das bobinas que o indutor não fará milagres no induzido.

O retificador está no meio do caminho para tudo isso. Verifique as especificações do retificador da Suzuki GS500, pois já ouvi dizer que tem maior capacidade de corrente.

Você pode pensar em melhorias do circuito elétrico, diminuindo o consumo com algumas alterações: Você está usando faróis de milha com leds? Também existe lâmpada H4 com leds, onde o consumo é menor.
Sobre usar leds, fuço bastante e tenho quase certeza que ele não terá a iluminação suficiente para estradas escuras e sem iluminação, estou correto?

Creio que mesmo essa, 7,5w não forneça o mesmo brilho que a lampada comum:
http://www.dhgate.com/2pcs-h3-7-5w-supe ... b0d06.html

estou pensando em substituir tudo por xenon 4000k, o que acha?
jirschik
Moderador
Contato:

profileexotic escreveu:...Sobre usar leds, fuço bastante e tenho quase certeza que ele não terá a iluminação suficiente para estradas escuras e sem iluminação, estou correto?

Creio que mesmo essa, 7,5w não forneça o mesmo brilho que a lampada comum:
http://www.dhgate.com/2pcs-h3-7-5w-supe ... b0d06.html

estou pensando em substituir tudo por xenon 4000k, o que acha?
Já vi lanternas de mão com leds que iluminam bem forte, então, acredito que seja questão de encontrar o produto certo. Quanto ao Xenon, vais precisar saber se é permitido ou não o uso.

Quanto ao anúncio:

Description:
Voltage: DC 12
Color of light: Bright white
Color temperature: 5500-6500k
Lumen: 360lm-380lm
Length: 49.50mm*20mm(length*diameter)
Socket type: H3

A "intensidade de luz" é medida em Lumens. Não tome como referência a potência consumida pela lâmpada, pois estamos comparando tecnologias diferentes de fabricação de lâmpadas. Pesquise sobre a intensidade de Lumens das lâmpadas que você está utilizando. Outro fator que interfere mais um pouco é a Temperatura de Cor, expressa em Kelvins. É aqui onde define-se as lâmpadas do tipo "Luz do Dia", "Comfort", "Super Branca", etc.
Imagem
ubiratamuniz

Led de 10W ilumina prá caramba.

Mas tô falando daqueles leds quadradinhos de 10W, não daquelas lâmpadas de "7,5W" da DealExtreme. Esses leds de 10W precisam de um inversor (chamado também de "driver") para funcionar direito, esquentam MUITO e precisam de dissipação de calor adequada.

um led de 10W
Imagem

o driver de 12V q eu uso no meu
Imagem

Na minha Sahara eu tenho farol principal de xenon 35W 4300K, e duas milhas de LED de 10W cada, também com luz de 4300K (branco frio) e digo, iluminam muito bem, quem vê não acredita que a bagaça é de LED. Detalhe que puxam só 0,5A de corrente e não sobrecarregam o sistema elétrico como fazem os faróis de milha com lâmpadas comuns de 35W. rs.

Eu uso dissipador para led de 1W, sei que vai diminuir a vida útil do LED, mas dissipa o suficiente (se em vez de durar 10 anos durar 1,já tô no lucro). Por quê? O dissipador específico para 10W não cabe no farol, é monstro. :lol: o de 1W cabe certinho nas minhas milhas.

Já preparei um par pra instalar na Mirage, esperando apenas chegar o suporte de milhas que eu comprei.

tem um tutorial mastigadinho que eu postei em vários fóruns, não recordo se cheguei a postar aqui no Motos Custom.
Abraços,

Bira
nnogarole

Fala pessoal ! Hoje busquei a minha Mirage e antes de decidir li muito aqui no forum e qdo achei a motoca com possibilidade de fechar negócio, fui trocando algumas idéias no tópico sobre compra de usadas - Valeu pela interação da turma aqui do forum !!! :)

Bom.. passada a alegria inicial..problema. Espero que vocês possam me ajudar,me dar um norte..
Bom primeiro informações sobre a moto:

A moto é 2010/2011 - peguei ela hoje pela manhã e ela tem pouco mais de 1.600km rodados. A moto tinha uns pontos de oxidação e até pela km nota-se que ficou parada.
Pelo manual, a revisão de 1.000km/3 meses foi feita em 07/2011 com 460km.

Relato do dia: Peguei a moto, felicidade e adrenalina a 1.000 (ja tive moto mas estava a mais de 5 anos sem...). Sai da loja e devo ter rodado mais de 5km e parei no posto para abastecer. Enchi o tanque. Continuei o passeio.. sentindo ela, os freios a evolução das marchas... tocando mais forte, aliviando etc... Resumindo .. maravilhosa !!!
Devo ter rodado mais de 20km.

O Problema: Chequei em casa, desligo a moto e vou abrir o portão da garagem. Sento na moto e ela liga sem problema. Entro em casa, entrada com caimento muito discreto, e quando entro na parte coberta da garagem, dei um mole e deixei ela morrer ao passar pelo desnivel do piso mais alto da parte coberta..
Aí não pegou mais !!
Gira achava, luzes acendem, barulho da injeção ok, boto para a partida, faz o barulho caracteristico da virada mas não pega. Umas duas vezes chegou a dar uma virada meio falha e morria. Agora nem isso
fica no nhenhenhén mesmo..
Bom deixei a moto em casa e fui trabalhar sem ela.
Cheguei agora a noite pensando que com ela fria ia pegar e nada.. só nhenhnehm da partida e não entra no ronco ou aceleração.. parei para não forçar a bateria. Agora, como o acendimento do farol não é separado, a bateria já ameaça enfraquecer, parei de tentar.

Senhores me estendi na intenção de dar o maior número de detalhes.. desculpem.

Alguma dica ?
Frustração logo no primeiro dia foi brabo !! Já estava contando de ir trbalhar com ela amanhã, agora com o tempo firmando aqui no RJ novamente..

Valeu já antecipadamente pessoal !!!
cros
Moderador

nnogarole escreveu: Alguma dica ?
Frustração logo no primeiro dia foi brabo !! Já estava contando de ir trbalhar com ela amanhã, agora com o tempo firmando aqui no RJ novamente..

Valeu já antecipadamente pessoal !!!
Tem que ver se ela ficou muito tempo parada sem ligar, ai é possível que a bateria não segure mais carga, mesmo sendo 2011.

Além disso tem o problema (pra mim é um problema) ser injetada, então pode ser alguma coisa na entrada de gasolina.

Infelizmente eles resolver deixar o farol sempre ligado e num caso de bateria fraca o farol vai sacanear e não deixar virar pois parte da carga necessária pra virar o motor vai pro farol e ai dano-se. Quem sabe dar uma carga lenta na bateria pra eliminar essa dúvida!
Imagem
Responder