Bom dia!
Prezados motociclistas,
Eu sou muito curioso, sempre que tenho tempo estou pesquizando sobre nossas máquinas maravilhosas.
Bem o assunto que vou colocar póde ser meio polêmico, porem são fatos!
"Entrei" em varios fóruns de motocicletas acima de 500cc, Honda, Yamaha, Suzuki, Harley, e da hyosung, ou kazinski aqui e alguns do exterior.
Bem o que conclui é que essas motos de maior cilindrada, não são o forte de vendas, normalmente o que vende muito são motos de pequena cilindrada para uso diário, nestas motos existem peças com relativa facilidade e a até as alternativas, com preço relativamente baixo devido a profusão de motos vendidas.
Os problemas de funcionamento, também são mais faceis
de identificar, também devido á grande quantidade de motos.
Ocorre que com a adoção do sistema injetado EFI, começou um certo "rebu", pois nem todos estavam preparados para dar manutenção na nova tecnologia ( no caso das motos) pois nos carros já está em uso a muito tempo, e portanto os mecanicos foram forçados
a se atualizar, apesar da falta de talento de alguns mecanicos para tanto.
Bem o resumo é o seguinte, nas outras marcas citadas existe falta de peças crônica, muitos compram peças pelo E-Bay,(HD), outros não tem opção deste tipo e ficam amarrados a concessionarias com preços altos se
comparados á da kazinski, esse nome tem que mudar... Mas é só um nome, não a moto da hyosung, que é uma máquina como qualquer outra, porem tem um projeto que é muito moderno e chega a lembrar as Ducati, com excessão do comando Desmodremo, que só a Ducati usa.
Outra coisa muito interessante, as motos de "grife"
são adiquiridas, e seus proprietários com raras excessões, nunca vão tentar achar os problemas que aparecem nas motos, e são muitos, conforme tenho lido nos fóruns expecificos da marcas.
Eles preferem levar a moto a concessionária, devido a questão de garantia e talvez desinterece de sujar a mão na graxa.
A questão poder aquisitivo também influência.
Bem a dificuldade é a mãe da criatividade e do aprendizado.
Quem tenta entender, aprender, resolver probleminhas bestas, acaba sentindo prazer em "mecher" e acaba se realizando como motociclista muito mais do que aquele que só abastece e sai andando por aí até que a moto de um problema e seja levada a concessionária.
Não estou criticando, cada qual tem seu modo de "lidar" com seu hoby.
Mas voltando a EFI, essa tecnologia está dando muito o que falar, pois esta sendo adotada de forma massiça por todas montadoras, eles só se esqueceram que a moto não é como um carro que tem o "cofre" do motor que proteja os conectores, plugues, enfim não é como nas motos, que pegam chuva, quando lavamos a moto não temos como controlar onde a água vai espirrar, então começam os mal contatos etc.
Bem, mas para tudo tem solução, ainda mais aqui no Brasil, terra de gente com "jogo de cintura" e muita criatividade, para sanar esses contatempos, desde que pesquize e suje a mão de graxa, ou aproveite a esperiência dos que já tem as soluções e sujestões.
Nos fóruns de automoveis, o que tem de gente se descabelando com defeitos bobos gerados pela falta de analize conciente dos problemas advindos da tecnologia EFI. ela é fantástica, mas os plugues e contatos tem sido os grandes vilões dessa tecnologia.
Acho que aqui neste fórum se aprende muito, pois tem muita gente que é motociclista de verdade, e tem a curiosidade de pesquizar, tentar resolver as coisas com um debate franco e ás vezes "acalorado", mas que sempre acaba com um saldo positivo.
Em outros fóruns, observei a forma "velada" de comentar os problemas encontrados, talvez porque querem preservar a Marca, para preservar o investimento, justificando que os problemas da moto
são o "CHARME" da moto. Enfim me perdoem a franqueza
mas gosto de montar na moto e chegar ao destino e voltar sem problemas, curtir a estrada sem o "CHARME"
dos problemas crônicos de muitas motos.
Tudo isto digo, para parabenizar os membros do fórum
pela sinceridade, capacidade de perguntar abertamente
sobre os problemas, e como resolve-los. E sem contar que temos peças a vontade e baratas, aqui nas concessionárias, ou através de sites dedicados como o do Richard Jordam, e outros que nos mandam componentes e acessórios de forma ágil e a preços muito baratos.
Este relato faço depois de muita pesquiza pela net, e conversando com amigos proprietários de outras marcas.
Abraços a todos motociclistas, independente de marca ou tribo, pois motociclista não nasce com marca de moto programada ele elege sua moto, e como dizia Vinicius de Moraes, " O amor é eterno enquanto dura".