Eu andei por aí, procurando uma motokinha prá comprar. A minha intenção era comprar uma motoka confortável, razoavelmente potente e por um bom preço.
Quase consegui... mas putz, assim que vi a loirinha, o coração falou mais alto e acabei ficando com ela! Trata-se de uma Rarlinha (eu queria um Harlão, snif, snif, eheheheh).
É uma Sportster 883 Custom, 2005, carburada. Ei-la:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Kings escreveu:Parabéns Russovski, tá linda essa moto. Acho que ficou a sua cara mesmo, apesar de eu não te conhecer
Muitos Km de felicidades para vc e para a D. Russa.
Ae Kamerads: valeu!
Engraçado, eheheheh... todo mundo, inclusive eu, acha que essa motoka tem a minha cara, vai ver é por causa da minha primeira motoka, a magmarela, eheheheh...
Desde que peguei a Sportster 883C só havia rodado na cidade com ela.
Como nos últimos dias choveu muito por aqui, resolvi encostar a motoca para uma revisão geral e para troca dos pneus, que estavam bem ruins.
Hoje amanheceu um dia lindo, céu aZul, temperatura agradável e não deu outra, com a moto devidamente revisada e calçada com um par de Metzelers Marathon novinhos, a "Loira" foi prá estrada, comigo na "boléia" e com a D. Russa na garupa.
Fomos até um município vizinho levar um presente de aniversário para um afilhado e testar a motoka.
As impressões desse primeiro rolézinho, comparando com a ex-Ruiva (Savage LS650) foram:
MOTOR: extremamente elástico! Não tem a mesma arrancada da Savage, que pulava prá frente em primeira marcha a um leve cutucão no acelerador. Prá 883 arrancar forte, tem que abrir o gás com vontade. Entretanto, o motor empurra bem em qualquer rotação. Dá prá passar uma lombada a 20 km/h em quinta marcha e abrir o gás que ele retoma sem engasgar.
Mas eu achei mais divertido reduzir umas duas marchas antes das lombadas e abrir o acererador com vontade.
SUSPENSÕES: duras, muito duras, mesmo estando com amortecedores pressurizados. Na regulagem 1 dá fim de curso só com o piloto. Na regulagem 2, não da dá fim de curso com piloto, mas dá com piloto e garupa.
Para rodar na estrada, com garupa, o ideal é a posição 3.
CONFORTO: Ergonomia perfeita, as pernas não ficam demasiadamente esticadas nem demasiadamente flexionadas. No princípio estranhei o guidão, por ser mais estreito do que o da Savage, mas depois acostumei. O banco acomoda bem o piloto, porém é um pouco duro. O banco da garupa tem boa largura e altura e é igualmente duro. Logo, logo, estarei providenciando almofadas de gel. Não gostei da posição da caixa do filtro de ar, à direita e logo abaixo do tanque.
Nessa posição ela impede que se prenda o tanque com os joelhos, obrigando a pilotar com o joelho direito meio aberto. Vou ter também que regular o pedal do câmbio, que está muito baixo.
FREIOS: Eficientes porém um tanto borrachudos, principalmente o freio dianteiro. Vou instalar um aerokip e trocar as pastilhas por outras, sinterizadas.
COMPORTAMENTO DINÂMICO: Extramamente estável em retas, mesmo em piso ruim, mas a grande surpresa foi nas curvas. A 883C é um pouco pesada prá entrar nas curvas, tem que "jogar" ela dentro da curva, mas depois ela percorre a curva no traçado pretendido, com muita estabilidade, sem nenhum balanço ou sacolejo na traseira e sem nenhuma tendência de fechar ou abri a curva. A Savage tinha uma tendência de abrir as saídas de curva. E nas saídas de curva pode-se abrir o gás sem dó que ela permanece equilibrada.
A motoka passa muita segurança nas curvas, pena que a inclinação é limitada pela altura das pedaleiras, que são muito baixas.
VIBRAÇÃO: Em marcha-lenta, ao invés de Harley-Davidson, ela bem que poderia se chamar "Harley-Parkinson", eheheh, mas é só erguer um pouco o giro que a grande parte da vibração desaparece (chuto que por volta das 2.000 rpm).
Benditos cochins de borracha! Rodando a 100 km/h o nível de vibração inclusive inferior ao da Savage.
MANOBRABILIDADE: Putz... ai o bicho pega! a motoka é pesada, eheheh... tem que estudar direitinho onde vai estacionar prá não pagar o mico de ter que pedir ajuda prá empurrar a moto, eheheheh...
Em geral, uma moto que vibra muito e tem a potência que promete, seria isso o resumo da ópera?
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Em geral, uma moto que vibra muito e tem a potência que promete, seria isso o resumo da ópera?
É bem por aí Kamerad Jovi.
Como eu estava "conhecendo" a moto e estava com a D.Russa na garupa, eu não abusei, fiquei abaixo dos 110 km/h.
No entanto, percebi que ela tem fôlego para ir tranquilo a uns 160 km/h garupado. Dificilmentente vou chegar a essa velocidade, mas é bom saber que a máquina tem uma boa reserva de potência. Isso passa muita segurança, principalmente em ultrapassagens.