Wolfmann, tu acha que a 883 é uma boa moto para começar? Sou um cara grande como falei em outro forum e estou tendo um pouco de dificuldade com as 125cc.wolfmann escreveu:motocicleta é um vício, mas é perigoso.
Eu rodo em duas rodas há mais de 30 anos. Fiz minha iniciação com uma Suzuki GT 185 e fui subindo os degraus da "escadinha". É uma garantia que não vou cair? Esquece. Sempre que você se sente muito confiante, é quando acontece o acidente.
Atualmente já rodo com minha Fat há 4 anos e nesse tempo já tive três tombos. O primeiro foi na minha garagem assim que cheguei com ela da autorizada... Dor de corno terrível, mas sem qualquer marca na moto... só no orgulho.
Já caí porque um caminhão acertou a lateral da moto (também sem marcas, só a irritação com o motorista do caminhão) e o último tombo foi saindo de casa porque insisti em levar o pneu até o fim da vida útil... chão úmido e pneu gasto é uma receita de tombo e aconteceu exatamente porque achava que podia controlar qualquer situação. Foram todos tombos bobos, sendo que o primeiro e o terceiro foram por culpa exclusiva da auto-suficiência.
Te recomendo calma. Aprenda como sua moto reage, como você reage às reações dela e treine situações onde a frenagem de emergência e o desvio de obstáculo são necessários.
Eu normalmente procuro o local onde é feita a prova do Detran durante a noite para treinar com a Fat ultrapassar os obstáculos da prova: o slalow, o S e o 8 são manobras difícieis que te treinam para algumas situações. Frenagens são treinadas em estacionamento vazio: marca uma linha demarcatória de vaga e vá freando cada vez mais forte para sentir como vai ser a reação da moto.
E pilote sempre equipado: um capacete de 50 merréis é bom para o bolso, mas normalmente causa muitos prejuízos para a cabeça. Não digo que a qualidade se mede pelo valor do capacete, mas pegue o danado e veja se é tem boa forração, se o isolamento de isopor tem boa espessura, se o casco apresenta alguma imperfeição e principalmente: se é confortável. Muitas vezes ele vai ser seu companheiro durante horas e é muito bom que vocês tenham uma boa convivência.
Botas: procure as que te protegem os tornozelos, senão use tênis mesmo... é a mesma coisa que uma bota curta. Tem gente que prefere as botas que protegem as canelas, mas acho desconfortáveis.
E use sempre um casaco adequado à temperatura. Um casaco muito quente em dia de verão vai te fazer passar mal e um casaco que não esquente em dia de inverno vai te deixar desconfortável.
Divirta-se e treine... você tem muitos kms pela frente. E não esquece: só existem dois tipos de motociclistas: os que já caíram e os que vão cair.
Abraço e parabéns pela escolha.
Abraços!