Manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Fala, moçada.

Passeando no site da seguradora gringa AllstateGarage.com encontrei esse texto muito interessante e como não vi nada parecido em português resolvi traduzir e mandar pra cá, quem sabe não repassamos aos nossos motoclubes para uma viralização por e-mail, ou panfletagem em nossos encontros para que sejam distribuídos entre amigos, colegas de trabalho e familiares.

O texto fala sobre como o comportamento dos motoristas pode ser revisto afim de evitar acidentes com motos, mas também dá boas orientações aos motociclistas.

Porém antes de divulgarmos gostaria que os amigos vissem o texto original e ajudassem em eventuais erros de tradução. Não sou expert mas acho que consegui captar as idéias e pôr em linguagem brazuca -- com exceção do termo "downshift" que aparece no item 4 da lista e que apesar de eu ter entendido talvez eu não conheça o melhor forma de dizer isso em português.

Sem mais delongas e contando com a colaboração da galera, aí seguem o textos em português. Para comparar com o original em inglês, acesse AllstateGarage.com e clique no item "SAVE A BIKER".

**************************

Veja uma moto, salve um motociclista
10 coisas que todo motorista (de carro) deveria saber sobre motocicletas.

1. A causa nº 1 de acidentes com motos é que os motoristas não as vêem.
É isso mesmo. Não porque motociclistas sejam cabeça-quente e agressivos. Não porquê estão em duas rodas ao invés de quatro. Mas porquê motoristas frequentemente não consegue visualizar o motociclista.

2. Motociclistas podem facilmente desaparecer em seus "pontos cegos".
A única maneira de prevenir isso é sempre estar alerta ao tráfego ao seu redor e olhar duas vezes antes de mudar de faixa ou virar em interseções.

3. Motociclistas podem estar mais próximos do que parece.
Eles são menores que carros, então é difícil julgar suas velocidades e quão distantes estão. Uma boa regra de ouro quando visualizar um motociclista: assuma que ele está mais próximo do que aparenta.

4. Motociclistas nem sempre usam os freios para desacelerar.
Às vezes é mais seguro para um motociclista reduzir a marcha ao invés de usar os freios. Quando um motociclista usa essa técnica para desacelerar não acenderá a luz de freio pra alertar você. Então sempre mantenha-se a uma distância um pouco maior quando estiver atrás de uma moto.

5. Motociclistas usam toda a faixa por segurança, não por imprudência.
Quando observar um motociclista mudando de posição na faixa ele não está se exibindo ou te convidando pra compartilhar a faixa com ele. Ele está reagindo a detritos na pista, ao vento ou buscando ser melhor visto por outros veículos.

6. O pisca-alerta de um motociclista nunca desliga automaticamente como o seu.
Alguns motociclistas podem esquecer de desligar manualmente o pisca-alerta. Então lembre de certificar-se que aquele sinal ligado é pra valer.

7. Não prenda-se à idéia de que um motociclista pode sair do seu caminho.
Motocicletas são altamente manobráveis a baixas velocidades e com boas condições de pista, mas é sempre melhor não colocá-las à prova.

8. Motociclistas passam maus momentos quando precisam parar rapidamente em pistas molhadas.
Nessas condições fique um pouco mais distante ao estiver atrás de uma moto.

9. Motociclistas são pessoas como você.
Eles poderiam ser sua família, amigos ou vizinhos. Eles apenas não tem cinto de segurança ou airbags pra protegê-los.

10. Atingir uma moto será algo do que você vai se lamentar.
80% dos acidentes de moto resultam em ferimentos ou morte. Isso poderia ser prevenido se todos nós apenas prestassemos mais atenção enquanto dirigimos.

Ajude a proteger o motociclista, passe esse texto adiante.

Fonte: AllstateGarage.com
*****************

Vamos lá, podemos salvar muitas vidas coma disseminação de idéias assim.

Abraços,
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Show de Bola Kenny!

Texto muito bom!!!
Paulo Moura
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Re-publicado no Blog! :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Beleza, gente. Que bom que gostaram, mas quero saber se todos concordam com a tradução feita e por isso preciso que os que manjam inglês revisem antem de darmos o texto como "definitivo". Já vi que há uns erros e vou corrigir, mas ainda gostaria que alguém mais desse seu pitado, principalmente sobre o termo downshift que mencionei no início.

Tem algum jeito de divulgarmos esse tópico pro máximo de membros do fórum? Quanto mais gente passar por aqui melhor pode ser a colaboração e os resultados de divulgação.

Abraços,
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Adauto
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Nov 2008, 17:35
Localização: São Paulo

Muilo legal.
[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

acho q o item nr. 9 deveria ser o primeiro da lista... se as pessoas tivessem consciência disso não fariam tanta M!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

wellrod escreveu:acho q o item nr. 9 deveria ser o primeiro da lista... se as pessoas tivessem consciência disso não fariam tanta M!!!
Hehehe... bom, pelo que entendi os itens não estão classificados por grau de importância... além do que minha idéia foi fazer uma "versão basileira" para o mesmo e não alterá-lo.

Mas entenhdi teu ponto. Bom, não há mais nenhuma contribuição para a tradução? Podemos começar a espalhar a idéia?
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Leoloster
Mensagens: 276
Registrado em: 19 Out 2010, 00:39
Localização: Fortaleza

Excelente.

Pena que seja tão difícil fazer motoristas de carro compreenderem essas coisas. Pra grande maioria é tudo motoqueiro filho da put* que não respeita o trânsito e se f*deu por culpa própria.

:evil: :evil:
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Ok, então agora passo a bola aos moderadores: qual seria a melhor forma de a gente divulgar esse texto pra todos os usuários do fórum?

Tenho certeza que se cada um espalhar esse texto entre 5 amigos, e instruí-los a repassar a mais 5, seja impresso ou por e-mail, a gente já consegue alcançar uma boa quantidade de gente.

Cada representante de motoclube aqui no fórum poderia levar uns panfletos pra suas reuniões e até nas reuniões de outros grupos, pra que cada membro fizesse uma micropanfletagem em seu círculo social (vizinhos, amigos, colegas de trabalho, etc). Até me ofereço pra elaborar um layout desse panfleto, caso queiram -- inclusive até com o logo e link do fórum, se os moderas acharem interessante.

Enfim, cruzei a bola... quem vai cabecear?
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Brother... penso muito sobre isso... e me pergunto muitas vezes porque não há o interesse das próprias empresas de moto em nos defender...

esse preconceito com o motociclista já vem de décadas... a mídia colocou isso na cabeça das pessoas tão fortemente quanto o amor incondicional que tu sente pelo teu time de futebol enquanto os políticos votam secretamente suas próprias leis na madrugada...

creio que só "entrando" na mídia poderíamos mudar esse cenário... tipo conseguir uma reportagem com algum jornal de nome desses pra mostrar "o outro lado do motociclismo" que ninguém nunca mostrou...

mas qual mídia estaria interessada nisso se elas são as nossas maiores inimigas?!?!?
creio que com a internet (twitter, facebook, etc) temos muita força mas não o bastante para vencer essa ideologia pregada durante anos e anos de que motocicilistas são gente ruim e causam todo o problema do universo como engarrafamentos, aquecimento global, poluição do planeta, morte das girafas no norte da malásia, etc...

fazer cartazes vai ter só uma ação entre nós mesmos... as pessoas em geral só começam a "notar" que somos "humanos" como eles quando algum membro da família se torna motociclista... muitos amigos meus já me confessaram que só começaram a "notar que os motociclistas" existiam depois que eu comecei a ser um... começaram a ter mais atenção, a respeitar mais, a se preocupar em observar...

fora isso os motoristas vão continuar fazendo o que fazem todos os dias...

acho que não precisaríamos seguir todas essas regras obedecendo fielmente o que criaram lá fora...

1 ou duas regras são o bastante...

somos seres humanos exatamente como os que estão nos carros e a lei maior do trânsito: o maior respeita o
menor...

a partir do momento que vc tem noção que tem que PROTEGER um veículo menor, vc passa a cuidar dele... e não a tê-lo como um inimigo, que é o que acontece frequentemente...



Kenny escreveu:Ok, então agora passo a bola aos moderadores: qual seria a melhor forma de a gente divulgar esse texto pra todos os usuários do fórum?

Tenho certeza que se cada um espalhar esse texto entre 5 amigos, e instruí-los a repassar a mais 5, seja impresso ou por e-mail, a gente já consegue alcançar uma boa quantidade de gente.

Cada representante de motoclube aqui no fórum poderia levar uns panfletos pra suas reuniões e até nas reuniões de outros grupos, pra que cada membro fizesse uma micropanfletagem em seu círculo social (vizinhos, amigos, colegas de trabalho, etc). Até me ofereço pra elaborar um layout desse panfleto, caso queiram -- inclusive até com o logo e link do fórum, se os moderas acharem interessante.

Enfim, cruzei a bola... quem vai cabecear?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder