Replica de Quadro de Norton (quem faz?)

Motos do estilo Café Racer, clássicas e modernas

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Outras Marcas

MidnightMan

Olá pessoal!
<br>
Sempre fui fã do estilo Café Racer, especialmente das Norton, que são os maiores ícones deste seguimento(ao lado das Triumph).
<br>
Eu gostaria de começar do zero um projeto de Cafe Racer e para tanto, eu queria usar uma réplica de quadro da Norton.
Vocês conhecem alguém que faça esse tipo de quadro por encomenda? (já vi na net que tem gente que faz para Choppers e Bobbers). Mas, o que eu quero é Norton.
<br>
Outra coisa, queria saber se é muito difícil conseguir um motor de Harley (ou um V2 com mais de 500cc)?
Pois, de acordo com o que eu tenho sonhado, o ideal seria usar um V2 e fazer uma "Harton".
<br>
Imagem
<br>
Espero ter postado na sessão correta.
<br>
Abraço!
<br>
PS: Sei que uma ótima opção de custo/beneficio é a utilização da CB400/450 como plataforma (achei a do Russo fantástica) Mas, gostaria de tentar primeiro isso. caso seja inviável ou caro demais, partirei pra outra alternativa.[/img]
cros
Moderador

Se teu sonho seria seguir as linhas da Norton, porque um motor em V?? Já que tradicionalmente ela usa um motor em linha, nesse caso seria mais adequado uma CB400 ou mesmo uma FYM..

Não pode esquecer a parte legal de se fazer um quadro e o custo disso. Passando pelo crivo do INMETRO e Detran.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
cros
Moderador

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
MidnightMan

cros escreveu:Se teu sonho seria seguir as linhas da Norton, porque um motor em V?? Já que tradicionalmente ela usa um motor em linha, nesse caso seria mais adequado uma CB400 ou mesmo uma FYM..
Na verdade, o objetivo (meu e do estilo) é o máximo desempenho, sem falar que "tradição" no que diz respeito a Cafe Racer, é misturar mesmo. Assim nasceram as hibridas, como Harton (Motor de Harley + Quadro de Norton), Norvin (Quadro de Norton + Motor de Vincent) e a Triton (Motor de Triumph + Quadro de Norton.
cros escreveu: Não pode esquecer a parte legal de se fazer um quadro e o custo disso. Passando pelo crivo do INMETRO e Detran.
Sem dúvidas. Tudo dentro da lei sempre.

Mas, se esse pessoal que faz quadro pra choppers/bobbers consegue que eles sejam emplacados, acredito que isso não será problema.
MidnightMan

Imagem

Imagem

Imagem
MidnightMan

MidnightMan escreveu:
Outra coisa, queria saber se é muito difícil conseguir um motor de Harley (ou um V2 com mais de 500cc)?
Pois, de acordo com o que eu tenho sonhado, o ideal seria usar um V2 e fazer uma "Harton".
Respondendo a mim mesmo:

É relativamente fácil conseguir um motor de Harley ou em V (achei de HD, Virago 535, Dragstar 650 e Marauder 800).
A parte ruim é o preço (de R$3.800 a R$8.000). Mas, continuarei pesquisando.

Assim que souber de alguém capacitado para projetar e construir o chassi, vou comprar o motor (antes) para que possa fazer o chassi para receber o motor escolhido.

Será que o pessoal que faz quadros para Bobber e Chopper faz isso (Chassi tipo Norton) numa boa?

Imagem
cros
Moderador

Tava pensando aqui com meus botões, os motores de HD são conhecidos pela grande vibração, além de serem grande e pesados. O quadro teria que um pouco maior que um original além de ter mais espaço para coxins, pelo menos para evitar vibração e não partir o quadro.

vide: viewtopic.php?t=1171

Então não sei se este tipo de quadro seria ideal para um V2 desse porte!?

Outra coisa, para construir um quadro é preciso de um gabarito desse quadro em questão, ou pelo menos um gabarito que seja possivel, colocar a ferragem nas medidas aproximadas, o construtor tem que numerar o quadro e depois passar pelo INMETRO.
Imagem
MidnightMan

cros escreveu:Tava pensando aqui com meus botões, os motores de HD são conhecidos pela grande vibração, além de serem grande e pesados. O quadro teria que um pouco maior que um original além de ter mais espaço para coxins, pelo menos para evitar vibração e não partir o quadro.
Minha unica preocupação em relação a vibração gerada pelo motor é em relação a resistencia do quadro, se você fala da vibração por conta do conforto. Pra mim, não tem problema, já tive RD 350 e garanto que a emoção compensa qualquer vibração (até rimou.. rsrs).

Quanto a possível necessidade de aumento no tamanho do quadro, também não é problema, pois eu já pretendia mandar fazer um pouco maior (tenho 1,96m de altura, se a moto for muito pequena eu fico parecendo um gafanhoto em cima dela)
cros escreveu: Então não sei se este tipo de quadro seria ideal para um V2 desse porte!?
Você leu e viu as fotos que eu postei?

PS: Não interprete isso como uma grosseria, é uma pergunta sincera.

cros escreveu: Outra coisa, para construir um quadro é preciso de um gabarito desse quadro em questão, ou pelo menos um gabarito que seja possivel, colocar a ferragem nas medidas aproximadas, o construtor tem que numerar o quadro e depois passar pelo INMETRO.
Não precisa ser "exatamente" igual a de uma Norton. Já vi alguns anuncios de construtores que fazem quadros bem "parecidos", acredito que dê pra modificar um pouco e ficar do jeito que eu quero.

Sobre o INMETRO, Se eles reprovassem tudo não existiriam tanta gente fazendo Chopper e Bobber por aí...
cros
Moderador

MidnightMan escreveu: Sobre o INMETRO, Se eles reprovassem tudo não existiriam tanta gente fazendo Chopper e Bobber por aí...
A questão pra mim é mais legal do que pratica. Será que esses veiculos passam numa barreira?

Aqui ja vi camarada ser multado por usar xenon, por ter a placa na lateral etc.

Pra fazer um triciclo é ua burocracia dos infernos, só tem um INMETRO aqui faz as verificações e fica em Pelotas, tme um cara que faz um triciclo e me entrega, mas eu tenho que fazer a documentação, ele até indica um adv. de SPO que faz isso.

Em SPO pode ser mais tranquilo, Parana dizem que é mais tranquilo tbm, tem gente aqui que já andou pelas entradas de sul a norte sem pisca e sem paralamas... mas prefiro não ficar a pé na estrada por causa de um guardinha que dormiu com os pés destapados.
Imagem
cros
Moderador

Estou sendo chato nesse ponto sobre documentação/legislação porque infelismente aqui nessa republica, a mesma lei que deveria ser aplicada numa cidade não é em outra.

Um dia perguntei prum guardinha de transito (de moto) como ele agia se alguém andasse com a viseira levntada (pelo codigo de transito é proibido) ele disse que não iria perder tempo com isso, e eu ando com a viseira levantada e nunca levei multa.

Já em SPO já foi comentado alguém parou na sinaleira, levantou a viseira e um guardinha multou.

Tem um guardinha da PF que multou esse camarada pela xenon, porém tem outros que não multam.

Pena que não temos a liberdade dos americanos no que diz respeito a construção caseira de veiculos.
Imagem
Responder