Custom seria o tipo mais indicado pra mim? (busco segurança)

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

renatov
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Out 2016, 12:56
Localização: São Paulo

Olá, apesar de eu já ter tido uma moto (Suzuki Yes) durante alguns anos, eu não entendo nada de motos. Antes de decidir por marcas, cilindradas etc, eu tenho uma dúvida mais essencial: qual o tipo de moto mais indicado para mim? É isso que eu procuro em uma moto, em ordem de importância:

1. Segurança (acima de qualquer coisa)
2. Bom custo/benefício
3. Baixo custo de manutenção
4. Conforto
5. Finalidade: andar na cidade a maior parte do tempo, às vezes na estrada em viagens curtas

Pensando sozinho eu cheguei à conclusão que talvez o tipo mais indicado para mim seja a custom. O que vocês acham? O que me faz pensar isso é o primeiro e mais importante item, segurança. Sei que boa parte da segurança se deve a mim, mas vocês também sabem que muito se deve aos outros. Eu quase me envolvi em acidentes fatais várias vezes com a Suzuki Yes por negligência dos outros. Uma moto custom eu acho que me traria mais segurança porque faz muito barulho, então os motoristas percebem mais facilmente que eu estou por perto, e também por ser grande, então os motoristas me enxergam com mais facilidade. Segurança pra mim é a maior preocupação. Mesmo. É o item que vai realmente decidir qual moto comprar. Vou usar a futura moto para trabalho pegando as principais e mais movimentadas vias de São Paulo. Com relação aos outros itens (conforto e finalidade de andar na cidade/estrada às vezes), também me parece que a custom seria indicada. Mas fico em dúvida com relação ao custo/benefício e custo de manutenção.

O que vocês acham? Por favor, deem suas opiniões. Por mais que eu já tive uma Suzuki Yes, eu sinceramente não entendo nada de motos.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

nem toda custom faz esse barulho q quer, sua segurança como vc já disse, quem faz é vc....
não vejo manutenção de custom tão bom negocio assim....o q me levou pra custom foi o conforto, único e exclusivo item....
se vai andar nas principais vias de SP, vc fica quase q na mesma mobilidade de um carro com uma custom, isso se vc for se manter em segurança (elas em geral são grandes, ou se enfia se espremendo e relando nos carros nos corredores, ou se mantem em segurança atrás dos carros)....ai as coisas já começam a pender pro lado de ter um carro (mais seguro, tanto faz as condições climáticas)....
viagens curtas vc encara com qq motoca, eu mesmo encarei 1100kms em uma pcx, isso ida + volta, em 2 dias apenas, um dia fui outro voltei.....da mesma forma q já encarei coisa de 500kms na custom, ida+volta e me senti mais desgastado....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina

Renato,

Pelo seu relato, não me parece que a Custom seja a moto ideal prá você.

Eu recentemente adquiri minha primeira Custom, e foi uma pocket custom, e a conclusão a que cheguei após muita pesquisa foi: Custom vale pelo emocional, o fato de vc gostar e se sentir realizado com uma. Para os baixinhos tb tem um ponto a mais na questão conforto, já que uma big trail pode não "vestir" direito.

pelo que você citou, aí vai as motos que considero mais indicadas:

1. Segurança (acima de qualquer coisa) - Big Trail
2. Bom custo/benefício - street de baixa cilindrada
3. Baixo custo de manutenção - Street de baixa cilindrada
4. Conforto - big trail
5. Finalidade: andar na cidade a maior parte do tempo, às vezes na estrada em viagens curtas - todas as anteriores

Quanto ao barulho, qualquer moto pode ficar barulhenta se você mudar o escapamento.

Se você for considerar uma custom de média/alta cilindrada, acredito que o custo de manutenção e aquisição (até consumo de combustível e etc) já se assemelha ao de um carro popular, e este tem MUITO mais segurança que qualquer moto (principalmente em cidade onde outros podem te acidentar).

Se vc gosta do estilo Custom, vá em frente, neste forum mesmo você encontra uma legião de apaixonados.

Mas se a sua lista é seu guia, e vc realmente que segurança, baixo custo e conforto. Talvez a custom não seja o ideal para você.
renatov
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Out 2016, 12:56
Localização: São Paulo

tor2 escreveu:Renato,

Pelo seu relato, não me parece que a Custom seja a moto ideal prá você.

Eu recentemente adquiri minha primeira Custom, e foi uma pocket custom, e a conclusão a que cheguei após muita pesquisa foi: Custom vale pelo emocional, o fato de vc gostar e se sentir realizado com uma. Para os baixinhos tb tem um ponto a mais na questão conforto, já que uma big trail pode não "vestir" direito.

pelo que você citou, aí vai as motos que considero mais indicadas:

1. Segurança (acima de qualquer coisa) - Big Trail
2. Bom custo/benefício - street de baixa cilindrada
3. Baixo custo de manutenção - Street de baixa cilindrada
4. Conforto - big trail
5. Finalidade: andar na cidade a maior parte do tempo, às vezes na estrada em viagens curtas - todas as anteriores

Quanto ao barulho, qualquer moto pode ficar barulhenta se você mudar o escapamento.

Se você for considerar uma custom de média/alta cilindrada, acredito que o custo de manutenção e aquisição (até consumo de combustível e etc) já se assemelha ao de um carro popular, e este tem MUITO mais segurança que qualquer moto (principalmente em cidade onde outros podem te acidentar).

Se vc gosta do estilo Custom, vá em frente, neste forum mesmo você encontra uma legião de apaixonados.

Mas se a sua lista é seu guia, e vc realmente que segurança, baixo custo e conforto. Talvez a custom não seja o ideal para você.
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Realmente eu procuro segurança, bom custo/benefício e baixo custo de manutenção. Entre uma custom e um carro popular, eu preferiria um carro popular mesmo. O que seria uma moto Big Trail exatamente?
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Os companheiros já disseram tudo mesmo.
Geralmente decide-se ter uma custom e depois analisa-se os modelos disponíveis desse estilo, dificilmente uma custom vai aparecer como "compra ideal".

Não sei como é em São Paulo, mas realmente um carrinho popular parece estar mais próximo do que deseja e tem uns modelos que são mais econômicos que várias motos custom (em manutenção, combustível, geral).

As motos Big Trails são literalmente grandes motos de trilha, são pau pra toda obra, mas também não são baratas. Reconheço que são ótimas, principalmente para os asfaltos brasileiros e para viajar pra qualquer buraco sem preocupação, mas não curto o estilo, uma questão de gosto.

A Tenere 1200 pode ser um exemplo de Big Trail:
Imagem

Boa sorte na sua decisão. o/
renatov
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Out 2016, 12:56
Localização: São Paulo

Existe alguma "Big Trail" de média cilindrada, a partir de 250cc?
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina

Olá Renato,

nesse caso (a partir de 250cc) elas apenas deixam de ser Big. Há varias opções de moto trail no mercado. Começando talvez pela Bros, que salvo engano é 150cc, a Falcon 400cc tem muitos fãs e se encontra dela a um preço razoavel, me parece.

Mas como o FIIIPy65, eu tb não curto muito o estilo, e portanto imagino que possa opinar pouco sobre essas motos.

Numa Trail pequena, vc estará pouco diferente em questão de "segurança" (imponência, barulho, massa, e outras coisas que podem contribuir) de uma Fan ou Factor, e essas sim tem manutenção barata!

Boa sorte na sua escolha
FSPimenta
Mensagens: 53
Registrado em: 21 Jan 2014, 17:50
Localização: Taboão da Serra

renatov escreveu:Olá, apesar de eu já ter tido uma moto (Suzuki Yes) durante alguns anos, eu não entendo nada de motos. Antes de decidir por marcas, cilindradas etc, eu tenho uma dúvida mais essencial: qual o tipo de moto mais indicado para mim? É isso que eu procuro em uma moto, em ordem de importância:

1. Segurança (acima de qualquer coisa)
2. Bom custo/benefício
3. Baixo custo de manutenção
4. Conforto
5. Finalidade: andar na cidade a maior parte do tempo, às vezes na estrada em viagens curtas

Pensando sozinho eu cheguei à conclusão que talvez o tipo mais indicado para mim seja a custom. O que vocês acham? O que me faz pensar isso é o primeiro e mais importante item, segurança. Sei que boa parte da segurança se deve a mim, mas vocês também sabem que muito se deve aos outros. Eu quase me envolvi em acidentes fatais várias vezes com a Suzuki Yes por negligência dos outros. Uma moto custom eu acho que me traria mais segurança porque faz muito barulho, então os motoristas percebem mais facilmente que eu estou por perto, e também por ser grande, então os motoristas me enxergam com mais facilidade. Segurança pra mim é a maior preocupação. Mesmo. É o item que vai realmente decidir qual moto comprar. Vou usar a futura moto para trabalho pegando as principais e mais movimentadas vias de São Paulo. Com relação aos outros itens (conforto e finalidade de andar na cidade/estrada às vezes), também me parece que a custom seria indicada. Mas fico em dúvida com relação ao custo/benefício e custo de manutenção.

O que vocês acham? Por favor, deem suas opiniões. Por mais que eu já tive uma Suzuki Yes, eu sinceramente não entendo nada de motos.
Ao meu ver, a moto que mais se encaixa neste seu perfil seria um scooter, como um Citycom por exemplo, acho que os scooters tem uma vantagem na segurança porque diminui a chance de ter a perna pressionada em uma colisão lateral, isto é minha percepção apenas, nunca tive uma.
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Apesar de cada modelo ter suas virtudes, eu particulamente não me sinto seguro numa trail, simplesmente por causa da altura e eu não sou baixinho.
Mas numa trail me sinto quando você é criança e vai andar naquelas bicicletas aro 26. Gosto de ter o chão bem acessível e numa trail não consigo a mesma acessibilidade. Caso você tenha um susto ou até mesmo pra manobrar, acho importante essa facilidade.

As scooters apresentam essa acessibilidade, são muito econômicas e aparentam proporcionar conforto e segurança, como o exemplo do FSPimenta.
Também nunca tive uma. :(
Mas é um modelo pra você considerar. Algumas possuem uma frente bem larga, dando mais visibilidade por exemplo, sem contar seu custo-benefício e manutenção.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

sobre scooter posso falar mais....essas já tive....
economia, chegar a 49km/l, acho impressionante....mas ai me perguntam pq não continuei....
a resposta é extensa, mas eu pesei, economizar agora pra gastar em remédios sem ter saúde depois, isso pq o conforto q tive em uma delas foi horrível (0km, não era usada e ferrada não), não fiquei nem um ano c esta scooter, não suportava mais as costas, pescoço, ombros travando ao andar um pouco mais, tipo 25~50km de cidade....estrada cheguei a fazer 550km em um dia e os mesmo 550 no outro sem incomodo....na custom acho q pelo tamanho, e tudo, fiz coisa de 500 num dia com parada pra longo descanso na metade e depois me senti dolorido....tenho o banco original ainda na mirage, como é raro viagem e longa assim, não me incomoda....
como pelo menos 2 scooters foram 0kms procurava fazer a manutenção nas concessionarias, e não digo ser barata assim a manutenção...do mesmo jeito q a moto normal pede troca de relação, a scooter pede a troca da correia e outras peças do conjunto, q não são baratas, e a qualidade da correia conta muito, se parte pode além de não andar mais, te travar a roda, na época paguei quase 200 numa correia q nem se achava paralela e de uma moto honda....
praticidade pro dia a dia, total, pode pegar transito, so acelera e freia, é muito mais magrinha q uma custom, eu tenho esperança de conseguir vender meu carro e pegar novamente uma scooter (essa da correia de quase 200, dela não reclamo nada de conforto tmb) e usar no dia a dia, pegaria usada e surrada, levantaria a mecânica e pronto.....

coisa precisam ser vistas nas scooters antes de comprar, pq alguns modelos não tem ajuste de suspensão....atento sempre a bateria, scooter não permite dar tranco, pela cc nem todas andam em estrada....o q eu carregava sob o banco da minha preferida eu carrego em um alforge lateral e no bauleto, restou o segundo alforge livre pra colocar algumas ferramentas.....então espaço sob o banco depende do modelo, tem muito..

depende da scooter ela engana sobre altura, o acento pode ser próximo ao solo, mas a posição de montado e a largura do banco deixam com menos acesso ao chão....enquanto na mirage fico em pe no chão com os dois pés bem plantados e longe do banco, nem na menor scooter tinha essa folga, ficava em pé sem tanta folga no banco...se for pra frente do banco da scooter ai a coisa melhora....sei q sou minúsculo, tenho 1,67
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder