Intruder 125 - Bobber Dr.I

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Rodolfo Veronese
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Out 2009, 00:22
Localização: São Paulo

Olá, Bobbers!

Apesar de acompanhar o fórum a algum tempo não sou de postar muito mas confesso que estar por aqui foi aumentando cada vez mais minha paixão pelas duas rodas, especialmente as customs.
Tinha uma burgman 125, comprada por necessidade e "herdei" uma Intruder 125 do meu pai que veio a falecer este ano depois de 9 anos de luta contra um câncer. E uma das coisas que combinávamos antes dele ir era que iríamos "incrementar a moto toda", como ele dizia.

Pensei e resolvi fazer uma bobber, acho o estilo mto legal e as Intruders Bobbers que achei por aqui ficaram lindas. Pesquisei muito, como tudo que gosto, li e reli tópicos e vi muitas fotos para ir tomando as decisões do que eu queria.
Sei que grande parte das mudanças poderiam ser feitas por mim mesmo mas não me senti seguro de mexer na parte mecânica sem uma oficina de confiança pois sou novo no mundo das motos.
Procurando então um amigo motociclista ele me indicou dois amigos dele que estão iniciando uma oficina de customização de motos pequenas.
E o processo com eles tá sendo muito legal, tanto na criação do conceito e idéias quanto na participação da customização em si pq não é o pacote fechado: põe a moto lá e sai pronto! Eu to ajudando, participando e aprendendo, show! Recomendo os caras. Blog da CB 400 bobber que eles tão mexendo: http://moraum.blogspot.com/

Inspiração: Eu vi que bobbers e Cruz de Malta combinam, E decidi começar por ai! A Cruz de Malta que na verdade tem sua origem religiosa foi usada como insignia da aviação Alemanha desde a Primeira Guerra até hoje.
E por isso pensei em usar como inspiração para a bobber os "elegantes" biplanos da Primeira Guerra Mundial, especialmente o Fokker Dr.I, o triplano que ficou imortalizado nas mãos do famoso Barão Vermelho.
Por isso o nome da motoca será Bobber DR.I
Meu pai era aeromodelista "convicto" e apaixonado por aviões, especialmente os militares, herdei isso dele também, e pensei que a melhor maneira de homenagea-lo com a moto seria usar aviões para inspirar a mesma.

Fokker DR.I que serviu que inspiração:
Imagem
retirado do site Wing Pallete

Minha Intruder hoje está assim:
Imagem

Tentei reproduzir no Photoshop a idéia que tivemos na oficina.
Imagem

A cor será preto fosco, pois nada no mundo militar é brilhante. Podia mas não quis incluir outra cor pois minha intenção é não mexer em documentação dela, pois como está em processo de inventário só vai dar problema, até por isso to pensando se alongo balança ou não!

No lugar do Suzuki do tanque vou colocar uma imitação de escapamento de avião usando em aeromodelismo, só que diferente desse ada foto, mas não sei ainda de que material fazer.
Imagem

As faixas brancas e a cruz de malta da lateral provalemente serão de vinil refletivo.

E as bandas brancas pintadas, pq achar banda branca para Intruder é um pé no saco. Mas ainda precisamos ver que tinta usar. Aceitamos dicas!

Ainda estamos pesquisando banco, queria selim mas é mto difícil de achar e quando acha é caro. Estamos pensando em usar um banco original e diminuir espuma etc.

Escapamento ainda não vou mexer, mas estou vendo idéias, talvez uma manta térmica no máximo.
Tenho um limite de grana para gastar nela e se passar a Dna. Patroa me abate na hora! hehe

De resto o feijão com arroz: molas na bengala, guidão RX 180, manopla nova, placa lateral, painel com mostrador único etc..

Essa vai ser uma bobber para rodar ouvindo Aces High e não Born to be Wild! He he

Conforme forem surgindo as idéias vou postando aqui para o pessoal acompanhar. Os tópicos de bobber me ajudaram muito, quero retribuir um pouco.

Abraços
Rodolfo
Sahnep
Mensagens: 354
Registrado em: 03 Dez 2010, 22:19
Localização: Tramandaí

Nossa, teu projeto é de tremendo bom gosto, a Intruder casou perfeitamente com a idéia de inspiração nos primordios da aviação. Se conseguires deixar a moto como a da foto (acho que consegue, as alterações parecem razoavelmente simples), ela vai ficar uma belezura, eheh...
Rodolfo Veronese
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Out 2009, 00:22
Localização: São Paulo

Obrigado Sahnep!

Realmente as mudanças são simples de fazer e como tudo que é simples deu trabalho para bolar. Mas o meu limitante, e que no fim ajudou a deixar simples, é que não quero fazer nada permanente, tudo será "reversível".

Sobre o tema eu tinha visto duas fotos de motos, aqui no site inclusive, inspiradas em aviões~só que da Segunda Guerra e que me deram idéia. Achei que a intruder tinha mais a cara dos biplanos mesmo.

Imagem

Imagem

Eu acho os primórdios da aviação muito interessante pq rolava um certo cavalheirismo entre os pilotos. E os aviões era quase ultraleves rudimentares com armas e só decolar e pousar eram feitos notáveis, ainda mais combater sem auxilio de muitos instrumentos, miras e raderes.

Acho que rodas raiadas "cairam muito bem no modelito" que to bolando, mas por enquanto a grana não deixa, mas quem sabe mais para frente e com muita lábia na patroa! hehe
Já estou com o comando avançado da Dalavas e vinil para aplicar e o guidão da RX180 está para chegar. Em breve posto novidades.
Rodolfo Veronese
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Out 2009, 00:22
Localização: São Paulo

Pequenos avanços!

Guidão
Trocado pelo da RX180 Custom. Não precisa cortar nada, só reposicionar os cabos, inclusive debaixo do tanque. Percebi que o freio dianteiro ficou baixo com a mudança mas foi só completar o fluído e ficou bom (se é que podemos chamar o freio da Intruder de bom né!)

Comando Avançado
Instalado, da Dalavas, muito bom por sinal mas salgadinho e deu trabalho para ajustar o sensor do freio e o câmbio. Achei estranho que uma das borrachas do pedal do lado esquerdo já está esfarelando. Tsc Tsc!
Ficou outra moto para pilotar. Show de bola, tá valendo cada centavo.

Cor
Fiz um teste com o vinil preto fosco nas carenagens laterais e ficou legal... do lado de fora pq dentro tá horrível e mal feito, eu fiz sozinho e faltou mão para puxar, espatular e segurar o soprador ao mesmo tempo, hehee mas era só para teste.
O vinil não é caro, paguei 28 reais em 5 x 1 metros, adesivo para fazer umas 2 Intruder sobrando! hehe

Fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Hoje também troquei as manoplas e comprei a Cruz de Malta para colocar na lanterna mas preciso fazer o suporte de placa lateral mas aqui 2 serralheiros que procurei se borraram para fazer então to na roça para achar!
Se alguém tiver indicação de algum serralheiro aqui em Sampa eu agradeço!

Painel
Achamos só o velocimetro por 80 reais usado, um novo custa a bagatela de 165 reais! Suzuki Original Parts Fail!
Ai pensei e resolvi ver o preço o painel da Mirage 150 e tá 85 reais um novo!!
Só que ficou uma dúvida para mim: A ponteira do cabo que liga no velocimetro é universal? O contato elétrico dá para adaptar, me preocupa o cabo da velocidade!
Minha vontade é abrir e mudar a cara do painel, colocar fundo branco, mudar o mostrador, para ficar algo mais próximo disso:

Imagem
Imagem

Essas são as atualizações por enquanto.

Abraços!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Antes de tudo: Parabéns pelo projeto, que seguirá uma história, terá conteúdo.

Se me permite algumas sugestões:

-Banco cor ocre? Por que não usa o mesmo cinza, já que é uma cor que tem no avião? À não ser que coloque detalhes de cor semelhante para combinar.

-Na imitação dos escapamentos: Se o diâmetro escolhido para os tubos de escape não for muito grande, você pode tentar usar tubos de cobre, e para fazer a borda, existe uma ferramenta para moldar as bordas. Esta ferramenta é usada para fazer emendas em tubos de cobre para água ou gás. Se quiser uma borda arredondada, poderá soldar um anel de cobre feito com fio rígido de cobre. Para evitar oxidação e deixar um acabamento por igual, pinte-os. Quanto ao suporte para esses tubos, acho que pode procurar por peças de acabamento de veículos (carros, caminhões), em especial os antigos que tinham canaletas bem parecidas. Talvez até detalhes de geladeiras, fogões, etc. Essa é a beleza da customização!

-Para os desenhos me parece que o mais prático é o material usado para fazer envelopamento de veículos. Use a ferramenta de pesquisa aqui do MotosCustom, pois recentemente postaram sobre uma empresa que trabalham com esta atividade.

-Uma vez comecei um teste sobre pintar faixas nos pneus, mas não terminei. Os melhores resultados eu consegui com tinta à óleo. Mas não finalizei o teste de durabilidade.

-Um escape preto fosco, com ponteira tipo "panzer" (vou tentar conseguir uma foto, mas lembra um pouco os da Shadow da foto acima.) e manta térmica.

Parabéns e SUCESSO em seu projeto!
Imagem
eduardinho
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Fev 2011, 00:00
Localização: Recife
Contato:

Gostei de ver um projeto com história. Parabéns cara! Não esquece de postar as fotos de cada mudança.

Só uma dica, rebaixa esse paralama trazeiro.
Eduardo Falcão
--------------
www.crieseucarro.net
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

eduardinho escreveu:...Só uma dica, rebaixa esse paralama trazeiro.
Boa... :wink:

Para isso, ficaria legal tentar fixar o paralamas na balança.
Imagem
Rodolfo Veronese
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Out 2009, 00:22
Localização: São Paulo

Antes de mais nada, obrigado pelos elogios e sugestões, sempre bem vindas!
jirschik escreveu: -Banco cor ocre? Por que não usa o mesmo cinza, já que é uma cor que tem no avião? À não ser que coloque detalhes de cor semelhante para combinar.
Eu coloquei essa cor ocre porque o interior desses aviões normalmente eram nesse tom como vc pode ver nas fotos que postei, mas tem uns couros pretos tbm nada impede de mudar. Na verdade eu queria um tipo selim mesmo mas todos que achei eram em preços proibitivos para mim.
Eu fiz outros "testes" de cor no photoshop e achei que o contraste do marrom do couro ficou mais legal que o preto. Veja. De qualquer forma, quando estiver mais avançado vou fazer mais photoshopadas para decidir!

Imagem
Achei que ficou muito Preto e Branco, não é?

Imagem
Coloquei uns detalhes coloridos mas não ficou legal!
jirschik escreveu:-Na imitação dos escapamentos: Se o diâmetro escolhido para os tubos...
Na verdade esse escapes tem pronto para vender, mas são grandes, 17 cm e pela minha medição ficariam pegando na perna.
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXTZR4&P=7
Eu tenho um outro de plástico mais curto, mas de pior qualidade que estou adaptando.

jirschik escreveu:-Para os desenhos me parece que o mais prático é o material usado para fazer envelopamento de veículos.
É isso mesmo que estou usando, eu trabalhei com vinil adesivo e tenho uma plotter de recorte, os desenhos eu mesmo vou fazer!
jirschik escreveu:-Uma vez comecei um teste sobre pintar faixas nos pneus, mas não terminei. Os melhores resultados eu consegui com tinta à óleo. Mas não finalizei o teste de durabilidade.
Puxa, tinta a óleo! Vou testar tbm.
Eu li em algum lugar o pessoal usando tinta spray comum e que o segredo estaria no preparo do pneu limpando ele com thinner. E outros que disseram que tem que ser PVA. Testarei todas, hehehe.
jirschik escreveu:-Um escape preto fosco, com ponteira tipo "panzer" (vou tentar conseguir uma foto, mas lembra um pouco os da Shadow da foto acima.) e manta térmica.
Manta Térmica certeza, mesmo pq não é caro. Escape novo tá nos planos da "fase II". Idéias são bem vindas, fico no aguardo da foto!
eduardinho escreveu:Só uma dica, rebaixa esse paralama trazeiro.
Essa é a idéia, mas tá como última mudança pq quero pensar bem, como eu disse quero coisas simples e baratas ahauaha e preciso arrumar alguém que faça a balança alongada sem me enfiar a faca mas com segurança!
Veja meu "alongamento virtual" hehehe

Imagem

Mais uma vez, obrigado pelas dicas e opiniões!
Abraços!
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Rodolfo, rapaz tu merece parabéns!! Um belo projeto, com um belo embasamento. Gostei muito da sua inspiração (que também gosto bastante).

Vamos às críticas. Também gostei do banco em ocre. Pode até deixar pra "fase II" mas seria legal fazer ele com umas costuras como os bancos desses aviões.

Quanto às bandas brancas, tem um tópico sobre isso que fala das bandas por diâmetro da roda. Acho que vale a pena dar uma olhada. Não quero agourar teu projeto nem as experiências do Jirschik mas não acredito que pintadas irão durar consideravelmente.

Reforçando, paralama traseiro preso na bengala... alongada!!! :D

As rodas raiadas ficariam show!!

Pode ser que não fique bom, mas considerando sua (grande) prática no PS, já experimentou tentar um escape que parecesse com o cano de uma metralhadora??

Imagem

Cara, acho que é isso. Vou ficar de olho, gostei mesmo do teu projeto.

Abraço!!
André

Imagem
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Cara, pra pintar o pneu, usa tinta pra tecido... funciona que é uma beleza!

Tinta óleo demora muito pra secar, mas muito mesmo!


[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Responder