Relação: Lubrificação & Manutenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

shiranduarte, se você quer tratar bem a sua Intruder, assim como qualquer outra motocicleta com transmissão secundária à corrente, limpe a mesma com querosene e pincel para tirar a areia que gruda na corrente e depois aplique a graxa, ou lubrificante spray específico para corrente.
Imagem
shiranduarte
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Abr 2010, 18:05
Localização: Joinville

Jirschik, eu acabei de acompanhar todas as respostas do tópico Lubrificação. Estou quase PhD em lubrificação de corrente. Hoje tive a oportunidade de checar a corrente lubrificada com graxa branca há uma semana. O que eu notei foi uma graxa preta recobrindo toda a corrente, devido à evidente sujeira que foi se aglutinando à graxa antes branca. Eu vou aproveitar esse fim de semana e usar esse Mobil Super Moto Chain Lube que indicaram, vou também usar um pincelzinho pra retirar o excesso da graxa antiga, usando um pouco de querosene mistudada com óleo fino de máquina de costura. (Usávamos essa mistura pra manutenir os armamentos no exército!)

A corrente já está resolvido, mas gostaria de saber sobre a lubrificação do motor. Tem algum truque? Qual o melhor óleo? Há alguma contra-indicação de se trocar o óleo do motor antes dos 1000km nesse período de amaciamento? (Tipo, essas pertículas provenientes do amaciamento que estão em suspensão no óleo do motor são necessárias nessse período ou seria bom eu trocar o óleo um pouquinho antes se eu puder?)
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

shiranduarte escreveu: A corrente já está resolvido, mas gostaria de saber sobre a lubrificação do motor. Tem algum truque? Qual o melhor óleo? Há alguma contra-indicação de se trocar o óleo do motor antes dos 1000km nesse período de amaciamento? (Tipo, essas pertículas provenientes do amaciamento que estão em suspensão no óleo do motor são necessárias nessse período ou seria bom eu trocar o óleo um pouquinho antes se eu puder?)
Isso é aqui:
viewtopic.php?t=401
Imagem
Avatar do usuário
lucaslobato_
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Out 2011, 11:37
Localização: Belém

Pessoal, perguntei isso no tópico de manutenção e me mandaram para cá, por ser mais específico. Comprei o white lub super (spray) pra utilizar na lubrificação da corrente. Como não vi nenhum comentário específico sobre ele, to com dúvida. Posso utilizar sem problemas??
"Ride free or die!"
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Lucas, pelo que eu encontrei na internet, esse produto é da mesma linha do WD40: Desengripante, lubrificante fino. E como é um lubrificante fino, ele fica pouco tempo na corrente. Deve ser usado para desingripar algum elo preso, mas a lubrificação da corrente deve ser feita com óleo grosso ou graxa, como você poderá ler nas dicas deste tópico. Outras dicas sobre lubrificação de transmissão você também poderá encontrar em tópicos de cada modelo. É difícil controlar isso, mas poderá encontrar também. Afinal, não há diferença na lubrificação de correntes da maioria das motos.
Imagem
Avatar do usuário
lucaslobato_
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Out 2011, 11:37
Localização: Belém

jirschik escreveu:Lucas, pelo que eu encontrei na internet, esse produto é da mesma linha do WD40: Desengripante, lubrificante fino. E como é um lubrificante fino, ele fica pouco tempo na corrente. Deve ser usado para desingripar algum elo preso, mas a lubrificação da corrente deve ser feita com óleo grosso ou graxa, como você poderá ler nas dicas deste tópico. Outras dicas sobre lubrificação de transmissão você também poderá encontrar em tópicos de cada modelo. É difícil controlar isso, mas poderá encontrar também. Afinal, não há diferença na lubrificação de correntes da maioria das motos.
Jirschik, obrigado pela resposta, cara. Como ainda sou um pouco inexperiente, as dicas do fórum ajudam demais. Vou procurar comprar a tal da graxa branca para poder fazer essa lubrificação da melhor forma.
Abraços à todos.
"Ride free or die!"
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Tranquilo, Lucas! Estamos todos aqui para aprender! :wink:

Você pode usar a graxa branca, mas aplique-a entre os elos, ou seja, nos pontos de contato entre a corrente e a coroa/pinhão. Te digo isso pois tem lugares (lava-motos, por exemplo) que aplicam a graxa do lado da corrente, deixando-a branquinha e sem a lubrificação necessária. Se quiser aplicar graxa do lado da corrente, saiba que só servirá para proteger da ferrugem, o que é bom. Então, não precisa exagerar.

A graxa branca tende a ressecar. Mais um motivo pelo qual eu prefiro o Óleo90 ou Óleo140, seguido de graxa amarela. Pode ser encontrada em bisnagas em lojas de lubrificantes.
Imagem
Frazatto
Mensagens: 128
Registrado em: 07 Ago 2009, 09:36
Localização: Curitiba

Alguém já tentou usar silicone em spray???

Eu não tentei ainda, mas fiquei pensando a respeito e parece "certo". A aderência é ótima, depois de seco não gruda resíduos e é um bom lubrificante.

Alguém consegue prever algum problema?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

DoghQuch escreveu:Alguém já tentou usar silicone em spray???

Eu não tentei ainda, mas fiquei pensando a respeito e parece "certo". A aderência é ótima, depois de seco não gruda resíduos e é um bom lubrificante.

Alguém consegue prever algum problema?
Quando tinha uma latinha a mão sempre usava...
Imagem
robertoeidji
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Jun 2012, 23:45
Localização: Brasí­lia

Pessoal hoje apos o tosa na moto percebi quando fui tirar a graxa na corrente, que ela estava rígida mesmo com a graxa náutica, apesar que já faz 3 semanas que ela não toma banho. O tempo de lubrificação/ limpeza é feita de que período?


Quando eu banho ela primeiro passo querosene na corrente espero um tempo e aplico água apos utilizo desigrepante (DW 40 ou similar) espero mais um tempo e aplico a graxa náutica.
Roberto Eidji Ikeda
Responder