Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

mais um capítulo da minha vida motociclistica diária...
ontem, sexta, dia 09/04 voltando pra casinha, entrei na linha vermelha... aí, pra variar, aquele transito apertado de sempre... mas porque estão reformando um trecho da linha vermelha... fazendo aquelas obras de maquiagem para as olimpíadas... aí simplesmente na hora do rush bloqueiam 2 pistas e só liberam 1 para passar todo o transito do rio para a baixada fluminense... la vai eu no meu freia, acelera, freia acelera diário... até q liberou o transito... fui puxar pra dar aquela esticada... e tlec... puxei o cabo novamente e tlec... nada... meus super poderes acabaram... encostei... puxei novamente e pensei... danou-se... era o cabo do acelerador... bingo!!! fiquei numa sinuca de bico... meu seguro não pode levar reboques ate a linha vermelha... é proibido... e o reboque da linha vermelha não tá nem aí para motos... a sorte é q meu amigo de trabalho apareceu na hora e deu aquela empurrada na motoca até um recuo que tem próximo ao hospital do fundão... beleza... aí chegou o reboque da linha vermelha... e disse: não podemos mais reboca-lo pois esse terreno que o sr. está não pertence à linha vermelha... sendo q eu estava a 1 metro da pista... isso é PIADA!! ISSO É BRASIL!!! aí la vai eu caçar alguma boa alma q tivesse uma ferramenta ali, pois tinham muitos caminhões parados... aí apareceu um jovem q me ajudou... mas depois chegou o reboque do meu seguro e rebocou a motoca nem sendo mais necessário o gatilho q estavamos fazendo de puxar um arame direto do carburador...

aí fica a dica...

dependendo do uso que fizerem de suas motos, não esperem arrebentar!!! sua moto completou 1 ano de uso contínuo, 1 ano e meio... troquem todos os possíveis cabos... não há como verificar se estão bons ou não... o meu, por exemplo, se partiu no meio da capa... impossível de saber...

um sintoma que ele estava apresentando era estar mais duro... eu achava q era falta de lubrificação... mas era um provavel sintoma das pontas arrebentadas do cabo raspando na parede da capa... ele vai poindo aos poucos...

no manual de revisões constava: verificar os cabos... mas, acho que não tem como verificar os cabos... eles são blindados... não dá pra retira-los das capas... então a melhor solução é estipular um prazo e então trocar todos os possíveis cabos...
no meu caso são 4... mas só troquei 3
cabo do acelerador
cabo reverso do acelerador
cabo da embreagem
cabo do afogador (esse por eu não utilizar não senti necessidade de trocar...)
mas os 3 de cima eu troquei todos...
cada um a 89 reais na concessionaria Honda Rota H no Catete - RJ
não encontrei paralelo deles... infelizmente...

bem... fica aí meu registro e torço para que ninguém passe pela mesma situação...

depois alguns amigos vieram me dizer q era só deixar a moto mais acelerada e andar com ela para poder ir ao recuo... mas creio que uma manutenção preventiva é a melhor solução para que não aconteça isso novamente...
aí hoje à tarde troquei os 3 cabinhos e já registrei no meu livro a troca...

fica aí a dica pra galera!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
paulo386
Mensagens: 65
Registrado em: 07 Out 2009, 22:37
Localização: Campos dos Goytacazes

wellrod, na minha moto quebrou o plástico no local que prende o cabo na manopla. 125,00 na Honda. Não tinha como saber se ia quebrar. Apenas quebrou. Gostaria de saber qual tipo de graxa está usando em suas manutenções e como você levanta a roda traseira com o macaco pois com o macaco apoiado no motor só dá pra levantar a da frente.
Abraço
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

paulo386 escreveu:como você levanta a roda traseira com o macaco pois com o macaco apoiado no motor só dá pra levantar a da frente.
Abraço
Se tu apoiar o macaco mais atrás um pouco, ele levanta a roda traseira, deixando até inclanada no pézinho lateral, é o que fazemos no caso da mirage....

Mas minha intenção é fazer uma base de madeira ou ferro para levantar ela por inteiro.
Imagem
Avatar do usuário
paulo386
Mensagens: 65
Registrado em: 07 Out 2009, 22:37
Localização: Campos dos Goytacazes

Cros, na shadow 600, logo no final do motor (visto por baixo) tem o reservatório do liquido de arrefecimento. Tentei apoiar o mais próximo possível do reservatório e mesmo assim levantou a roda da frente. Calcei um pedaço de madeira na balança e coloquei o macaco nessa madeira e só assim consegui levantar a roda traseira.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

eu tenho usado uma técnica q um borracheiro amigo meu me ensinou qdo tive de trocar o pneu da minha moto... é o q o pessoal falou... num chão bem horizintal, coloque o macaco (uso um hidráulico... já especificado anteriormente aqui nesse tópico) do lado direito da moto... na barra logo abaixo do radiador... e no descanso da moto coloco uma madeira de uns 6 ou 7cm... e começo a levantar a moto... automaticamente o pneu dianteiro começa a subir... num tem mistério... e atrás é a mesma coisa... só mudar o ponto onde o macaco vai ficar...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

e sobre a graxa, quando uso, uso aquela tipo doce de leite da BR... mas nos cabos não utilizei nenhuma graxa... vcs acham aconselhável? os antigos não tinham nenhum sinal de graxa... e os novos também não...
a aceleração está macia como manteiga...

gostaria de aproveitar e até saber a opinião de vcs quanto a isso... devo lubrificar os cabos com graxa?!?! e como se eles são blindados... só tenho as pontas dos cabos... como lubrificar o interior deles? com óleo de máquina de costura? com graxa??! como?!?

atualmente ela tá funcionando sem nada...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
paulo386
Mensagens: 65
Registrado em: 07 Out 2009, 22:37
Localização: Campos dos Goytacazes

Quanto aos cabos, levei a minha a um mecanico para uma geral e ele usou WD nos cabos, injetando até limpar tudo. Ficou uma beleza. A Embeagem que tava meio travada ficou soltinha.
Uma dúvida: tem como trocar o filtro de óleo de forma prática sem a chave específica do filtro?
blaugusto
Mensagens: 91
Registrado em: 16 Out 2009, 09:35
Localização: Campinas

Wellrod, eu não tenho uma Sombra, mas eu lubrifico de outras motos com óleo comum (20w50) e uma seringa!

A seringa consegue entrar naquele vão entre o cabo e a capa, daí eu injeto óleo por alí! ;)
Abraço!
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

a forma prática eu creio já ser a q faço... com o macaco e o suporte para o descanso da moto... pois a forma complicada seria tu comprar um elevador para motos... tira rapidinho... mas creio que seja a chave de óleo fica complicado...

existem 2 tipos de chave de óleo... tem a de corrente, q o pessoal desaconselha e a de couro... que é a q eu tenho... basta uma pequena pressão q o filtro sai na boa...

os manuais aconselham que a moto esteja aquecida para efetuar a troca do óleo, pois o calor deixa o óleo mais fino, portanto mais fácil de escoar de dentro do motor... então, todo cuidado deve ser redobrado para não se queimar nas peças quentes da moto!!!

deixar escoar bastante todo o óleo... alguns manuais recomendam dar uma ligada rápida na moto... pra bomba de óleo "expulsar" o oleo restante... mas eu num gosto de fazer isso não... tenho a impressão q pode causar problemas funcionar a moto sem óleo...

ao pegar o novo filtro, enche-lo com o óleo novo lentamente ele até retirar todas as bolhas de ar... é um processo q dura uns 5 minutos... mas é fundamental para que não fique ar no sistema...

o novo filtro deve ser colocado e apertado com as mãos... de preferência, envolva-o com uma lixa para dar melhor contato com as mãos e aperte...
eu sempre dou uma leve apertadinha com a chave de filtro... mas não é aconselhável...

E sobre passar o WD nos cabos, creio firmemente que isso não impede os futuros danos que já possam estar no cabo... não dá pra ver... então o mais interessante e prudente é a troca dos cabos num período controlado baseado na freqüência de utilização da moto...

no meu caso, faço 90km por dia há 2 anos... com trânsito intenso (freia, acelera...) e a cerca de uns 3 meses que a manete já vinha endurecendo... ou seja... o cabo já estava danificado e não seria o WD a resolver o problema... e uma inspeção visual também não resolveria pois ele se partiu bem no meio...

ou seja... o mais interessante é sempre uma manutenção constante...
paulo386 escreveu:Quanto aos cabos, levei a minha a um mecanico para uma geral e ele usou WD nos cabos, injetando até limpar tudo. Ficou uma beleza. A Embeagem que tava meio travada ficou soltinha.
Uma dúvida: tem como trocar o filtro de óleo de forma prática sem a chave específica do filtro?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

é uma idéia bem interessante!!! mas acho que a princípio vou deixar do jeito que está... creio que exista alguma lubrificação interna já de fábrica nos cabos, pois está muitíssimo macio...
blaugusto escreveu:Wellrod, eu não tenho uma Sombra, mas eu lubrifico de outras motos com óleo comum (20w50) e uma seringa!

A seringa consegue entrar naquele vão entre o cabo e a capa, daí eu injeto óleo por alí! ;)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder