Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Falaê galera... antes de mais nada, um feliz 2010 procês...
mas vamos ao assunto... desde que pedi pra Dicasa trocar a pastilha de freio da minha moto e eles não trocaram e eu perdi o freio na perimetral-RJ quase chapando na traseira de um ônibus num dia de chuva, decidi eu mesmo fazer a manutenção de minha moto...

Vantagens:

- aprendi um montão de coisas;
- tenho certeza que tudo pedido no manual foi trocado;
- economizo a mão de obra;
- não fico mais dependente das concessionárias e mecânicos, pelo menos para manutenção básica...

Desvantagem:

- ter que dispor de um tempo para estudar manuais, dicas, procedimentos e depois mais tempo para efetuar as trocas...


bem... a ultima manutenção feita foi agora no sábado... verifiquei que NUNCA haviam sido trocados os filtros secundários de ar da Shadow... nem mesmo na concessionária... sendo assim, me aventurei a eu mesmo troca-los... comprei os 2 filtros (R$ 34,00 cada) e comecei a procurar...

descobertos, a dificuldade foi de tentar alcança-los... ficam entre a bateria e o quadro da bike... muito imprensados... mas com o auxílio de um macaco hidráulico, consegui espaço para remove-los por baixo da moto...

não sei se todos aqui fazem a manutenção de suas motos, mas no meu caso tenho gostado bastante disso... então fica a dica: não basta só trocar o filtro principal de ar da motoca (84 contos)... tem q trocar os secundários pelo menos a cada 18 mil km rodados, segundo o manual do proprietário...

após a troca a bicha parecia que tinha tomado vicki vaporubi... tá uma beleza...

té mais pra vcs!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

Legal a dica amigo wellrod, porém como eu não entendo porcaria nenhuma de mecânica, não tenho ferramentas e tempo, esse nem se fala... acabo tendo que me submeter as concessionárias...infelizmente... :cry:
Ac.
Douglas
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Troca do óleo e filtro de óleo:

Tenho tentado fazer a troca do óleo a cada 3mil km... o manual pede um pouco mais, porém como ando mais de 500km por semana, efetuo a troca antecipada...
o benefício que noto é que o motor fica mais macio a cada troca... espero que isso prolongue a vida útil da criança...

a troca é simples... com o auxílio de um macaco hidráulico (100 contos na loja de ferragens... aguenta até 2t) levanto a motoca com o descanso lateral numa base de madeira de aprox. 6cm de altura numa superficie horizontal... não é o ideal, mas é o recurso que tenho... não tenho muito espaço na garagem... mas funciona... aprendi isso com o borracheiro que fui...

continuando...
antes de levantar a moto, dou uma esquentadinha no motor, conforme manda o manual e logo depois preparo o recipiente para receber o óleo... sabendo-se que ele não irá cair diretamente para baixo... ele sai com pressão e para o lado... então prepare o recipiente um pouco para o lado para não sujar o chão nem ganhar um banho de óleo quente...

aberto o bujão deixe escoar livremente sem pressa...
logo após ter escoado, com uma chave de filtro, retire o filtro localizado um pouco mais atrás do bujão de drenagem...

verificar se a borracha de vedação do filtro também saiu... pois esse burro que vos fala, certa vez deixou a borracha antiga ali... e colocou um novo filtro... resultado: vazamento de óleo...

depois de deixar escoar, preparar o novo filtro, enchendo calmamente o orifício central com óleo e deixando todo o ar sair... tem que ter calma... pois ele comporta bastante óleo...
depois passar óleo na borracha que recebe o filtro... para lubrificar... colocar o filtro, colocar o bujão de drenagem e iniciar a colocação do novo óleo...

alguns manuais falam em tentar dar uma ligada na moto cerca de 3 ou 4 vezes pra escoar todo o óleo... mas eu não me atrevi a fazer isso... num gostei muito dessa idéia... nunca fiz isso...

depois disso colocar o óleo na medida especificada pelo manual... para cada tipo de situação existe uma quantidade de óleo certa...

situação 1 para somente troca de óleo
situação 2 troca de óleo e filtro (que é o caso mais comum)
situação 3 quando o motor é aberto... (nesse caso leva mais óleo)

após a colocação do óleo na quantidade correta, verificar na vareta se o nível está ok... eu sempre dou umas voltinhas logo após para verificar se o nível do óleo baixou...
e no dia seguinte quando ando um pouco mais para ir para o trabalho... (ela meio que fica em observação pra saber se o nível baixou ou não)
mas geralmente não é comum baixar o nível... mas pode ocorrer de vc ter errado a medida e o nível não ficar satisfatório... sendo assim, sempre que possível verifique o óleo...

bem... se eu estiver fazendo algo errado, por favor me corrijam!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

a cada manutenção economizo quase 200 mangos!!! e o melhor, tenho a certeza de que a troca foi efetuada...
e ainda sobra um pouco de óleo para completar na próxima troca... no meu caso, na próxima revisão q eu fizer basta comprar só 2l de óleo, pois já tenho 1 litro que sobrou da ultima revisão.. coisa que eles nunca dão pra gente as sobras de óleo NOVO que pagamos e que eles ficam...

dfelipe escreveu:Legal a dica amigo wellrod, porém como eu não entendo porcaria nenhuma de mecânica, não tenho ferramentas e tempo, esse nem se fala... acabo tendo que me submeter as concessionárias...infelizmente... :cry:
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

o tempo para uma manutenção básica dessas é de geralmente meio dia... geralmente um sábado de manhã...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Wellrod, parabéns pela sua iniciativa e disposição em conhecer mais a sua motocicleta e fazer a manutenção dela. Além de economizar uma grana razoável, você terá certeza que o serviço foi feito. Em caso de pane na estrada, você não será pego "de surpresa" e poderá até tentar sanar algum defeito, ao invés de depender do guincho.

Com relação à troca do óleo, acredito que se você abrir a tampa do compartimento de óleo, antes de tirar o bujão, a pressão no sistema diminuirá e o óleo não irá espirrar. Para coletar o óleo usado, eu uso uma bacia velha que diminui a altura das bordas para caber debaixo da motocicleta, além de forrar o chão com jornal. Fiz um corte em um frasco de amaciante de roupas (de 2 litros), perto do bocal. Solto o bujão de óleo e a maior parte do óleo eu recolho neste recipiente. O pouco de escorre no final, eu deixo cair na bacia.

E pensando no meio-ambiente: Assim que encher o motor com o óleo novo, aproveite a mesma embalagem do óleo novo para enchê-la com o óleo velho e entregue em um posto de gasolina, para reciclagem :wink:
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

extato!!! é o que faço!!! acabo de trocar e já levo o óleo no posto de gasolina... eles sempre aceitam!!! meu pai tinha mania de querer ficar com o óleo pra jogar nas madeiras dele... mas o estoque dele já tá cheio... rsrs aí agora nem deixo ele pedir... lá levo logo pro posto!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dica para troca de pneu:

Vamos começar pelo pneu dianteiro...

fiz uma coisa que talvez alguns não aprovem, e outros talvez nem saibam da possibilidade...

certo dia fui na Dicasa saber o preço do pneu dianteiro... 700 mangos me cobraram... então parti em busca dos genéricos... e encontrei um pneu totalmente diferente, um pirelli scorpion on-off road... na verdade ele é o pneu traseiro da XT 600 mas é a mesma especificação do pneu q as custom usam... a diferença é que ele tem gominhos...


Segue o link: http://www.pirelli.com.br/web/catalog/m ... MT90AT.xml

Medida:

120/90 - 17 M/C 64S

É exatamente a especificação do pneu que as custom usam... só notei que ele é um pouco mais "grudento" que o liso das custom... o que pra mim é muito bom pois pego muita chuva na volta do serviço...

e o melhor de todos o preço: 270 reais...

já estou usando ele há 4 meses e até agora sem nenhum problema...

a moto fica com um visual mais agressivo... muito bonita mesmo...


Dica pra troca:

comprar uma chave de allen (arlen ou allien... ahiuahuah) tamanho 17 (belzer é a marca) para o eixo central das rodas...
aqui em nova iguaçu, só existe 1 borracheiro que se habilita a trocar pneus de custom... e na concessionária eles queriam 3 dias pra trocar 1 pneu... então eu mesmo comprei minha chave...

só levantar a moto com um macaco (mesma dica q dei pra trocar o óleo) e depois da roda dianteira levantada, afrouchar os 2 pinos também em arlen do lado direito da canela e logo após rodar esse pino central... desconectar calmamente o disco das pastilhas de freio que sairão juntamente com a roda e entregar pro borracheiro fazer o resto...

após a colocação da roda no lugar, não esquecer NUNCA ESQUECER!!! de bombear a manete do freio dianteiro para ela pegar pressão novamente, pois quando se coloca o disco novamente nas pinças, o sistema fica sem pressão... é preciso bombear... senão corre o risco de vc precisar dos freios e eles NÃO irão funcionar...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Pneu traseiro (Eis a questão)

uma das coisas que mais me encafifavam e mais me colocavam medo era TROCAR O PNEU TRASEIRO... e comigo aconteceu da melhor forma possível... estava eu voltando pra casinha quando um abestado que não tinha o q fazer jogou milhares de parafusos na pista do canto da perimetral... meu pneu traseiro que já estava parecido com a careca do bozo não resistiu... foi pro espaço... um estouro gigantesco e BUMMM... isso me rendeu 3 horas e meia de espera pelo reboque até meu borracheiro (o único de nova iguaçu que troca pneus de custom... e detalhe... ele disse que esta pra se aposentar... danou-se... eu precisava aprender mais uma coisa... trocar pneus!!!)

bem...
não é tanto esse bicho de 7 cabeças que pintavam devido ao fato da shadow 750 ter eixo cardã... pois bem... vamos la...

primeira coisa a se fazer...

- soltar os 2 parafusos que ficam na parte inferior dos escapes...
- afrouxar os escapes (não precisa tirar) do motor... só tirar o parafuso... mas não precisa tirar...
- retirar o parafuso do freio traseiro (aquele que regula a lona do freio)
- soltar a porca que fica no lado esquerdo da roda...

- retirar o pino central pelo lado direito com uma chave allen 17...

- após isso vem a parte mais chata... abrir o tambor do freio, pois a roda não passará pelo garfo...

- depois desse sufoco, levantar o máximo que der a roda com o macaco, e retirar a roda para a troca do pneu...

Atenção para não perder algumas peças no caminho, como:

- mola do parafuso do freio
- parafuso do freio
- parafusos do escape 2 embaixo e mais 2 em cada ponta do motor...
- espaçador direito da roda com o garfo
- porca esquerda do eixo central
- eixo central


para a colocação basta seguir o passo inverso dessas instruções...

não é necessario retirar o cardã, abrir, não vaza óleo e não ha contato com as partes internas dele... tudo que vemos é um eixo dentado na roda e outro na parte do carda, devidamente lubrificado...


se alguem tiver alguma dica melhor, é só teclar... essa foi a que meu borracheiro fez, pois até então isso era um grande mistério pra mim...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

ah... e para pneu traseiro não tenho nenhuma dica de preço nem pneu substituto... morri em 680 mangos num pneu Dunlop original da Dicasa... parcelado em 6 vezes... infelizmente... se alguém tiver alguma dica de algum pneu que substitua esse e seja mais barato como o que consegui para o pneu da frente é só teclar...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder