Shadow 750: Cambio & Embreagem

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
mario rita
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Fev 2009, 12:27
Localização: Santos

Bom dia

Tenho uma dúvida, já li em algum tópico uma dica para eliminar o barulho que faz quanto a mudança de marcha na shadow 750 alguém sabe alguma coisa a respeito ou e equívoco meu.

obrigado

Mario Rita
Santos - SP
Shadow-750
Mario Rita
Santos - SP
Paulo Roberto F. Araújo
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Fev 2009, 16:35
Localização: Aracaju

Amigo Mário, sou também proprietário da marca e modelo,e quando falei aqui na concessionária sobre
o clock quando engata as marchas,fui informado que se trata do sistema com cardã existe um som emitido diferente e bem diferente dos sistema com transmissão com corrente,principalmente a 1ª marcha,com o tempo vc vai se acostumar,Abraço Paulo. :lol:
Aracaju-se, capital da melhor qualidade de vida.Visiti-nos.
Avatar do usuário
cjardim
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Ago 2008, 20:24
Localização: Passo Fundo

Engraçado... Adoro esse barulho de "clunck" qdo engata a primeira marcha... dá impressão de força bruta... Experimentem prestar atenção nas HD (ouço mto da Ultra, que é de um amigo que viaja junto), faz um barulhão no engate da primeira.

Nossa moto é assim mesmo... Andei numa Hornet 2006 de um amigo nesse findi... parece um carrinho elétrico, um relogio suiço, funciona sem um barulhinho, redondinho... realmente, é um mundo diferente do que o das custom... Não digo nem pior ou melhor, apenas diferente!

Boas curvas com sua motoca!

[]s
... e pé na tábua!!!
Avatar do usuário
mario rita
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Fev 2009, 12:27
Localização: Santos

Falou pessoal muito obrigado pela atenção


um grande abraço a todos
Mario Rita
Santos - SP
costafilho
Mensagens: 38
Registrado em: 06 Fev 2009, 00:44
Localização: Maringá

Concordo com vc cjardim, o "clunk" do engate é o charme da custom
Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

cjardim escreveu:Andei numa Hornet 2006 de um amigo nesse findi... parece um carrinho elétrico, um relogio suiço, funciona sem um barulhinho, redondinho... realmente, é um mundo diferente do que o das custom...
Com certeza... O mundo das esportivas é completamente diferente, é o mundo onde em um momento você está sobre a moto, e no outro está com seu corpo fatiado ao meio ao lado de um poste qualquer... :lol:

Brincadeiras a parte... Li que o o cambio da Shadow 750 é de 5 marchas constantemente engrenadas.. Será que isso tem algo a ver?

A citação abaixo não é minha...
O sistema "constantemente engrenado" tem sempre as engrenagens engatadas pelos seus dentes. O que faz o acoplamento é um deslizamento lateral que prende as que rodam livremente pelo eixo nas suas irmãs presas no eixo. Cada par de engrenagem tem uma louca e uma presa no eixo de forma que quando acionamos a mudança de marcha um mecanismo desloca uma das engrenagens que engata lateralmente em ressaltos que força a rotação pela engrenagem presa no eixo. Parece um pouco complicado, mas na realidade não é. Simplesmente o engate não é feito pelos dentes das engrenagens e sim pelos ressaltos laterais que acopla uma peça solta do eixo em uma outra presa.

A vantagem é a compactação do sistema e velocidade e agilidade nas trocas de marcha. Quase a totalidade das motos usam esse sistema hoje em dia. A desvantagem é que em caso de entortar a peça que controla o deslizamento lateral (garfinhos) o câmbio pode se destruir se engatar duas marchas ao mesmo tempo. Dificilmente acontece, só em casos extremos de desgaste e às vezes por um defeito de construção.
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Felipe garcia
Mensagens: 610
Registrado em: 21 Nov 2008, 21:29
Localização: São Paulo

Cara acredito que isso não tenha nada a ver pois a minha Amazonas ela também faz muito barulho e não é só na primeira não, nas outras também e eu acho que a minha 250cc não tem esse sistema.

Tem um camarada que possui uma shadow e ele já está acostumado, parece que nem ouve mais, mas até então é sempre bom ter conhecimento, acho que não é interessante essa estória de se acostumar, acho que tem que ter caltela e prestar sempre a atenção pois isso pode acarretar algum problema.

Diz eu, leigo em mecânica. :D
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

boa noite amigos,

Estou abrindo este tópico para relatar o ocorrido com minha Shadow 750, no domingo (01/08/2010) tirei a moto da garagem depois de 3 semanas sem rodar em função do mal tempo, liguei ela e aquele som maravilhoso do motor... tudo funcionando direitinho... rodei 20 km e começo a escutar um barulho muito forte, parecia barulho de martelo, realmente muito forte, voltei pra casa, quando estou voltando deu um outro barulho e a moto parou... nisso o câmbio trancou!... guincho pra casa... no outro dia 02/08/2010 levei a moto na Via Porto Honda onde fizeram um diagnóstico do problema, identificaram que 5 peças foram danificadas em função da quebra da seguinte peça:
CARCACA EXT EMBR - peça que no orçamento que me foi passado custa 927,00!!! o total de peças ficou em 1637,92!!! e o pior de tudo a moto têm 18 meses de uso, ou seja, garantia de apenas 12 meses... a moto está com 15.700 km!!!

Conversando com os mecânicos da Honda eles mesmo disseram que nunca tiveram de abrir o motor da Shadow, nem da 600 que está por ai desde 98... conversei com amigos meus e tbm nunca viram quebrar nada na Shadow... ainda mais se tratando de peças do motor, sou muito cuidadoso, NUNCA engato marchas de forma abrúpta e nem faço qualquer atitude que pudesse danificar tal peça...

Bom pessoal, o que acham que eu poderia fazer? Vou tentar entrar em contato com o SAC amanha para tentar uma garantia dessa peça já que ela não deveria quebrar!!!

Qualquer comentário é bem vindo!
Ac.
Douglas
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

se ela tem 18 meses acho q já passou da tal da garantia... mas isso parece ser um defeito de fabricação... vc é um daqueles "sortudos" q comprou uma moto com defeito de fábrica... esse defeito, se vc ler direitinho o manual é um defeito de fabricação...
a garantia da honda é meio dúbia... tem várias interpretações... vc tem 1 ano, mas eles também dizem q se vc sempre fez suas revisões na honda, ela tem q cobrir essas despesas... é o q eu entendi quando li... acho q se vc arrumar um bom advogado ele poderá te auxiliar nesse sentido de vc entrar com um recurso pedindo a garantia Honda, isso é claro, caso vc tenha sempre feito suas manutenções na própria honda... com aquele carimbinho, etc... pois se a moto estava sobre a manutenção da própria Honda, esse defeito já deveria ter sido detectado há mais tempo, visto que são os profissionais mais adequados (segundo a própria honda...)para manter a sua moto e visto também que não é um simples defeito nem um defeito rotineiro originário de desgastes de peça como acontecem com as demais peças...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Dfelipe, acho interessante você escrever para a própria HONDA.
Como o Wellrod mencionou, fostes um "sortudo".
Será bom a HONDA saber do caso, pois já conversei com vários mecânicos e a HONDA não dá esse tipo de defeito. Por isso o ditado "HONDA É HONDA". Ela ganha na confiabilidade da não quebra.
Boa Sorte.
Jonir
Responder