VT600C Respiro

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Teria algum jeito de verificar o funcionamento da termostática sem desmontar ?
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Como eu disse antes, uma das mangueiras sai agua fria do radiador e vai pro motor logo essa mangueira deve ser sempre mais fria que a outra pois essa outra recebe a agua quente que vem do motor quando a termostatica abre para entrar no radiador. Se a valvula não abre essa mangueira que deveria ser bem mais quente continua fria pois não recebeu a agua quente que vem do motor.,
Outra forma de testar é tirando a valvula e rodando sem ela pra ver ser o problema acaba ou colocando ela em um recipiente com agua fervendo pra ver se abre.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

não to conseguindo lembrar o desenho de toda a coisa, se o acesso é fácil.....
mas se for de fácil acesso as mangueiras, vc solta a superior do radiador, q é o retorno, ai vc deixa ela desencaixada e liga o motor....c pouco tempo ligado a temperatura começa a subir e vai abrindo a válvula, nisso começa a vir agua nessa mangueira q esta desconectada, começa vindo um chorinho.....qnd começar a vir agua, vc ja pode desligar, já sabe q esta abrindo normal....

ou pela técnica q o beto passou de ligar e monitorar a diferença de temperatura das mangueiras, c algum tempo vc ver q é praticamente intocável a mangueira superior, é q não lembro o desenho....mas muitas motos nem mangueira tem na saída do radiador, o sistema ja é "acoplado" na entrada da bomba d'agua
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Agradeço a ajuda de todos, resolvi o problema e irei relatar aqui para ajudar os próximos colegas que tiverem esse mesmo problema.

O primeiro problema do respiro com um líquido estranho parecendo café com leite:

Comprei a moto com um filtro de ar K&N (tive que colocar uma touca daquelas de cozinheiro em cima do filtro, sem isso a moto não passava de 100km/h, mas isso é uma outra história) como o filtro estava sujo, comprei o kit de limpeza, lavei o filtro e passei o óleo que vem junto, pois bem ... Esse óleo, acho que passei muito e é ele que vai para o respiro e vira um negócio nojento.

Segundo problema, água abaixando:
Tinha um vazamento do tubo de interligação de água dos cilindros, nós dois orings da carcaça da válvula termostática e na abraçadeira da mangueira inferior do radiador. Deu um trabalho enorme mas troquei todos os orings e apertei a abraçadeira. Moto sem vazamentos!

Terceiro problema, moto vazando pelo respiro do reservatório de expansão:

Acho que tinha muito líquido, e aí então toda vez que a moto parava em marcha lenta ela vazava, esgotei todo o líquido e coloquei conforme o manual, 1.2 no radiador e 0.4 no reservatório de expansão. Rodei em rodovia parei em marcha lenta e ela vazou na primeira, estou rodando já fazem 3 dias e nada de vazar, a moto está normal.

Quanto a termostática, tirei, pendurei em um fio e coloquei em um caneco com água fervendo, está abrindo e fechando normalmente. Detalhe.. no centro de sp uma válvula original está 470 reais.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

resumindo, tudo defeito plantado ai, tirando os orings já tinham passado dessa pra outra melhor.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Exatamente meu amigo, e se deixo com o mecânico, morre 3 mil reais.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

por isso não gosto de me basear em diagnostico pronto q chega.....
outro dia recebi uma bomba c diagnóstico de termostática travada, fiz exatamente o q sugeri, soltei a mangueira de retorno, e liguei, alguns minutos e começou a vir um chorinho, já vi q travada não estava....religuei a mangueira, pincei a q vem do reservatório pro radiador, e abri, o danado, cadê o liquido, completei....fechei e liguei, pronto, temperatura estável e no lugar de sempre, mas antes de chegar nisso uma boa conversa, saber tudo q foi feito na moto pra surgir esse problema....tinham tirado o cabeçote pra verificação das válvulas, já imaginei q nessa montaram sem sangrar o sistema, e já condenaram a termostática pra tirar mais dinheiro do proprietário....
é uma pena eu levar o lance de mecânica de moto como hobbie, já teria desbancado varias oficinas de enrolação, mas não faço nada igual pastelaria, gosto de estudar o problema....entao, abandona a moto ai q vou a fundo ver tudo q leva ao problema relatado, pq nem sempre esta tão próximo assim a causa e o problema....

esse lance da toca no filtro parece falta de acerto, mistura pobre, teve q restringir entrada de ar pro combustível conseguir ser suficiente pra manter o motor em funcionamento....mas cuidado, todo motor c mais de um carburador é preciso fazer a equalização dos mesmos, acerto de olho, ouvido, foge....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

sempre tive restrições com esses filtros esportivos, não confio 100%. São como o filme "bonitinhos mas ordinarios".
Experimenta colocar o original.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Então, o problema é que o filtro original está mais de 500 reais, um absurdo.

Estou para tirar esses carburadores e dar uma geral, me falta tempo e confesso que tenho um certo medo de mexer com carburação, mas tem inclusive os vacuômetros para a sincronização.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

diogogarbin escreveu: 14 Jul 2022, 22:07 Então, o problema é que o filtro original está mais de 500 reais, um absurdo.

Estou para tirar esses carburadores e dar uma geral, me falta tempo e confesso que tenho um certo medo de mexer com carburação, mas tem inclusive os vacuômetros para a sincronização.
se tem os vacuômetros, passou da hora de rancar tudo isso dai e dar uma geral minuciosa, tome cuidado pelo tempo de uso, não misturar as peças de um c o outro...
a dica do filtro de combustível na mangueira do vácuo ajuda ao ponteiro não ficar pulando igual pipoca....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder