Mirage 150: Defeitos e soluções

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
igorsch
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jul 2013, 21:56
Localização: Porto Alegre
Contato:

Olá, caros amigos mirageiros e motociclistas em geral, esta é a minha primeira postagem. Venho por meio dela relatar minha recente decepção - da compra, da moto, das mecânicas.

(Se não quiser ler tudo, pode pular para a pergunta que faço no final.)

Comprei a minha Mirage 150 há mais ou menos 2 meses. Usada, com apenas 4000 km, a moto era de uma mulher(aqui chamarei de Maria) que quase nunca andava. A moto estava praticamente impecável - perfeita para um repasse. Conferi todos os possíveis cantos em todos os aspectos principais de revisão, para me assegurar uma aquisição honesta - se tinha vazamento no tanque ou na suspensão, se com o bocal fechado do cano de escape o barulho não ficasse abafado, se a moto estava reta pra ver se não tinha nenhum problema aerodinâmico, se os pneus estavam corretamente gastos(para conferir se a moto já bateu alguma vez), luzes, buzina, freio, etc, etc, etc. Enfim: tudo estava nos conformes. Comprei a moto, que por sinal vinha com uma bolha e com o kit de couro da Kasinski (alforjes laterais e traseiro, protetor de tanque de couro).

Depois de um tempo, a moto começou a apresentar problemas elétricos.

O Primeiro - a bateria não carregava. Solução: ir na mesma mecânica em que a antiga dona fez a última revisão antes de me vender, na Moto Vip(Porto Alegre). Nesta revisão ela tinha trocado a bateria.
Na Moto Vip, disseram-me que o problema agora era no retificador, que não dava carga na bateria. Ainda, falaram que a mecânica autorizada, KaMotos(aqui em Porto Alegre), provavelmente enganou a antiga proprietária, Maria, ao dizer a ela que foi trocado o retificador. (outro fato: a Maria levou a moto para a revisão obrigatória, 3000km, lá os mecânicos disseram que a moto apresentava problema nessa peça.)
Na KaMotos a moto ficou 15 dias, pois a peça "tinha que vir de Manaus", contou a autorizada à Maria. Neste período, "enganaram ela, pois certo que colocaram um díodo no retificador, em vez de trocar ele", disse o mecânico da Moto Vip.

O díodo serviria para o retificador (que provavelmente estaria sobrecarregando a bateria) como um resistor serve para o chuveiro, digamos. Ele controla o quanto a bateria vai receber. É um quebra-galho, mas não resolve o problema. Ainda mais para quem 'não conhece nada' ou não confere a moto depois da revisão.

Na Moto Vip: tiraram o díodo do retificador e não me cobraram nada, mas me recomendaram que eu deveria trocar logo o retificador. Falaram que era bom trocar por uma peça melhor, que servisse genericamente para a Mirage 150, talvez o retificador da Strada 200, palpitaram. Enfim, fui para casa e disse que tava sem dinheiro para trocar no dia.


O Segundo - Com a carga que deram na bateria lá na mecânica, a moto aguentou bem uns dias, até que começou a apagar de novo. Num dado dia, quando estava levando a moto na Moto Vip para comprar o retificador, após uma brusca frenada, ela apagou e não ligou mais de jeito nenhum. Enquanto a empurrava, alguns indivíduos apareceram para perguntar e tals, falaram que era a vela, que a moto tava afogada. No outro dia, a moto, para a minha surpresa pegou - achei muito estranho, mas claramente confirmou a hipótese de que ela estava afogada, durante a noite a moto provavelmente secou e voltou a funcionar. Porém, além de pegar só no pézinho, as luzes da moto ficavam fortes à medida em que eu acelerava, o que afirma o problema elétrico que persiste.

Pelo motivo da Moto Vip ficar muito longe da minha casa, decidi trocar de mecânica por uma mais perto, e segundo o vizinho da minha namorada, era de confiança. Levei ela lá, na Só Motos, e de alguma forma me explicaram que o problema nem era mais no retificador, que o culpado de tudo era a bobina, ou estator - se preferirem. Pois bem, gastei os 220 reais = R$70 não de obra + R$140. Depois disso, a moto pegou por uma semana direitinho, até ligava no botão(que luxo). Contudo, como toda felicidade de pobre dura pouco, essa também durou. Voltei lá e de alguma maneira me 'enrolaram' e disseram que o problema era mesmo no retificador - O QUE ME DEIXOU PUTO PORQUE EU FUI LÁ PARA TROCAR A p*rra DO RETIFICADOR, E NÃO UMA merd* DE BOBINA.

Conclusão: saí de lá no horário do pico, sem luz mesmo, no frio e chuva, puto com toda essa história e tomando mil buzinadas. Resguardei minha querida miraginha vinho na garagem suja e escura da minha namorada e dormi com o pensamento de que eu deveria começar um curso técnico em mecânica automotiva - ou tu acha que seria esperança de um mundo com mecânicos mais honestos? Isso já faz quase duas semanas. Agora só tenho esperanças na ajuda de companheiros do Motos Custom.


Pergunta: Qual retificador genérico(de outro modelo/marca) serve na Mirage 150?
leolyra
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Nov 2012, 11:04
Localização: Salvador

JasonX escreveu:
fernandosshop escreveu:
Menezes escreveu:Minha MIRAGE 150, que acho linda e me apaxonei logo que a vi, comprei mesmo não conhecendo o fabricante.

1º Problema - Quando saia na chuva a moto parava.
Foi descoberto que o problema é na castanha de inguinição, que recebe umidade e corta todo sistema elétrico.

Levei a consecionária em minha cidade Belém - Pa, o atendimento foi péssimo, foi um martírio, tentei entrar em contato com a fábrica e não obtive resposta, entrei no SITE reclameaqui.com, efetuei a reclamação e não obtive resposta.
Quando estava na consecionária, foi quebrado a carenagem lateral esquerda em baixo do banco, quando fui reclamar que estava solto, fui informado que eu havia quebrado e tentado colar, informei que a moto era nova e havia trazido para revisão e verificar o problema da parada quando rodava em pista molhada.
RESUMINDO: Danificaram a inguinição da moto, o farol ontem quando cheguei em casa descobri que eles quebraram o local de fixação e tentaram colar, levei em uma oficina proximo minha casaa para fazer a revisão e descobri outros "GATOS" que a AUTORIZADA fez em minha moto, agora estou tentando encontrar o funcionário que acompanhou todas as 13 visitas que fiz na AUTORIZADA, para servir de testemunha de meu sofrimento.

A MOTO MIRAGE 150, é muito bonita e responde bem, gostei muito, o problema, pelo menos aqui em Belém - Pa é o PÓS-VENDA.
Você poderia me dizer o que é essa castanha da ignição??? Pois minha moto esta com o mesmo problema de sair na chuva e parar e os mecanicos da concessionaria não acharam o defeito.

Fico no aguardo,

Fernando Son
Ola Fernando Son / Menezes. Tb tive esse problema com a minha. Nao podia pegar uma garoa, que a moto parava. Pra pegar, era um parto. Nao sei se essa seria a solução, mas, o meu problema acabou. Cortei pela metade a mangueira do respiro do carburador. Após o corte, ela nao morreu mais, nem com chuva, e, nem qdo aquecia muito por causa do transito. Pode ser uma opção.

Caros,

Eu tive esse mesmo problema com minha moto. Ouvi dizer que poderia ser milhoes de coisas mas não estava acreditando em ninguem. Ate que conheci um cara que tinha trabalhado para a fabrica da Kasisnki que me falou que esse problema deveria ser a mangueira do respiro do carburador.
mas não precisa cortar a mangueira pela metade como relatou o Menezes, basta cortar a mangueira com um corte chanfrado. O corte reto é que causa esse comportamento, se cortar a mangueira com um corte com uns 45 graus resolve o problema.
Fiz esse corte em minha moto na segunda-feira e já peguei duas chuvas fortes e não tive nenhum problema.
Atc,
LeoLyra
Marcello Panhussatti
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jul 2013, 05:01
Localização: Santa Inês

Olá a todos desse tópico... tenho uma M150 2012 já faz 8 meses, ele é muito boa mesmo gosto muito dela ... mais de vez em quando ela dá uns defeitozinhos

1°: O fusível tava queimando toda hora, mais já está resolvido; botei um de voltagem maior e nunca mais deu problema.

2°: Tá entrando água no tanque, toda vez que pega uma chuva forte entra um pouco de água e a moto fica falhando.

3°: A tampa do amortecedor traseiro está descascando (a pintura cromada tá saindo) eu pensava que era inox.

4°: A pintura preto fosco do motor e dos rodões descascaram na primeira lavagem dela... retoquei com um pincel preto permanente (até que ficou bom).

É isso pessoal, até a aproxima.
mariodanielbraga
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Abr 2011, 09:36
Localização: São Gonçalo do Amarante
Contato:

:!: :!: :!: :!:
Ola caros amigos mirageiros, minha moto estava com o seguinte problema: motor esquentava ela morria, não tinha nem perigo de ela ficar ligada no neutro depois de uma longa viagem e ao passar para 5ª marcha notava q o motor perdia força.

ENTÃO:
Troquei a bobina da ignição pela da yamaha YBR 2002 e não resolveu o problema. Então meu amigo mecânico regulou o carburador, fechou todo o parafuso de regulagem do ar, e abriu em 2 voltas e meia e abriu o cabeçote e detectou que uma das valvulas, a que joga a queima para o escapamento, estava travando ao voltar para cima. Ele regulou ela e pronto.

CONCLUSÃO:
A moto pode ta com motor fervendo que não morre mais, e notei que na transição da 4ª para 5ª marcha ELA NÃO PERDE FORÇA!

Espero te ajudado!
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

So uma perguntinha.. essa moto nao tem o manual de serviço pra download?

Agora algumas observacoes..

1-agua no tanque? Tem certeza..?

2-fusivel queimando significa fuga de corrente. Trocar por um de maior amperagem (e não voltagem como disseram hehe) pode acarretar na queima de algum componente como CDI ou retificador.

3-diodo n serve pra baixar voltagem ou regular a carga.. serve pra retificar a corrente (tornar continua). Da pra fazer testes desde o estator ate a bateria pra ver pq n carrega. Seria bom o manual de servicos pra ter as medidas ohmicas e de voltagem de saida das peças. Pra saber genericamente se o retificador está bom, e so medir a saida dele a 5000rpm e ver se da entre 13.8~14.5v dc.. acima disso pode queimar fusiveis e componentes.. abaixo nao mantem carga da bateria
igorsch
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jul 2013, 21:56
Localização: Porto Alegre
Contato:

Problema resolvido: Mal contato na fiação. Fui na própria concessionária(na Farrapos) e fui muito bem atendido. A KaMotos não existe mais: o dono faliu e o dono morreu, há um ano atrás.

Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Bom dia colegas,

A minha moto está com 8 meses e 1188 kms rodados.

Na segunda feira, surgiu o primeiro problema dela:

Ao apertar o botão de ligar\ignição, a moto fazia o barulho clássico mas não pegava, tentando numa segunda vez, ela fazia o barulho mas por um tempo bem menor, envés de ser o "nhec-nhec-nhec-nhec", era só um "nhec" e depois mesmo pressionando o botão, não respondia.

Nesse dia, fiz a moto pegar no pedal, e pude ir trabalhar, o retorno para casa também foi tranquilo, imaginei que fosse um problema isolado devido ao fato da manhã de segunda-feira estar bastante úmida.

Na terça feira, para ir e para voltar, a moto comportou-se maravilhosamente bem.

Na quarta-feira, entreguei ela para fazer uma revisão de 1000km, os ajustes gerais, quando fui pega-la na sexta-feira, se quer consegui sair da concessionária, na hora que subi na moto, ela fazia o barulho da ignição mas nao pegava, o chefe da oficina olhou e mandou os mecanicos darem carga na bateria, pois bem, eles deram, e por fim a moto pegou e pude ir trabalhar.

No mesmo dia, ao me preparar para voltar pra casa, a moto pegou mas foi enfraquecendo as rotações e morreu, depois não pegou mais! Novamente, fiz pegar pelo pedal, porém, senti ela muito mais fraca do que de costume, e em determinado trecho ela chegou a morrer parada, em outros momentos eu tinha que ficar acelerando porque sentia que ela estava muito fraca, cheguei em casa, deixei ela descansando e tomei um café, aí liguei (e dessa vez foi de primeira) e rodei 60kms com ela durante a noite, cheguei em casa, encostei na garagem e fui dormir.

No sabado, não pegou de jeito nenhum, e a bateria está quase morta, fiz a moto pegar no pedal 4x, em todas elas eu escuto um "téc-téc-téc" ou algo parecido com essa onomatopéia, não sei exatamente de onde vem, mas depois desse barulho ela apaga, mesmo acelerando.

Liguei na oficina e pedi para rebocarem ela daqui de casa até lá, pra verificar o problema.

Mas antecipadamente, gostaria de saber com os senhores se tem uma ideia do que possa ser? Porque lá na oficina sem nem checar as velas, cachimbo, mangueira de gasolina, ignição, já falaram que era a bateria, a principio não acreditei.

Alguma luz? Muito obrigado
cafb
Mensagens: 225
Registrado em: 16 Jan 2013, 15:39
Localização: Rio de Janeiro

Olá Tolentorine.
Acontece que o manual da moto diz que a bateria é sem manutenção,mas na verdade é com manutnção (tem que por agua)pelo menos na minha que é 2011/2012.E tem adesivo escrito Kasinski.
Por pouco não perco a bateria que estava seca.
Acho uma sacanagem da Kasinski com proprietario.
Pode de fato a bateria de sua moto ter ido pro saco,se for igual a que veio na minha moto.
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

cafb escreveu:Olá Tolentorine.
Acontece que o manual da moto diz que a bateria é sem manutenção,mas na verdade é com manutnção (tem que por agua)pelo menos na minha que é 2011/2012.E tem adesivo escrito Kasinski.
Por pouco não perco a bateria que estava seca.
Acho uma sacanagem da Kasinski com proprietario.
Pode de fato a bateria de sua moto ter ido pro saco,se for igual a que veio na minha moto.
Obrigado Cafb, verifiquei a bateria, mas infelizmente não era isso. :cry:
Kroni
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Set 2013, 13:58
Localização: Rio de Janeiro

E ae galera, achei uma tabela boa com peças similares testadas na M150.
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... 5V1E#gid=0
Responder