Intruder 125: Turbulência por causa da bolha

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Responder
Avatar do usuário
queiroga
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Set 2008, 13:38
Localização: Rio de Janeiro

Instalei no sábado os CA da Dalavas e um parabrisa motovisor, daquele grande... [:$] Na minha Intruder 125

OS CA estão legais, mas ainda falta um ajuste fino no pedal da marcha.

Agora o parabrisa tá gerando uma put* turbulência a partir dos 65~70 Km/h... já inclinei pacas tanto pra frente qto para trás e ainda sinto a turbulência....

ACho que só falta ajustar a altura para o máximo, mas mesmo assim acho que não deve subir mais que 2 cm....
ALguma dica?

Valeu!!!!!
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Bolha gera turbulência mesmo, bem na altura do capacete. Vc utiliza um capacete bom?

Tópico genérico sobre bolhas: viewtopic.php?t=815
Avatar do usuário
queiroga
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Set 2008, 13:38
Localização: Rio de Janeiro

O meu capacete é razoável.... um YOHE, ele é confortável, mas um pouco barulhento.

Agora bolha gerar turbulência no capacete, na minha opinião acaba fazendo exatamente o contrario aque se propoe que é conforto. Sentir o capacete vibrando é horrível! :x

Vou dar uma olhada nesse topico das bolhas.... valeu!
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Pois eu andei com uma Trudinha, equipada com bolha, de uma amiga minha e senti a mesma coisa. Além de "trancar" a moto provocava uma turbulência tão grande que chegava a levantar a viseira do capacete. Não gostei.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Túlio Souza
Mensagens: 64
Registrado em: 03 Nov 2008, 18:38
Localização: Porto Alegre

caros amigos
eu sempre tive uma dúvida na questão do uso de parabrisas: o arrasto aerodinâmico.
consultei até mesmo um professor de Física da PUCRS, pois quando ele me disse o seguinte: "há um aumento no consumo de combustível, mas não tem a ver com a bolha em si,mas sim com o efeito 'vórtex' que se forma atrás dela".

isso significa que a bolha joga o ar para os lados e para cima, mas este acaba retornando muito mais veloz e sem direção definida (como espirais) isso favorece uma turbulência no nosso corpo, pois ele está logo atrás da bolha e esse vórtex acaba batendo no nosso peito nos dando a impressão de que a moto está mais presa. a verdade é que em altas velocidades temos 2x mais resistência aerodinâmica em relação ao ar.

quando andamos sem bolhas apenas nosso corpo gera resistência. quando usamos bolha existe a resistência dela (que na teoria é muito menor que a do nosso corpo)e a do vórtex sobre nosso corpo.

reumindo, a verdade é que se a moto pudesse andar sozinha (apenas com a bolha sem um motociclista em cima) ela andaria muito mais rápido, gastando muito menos combustível do que quando estamos pilotando sem a bolha.

abraços
Quem prova de uma Suzuki, não troca por mais nada.
fabio.oliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Jan 2009, 16:32
Localização: Curitiba
Contato:

Túlio Souza escreveu: reumindo, a verdade é que se a moto pudesse andar sozinha (apenas com a bolha sem um motociclista em cima) ...
Por isso não gosto de exatas... Que utilidade teria isso?
"Bons garotos vão pro céu, motociclistas vão pra onde quiserem".

Brothers of Metal M.C.
True Metal, True Biker!

Live by it!
Ainnem Agon
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2009, 11:12

Túlio Souza escreveu:caros amigos
eu sempre tive uma dúvida na questão do uso de parabrisas: o arrasto aerodinâmico.
consultei até mesmo um professor de Física da PUCRS, pois quando ele me disse o seguinte: "há um aumento no consumo de combustível, mas não tem a ver com a bolha em si,mas sim com o efeito 'vórtex' que se forma atrás dela".

isso significa que a bolha joga o ar para os lados e para cima, mas este acaba retornando muito mais veloz e sem direção definida (como espirais) isso favorece uma turbulência no nosso corpo, pois ele está logo atrás da bolha e esse vórtex acaba batendo no nosso peito nos dando a impressão de que a moto está mais presa. a verdade é que em altas velocidades temos 2x mais resistência aerodinâmica em relação ao ar.

quando andamos sem bolhas apenas nosso corpo gera resistência. quando usamos bolha existe a resistência dela (que na teoria é muito menor que a do nosso corpo)e a do vórtex sobre nosso corpo.

reumindo, a verdade é que se a moto pudesse andar sozinha (apenas com a bolha sem um motociclista em cima) ela andaria muito mais rápido, gastando muito menos combustível do que quando estamos pilotando sem a bolha.

abraços
Interessante essa teoria.

Quando eu coloquei minha bolha, eu também senti a turbulência no capacete. Mas, sei lá, hoje em dia isso sumiu, eu fui fazendo ajustes, me acostumei um pouco também, e nem me incomodo mais. Muito pelo contrário, melhor a turbulência na cabeça do que pancada de vento no peito a 100km/h.

O bom da bolha também é que, quando a gente deita pra frente, fica uma calmaria, quase um cockpit. E ela desliza melhor ao vento.
Foalin, Cruzadora da classe Intruder 125cc 2007, com:
- Macete do Tubo por JD
- Pára-brisa
- Acelerador de pé
- Óleo Lubrax Top Turbo
- PirelliMT15
Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

gildalfer escreveu: que chegava a levantar a viseira do capacete. Não gostei.
hehehehe...

Quando coloquei a bolha na minha shadow, sofri demais com isso.. Troquei o capacete e solucionei o problema...
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Coquinho-007
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jun 2022, 12:37

Resumindo, eu quero colocar na minha internet e queria saber se é viável ou não o uso do parabrisa.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Coquinho-007 escreveu: 14 Jun 2022, 13:03 Resumindo, eu quero colocar na minha internet e queria saber se é viável ou não o uso do parabrisa.
isso é muito pessoal.....e vai muito do uso.....
qnd tinha a mirage250 eu tinha, em nenhuma outra moto usei, e sinceramente, não vi nada pro e contra, afinal teria q ter testado na mesma moto com e sem....
fora q pra todo lugar eu vou jaquetado, então a questão do vento no peito não acontece.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder