Harley Davidson: Óleo do motor, caixa, etc

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte

Ricardo Falci Pagoto escreveu:Amigão boa tarde!
Falam que não há necessidade de trocar antes. Eu porém não deixo chegar a essa km toda. Troco com mais ou menos 6.000 km rodados.
4.000 acho que é desnecessário.
Depende especificação do óleo, se for óleo sintético trocar com 8.000 km, óleo mineral trocar com 3.000 km e o óleo semissintético informei errado na ultima mensagem, não usei ainda.

No meu caso, rodo pouco com HD 883, mais ou menos 4.000 km por ano.
Ando no Trânsito urbano freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta e ando na estrada pouca distancia.
Na época de chuva a HD fica parada, mas eu ligo a HD uma vez por semana, durante pelo menos uns quinze minutos.
Conversei com Mecânico da concessionaria Harley Davidson que disse o óleo sintético trocar com 8.000 km ou cada ano se não completar 8.000 km.
Se minha HD rodar com 6.000 km antes completar um ano, eu trocaria o óleo.
Você esta com razão, é desnecessário troca com 4.000 km se for óleo sintético.
will
Avatar do usuário
Ricardo Falci Pagoto
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Jul 2011, 16:48

Acho que vc está certo. Eu troco com 6.000 considerando o óleo indicado pela Harley.
No seu caso a melhor opção é a troca anual mesmo. Independente da quilometragem.
J.L
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Fev 2012, 23:06
Localização: Americana
Contato:

Salve, salve. Li seu comentário sobre o óleo usado na sua HD. Na minha Dyna 2008 uso na transmissão primária o Motul 5000, no câmbio Mutyl Gear e no motor estou usando o Ipiranga sintético com troca a cada 8000km.
Penso que o óleo que você esta usando no câmbio da sua HD não é o mais recomendado, mesmo sendo do interior você pode adquirir os produtos Motul de revendedores via correio e fazer a troca no mecânico de sua confiança.Um grande abraço, fica na PAZ.
Severiano Santos
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2011, 19:08
Localização: São Paulo

Olá, penso que em se tratando de moto tanto o óleo de motor, quanto os pneu, lubrificante de corrente, bateria e óleo de bengalas NUNCA obteremos consenso. Pois todos eles possuem variáveis não dominadas por nós e que cada um tem a sua ...

Desta forma devemos entender que tudo, a despeito das orientações do fabricante, dependerá do estilo de pilotagem individual, piso que se trafega, condições climáticas ou de uso, frequencia com que ela sai da garagem, e distancia percorrida.

Via de regra pra HD gosto muito do conjunto:
- troca óleo do motor no máximo a cada 3k (assim preservo e garanto maior vida do motor) - Motul 5000
- na primária sugiro o Motul Trans Oil, mais caro mas fantástico
- filtro de óleo Hiflo (único com certificação) ou K&N (que tb é fabricado pela Hiflo) e
- filtro de ar Hiflo

Se a moto ficar mto tpo parada, embora mtos não acreditem que aconteça, poderá haver a condensação do produto e, por consequencia possível prejuízo para os componentes internos, ppal/te qto a atritos. Portanto, uma vez a embalagem original tendo sido aberta, a vida util do óleo se extingue a medida que se aproxima dos 6 meses de aberto (ou colocado na moto).
abraços,
Severiano
Severiano Santos
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2011, 19:08
Localização: São Paulo

Sorry galera,
... RETIFICANDO: óleo de motor pras HD é o Motul 5100 e não o 5000 como escrevi... erro de atenção, hehehehehe.
um abraço
Severiano
A.D.S.
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2010, 21:42
Localização: Curitiba

Estou nesse dilema de "quais óleos usar" também.
A minha roda uma média de 1200km por mês, preciso descobrir uma conbinação que funcione também.
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Óleo para motores a Diesel são mais indicados para uso em condições severas.
Acabei de comprar uma 883 2007 com apenas 7500km rodados e já vou providenciar a troca do óleo do motor por um de motores a diesel.

Agora a dúvida que eu tenho é: - Qual das opções no mercado vocês já utilizaram e gostam?

Estava na dúvida entre três opções:

- Rimula XR3
- Lubrax Topturbo
- Texaco URSA

Qual destes 3 vocês me recomendariam?
Qual seria a faixa de quilometragem para que fosse efetuada a troca de óleo?

Abraços amigos e boas estradas.
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Óleo de motor a Diesel eu nunca usei. Mas mantendo ele na viscosidade recomendada claro que não há problema.

Eu abandonei o Motul porque é mais caro e existem óleos para moto da mesma qualidade a preços bem melhores. Estou rodando com uma troca feita com Yamalube.
BRUNO - VERMES M.C.
Charles Benigno
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Mar 2009, 19:20
Localização: Belém

Colegas,

Já li diversos relatos de uso do filtro FRAM PH6022 em motores Twin Cam e até nas 883. Nos sites americanos esse filtro também é vendido como utilizável nas Harley. Alguém aqui tem usado esses filtros? Eles realmente podem ser usados sem problemas? Eu não encontrei um único relato na internet de problemas mecânicos em função da utilização desse filtro, mas alguns usuários de fóruns demonstram preocupação.
Andar de moto é um modo de ser feliz.
KahnBr
Mensagens: 85
Registrado em: 26 Set 2009, 16:18
Localização: Belo Horizonte

Continuando o post!!!

Não houve resposta para a pergunta do amigo neubert_bh!

Alguém está utilizando óleo para motores à diesel? Qual?

Abraço.
Ramon "NogaBhte"!
Responder