bem descobri que este modelo de moto utiliza um módulo de ignição eletrônico, muito parecido com o módulo rei dos carros com injeção eletrônica, então após pesquisar descobri que esta moto possui um pequeno problema elétrico já de fábrica, talvez se na época fosse feito um recall, teriam resolvido, inclusive ontem efetuei vários testes para confirmar a eficácia da solução encontrada, foram várias as partidas que efetuei com o motor quente e com a ventoinha disparada, inclusive desligando e religando a moto logo em seguida repetidas vezes.
bem vamos ao que foi feito:
inicialmente troquei a bateria por um modelo mais moderno sem manutenção destas tipo selada um pouco mais cara porém melhor e mais potente modelo (CTX16-BS) EQUIVALENTES A MODELOS DE YUASA YTX16-BS-1 y GS GTX16-BS-1. Também CTX16-BS-1. porém foi necessário modificar um pouco o suporte da bateria, retirei o suporte da moto e o adaptei para receber este modelo que é um tanto mais larga que a original da moto, e obs: os polos são invertidos, nada de complicado reposicionar os cabos originais para esta nova bateria, bem so de trocar a bateria de uma com 14 ampers para uma de 16 ampers ja temos um ganho significativo de corrente para utilizarmos na partida, por que a troca? bem lembra do modulo que mencionei, então ele é responsável por enviar o sinal para acionamento das bobinas, dai o problema de ficarmos segurando o motor de arranque e nada de pegar e pior estouros absurdos por acumulo de gasolina no motor, descobri que este modulo fica louco quando temos um baixa de carga no sistema elétrico e é exatamente no momento da partida que isso ocorre, por isso que quando a moto pega mesmo depois de tanto sacrificio o motor não morre, porque o estator mantém o sistema elétrico estabilizado.
segundo:
o regulador de voltagem caso o seu não esteja bom pode usar um de cbr450 ou cb 450 que é idêntico, lembra dos problemas de elétrica que vem de fábrica? então essa moto precisa carregar a bateria de 13.50 a 14.00 volts senão esquece o sistema elétrico apresentará os mesmos problemas, então fiz uma ponte elétrica puxei um fio de 4mm, o positivo que sai do regulador que inicialmente passaria por todo o chicote para chegar a bateria, com a mudaça percorre a penas 15cm para a carga chegar a bateria, obs: não remova o fio original apenas faça uma pequena ponte nele mesmo direto para bateria, pois este fio que percorre o chicote alimenta outros sistemas elétricos da moto, faça o teste com um multímetro antes de depois da colocação ponte vocês veram a mudanca na alimentacao para a bateria.
terceiro:
utilizando este mesmo raciocínio para o motor de arranque, que com o motor quente parece estar pesado, fiz uma ponte agora com o aterramento, originalmente o motor de arranque está aterrado ao bloco do motor, então fiz uso da mesma idéia, como a energia corre sempre pelo caminho mais curto, puxei um fio de 6mm (é o suficiente) direto da bateria até o parafuso que fixa o motor de arranque ao bloco do motor, coloquei os terminais direitinho, passei o fio "preto claro" por baixo do motor bem escondido, observem quanto mais curto o fio ate o motor de arranque melhor, obs: verifiquem os aterramentos originais que são da moto, pois esse fio é apenas para auxiliar o aterramento da partida.
pessoal posso dizer que coloquei um fim nesse problema de partida quente, agora sim posso dizer que sou feliz com minha kawasaki.
espero ter ajudado porque sei como é chato não ter confiança em sua moto.
logo criarei outros topicos para solucoes em arrefecimento e corrente de comando batendo que ja resolvi tbm.
um grande abraço.
Wilker.
