Bolha ou p√°ra-brisa - MotosCustom.com.br

Bolha ou p√°ra-brisa

1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19
Home // Customização de Motos e Acessórios
Pesquisar dentro desse tópico:
Responder

Autor Mensagem
Matheuzi
MensagemEnviado: Dom Nov 11, 2012 3:01 pm 
 Assunto :

Bom, eu vou dar uma olhada aqui ainda, mas nada me parece muito promissor =/ , de fato a bolha causa uma maior resistência com o ar caso, o que pode interferir na velocidade, mas eu particularmente gosto muito de ter uma bolha, ajuda muito em viagens devido a quebra do ar que vem direto no peito

Google

Publicidade
Publicidade

Matheuzi
MensagemEnviado: Ter Fev 19, 2013 1:17 pm 
 Assunto :

Salve ai galera!
Então, comprei uma bolha Otuky Air Jet 700 para a minha Shadow , é basicamente uma Bolha Universal
Imagem
Particularmente achei que ficou bem bacana, os suportes cromados tambem ajudam a ficar mais bonito, e sua inclina√ß√£o ao termino superior da bolha melhora bastante a turbulencia no capacete. √Č uma bolha n√£o t√£o grande
Altura : 44,5 cm
Largura : 39 cm
e com um preço de 190 Reais, e é facil de se retirar, da um trabalhinho acertar ela, mas nada complicado, outra vantagem tambem é que é possivel retirar ela rapidamente (fica apenas as presilhas no guidom ).

Bom é isso ai gente, só passando pra deixar aqui o que eu achei por um preço relativamente mais barato, visto que muitas bolhas por ai custam uns 300 Reais pra mais

mgandra
MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2013 4:13 pm 
 Assunto :

Galera, venho informar que meu para brisa não deu certo comigo. Depois da segunda viagem com ele nstalado percebi mesmo que a partir de 100 km/h a turbulência fica grande no capacete e em 110 á está insuportável.

Ou seja, meu para brisa é muito pequeno para mim. Acho que terei mesmo que comprar um grandão, que também diminuirá a turbulencia para minha garupa. Atualmente tenho um da Givi, A600 Universal. Se alguém quiser sugerir um grande para minha Velma, será bem vindo!

libera te tutemet
http://www.facebook.com/aventurasdevelma

Moto: Mirage 250 EFI 12/13 - Velma

Wilson Silva
MensagemEnviado: S√°b Mar 30, 2013 11:21 am 
 Assunto :

Russo,
Muito legal suas dicas, mas, fiquei com uma d√ļvida quanto aos tamanhos... Quanto em cm seria uma bolha m√©dia ou grande?

Grato,

Wilson Silva
Belém/PA

"Russo" escreveu:
Ae Kamerads:

Disso eu entendo um pouco, pois sou adepto das "bolhas" desde 2001 e j√° experimentei v√°rios modelos. Atualmente, tenho 4 delas em casa, de diversos tamanhos.

Para uso na cidade, a bolha tem fun√ß√£o praticamente est√©tica, mas ajuda um pouco nas localidades em que faz frio e garoa... se bem que nessas circust√Ęncias alguns "motociclistas" preferem deixar a moto em casa e sair com o carro, eheheheh...

J√° na estrada, a conversa √© outra. A bolha ou parabrisa ajudam pr√° caramba. J√° fiz diversas viagens, todas percorrendo dist√Ęncias superiores a 1.000 km (ida e volta), com v√°rias "configura√ß√Ķes" diferentes:

- sem bolha ou parabrisa;
- com parabrisa grande;
- com bolha ou parabrisa médio;
- com bolha pequena.

O que eu aprendi com essas experiências:

- sem bolha: não rola viajar, é extressante demais. Depois de uns 200 km os braços ficam mais doloridos por suportar o vento no peito, principalmmente se viajar contra o vento. O capacete, a viseira, as luvas e a jaqueta viram "cemitério de mosquito".

- bolha grande: igualmente ruim, proteje contra o vento, chuva fina e insetos, por√©m gera turbu√™ncia, deixando a frente da moto inst√°vel, exigindo uma pilotagem muito mais cautelosa. Al√©m disso, nas motos com menos de 50cv ela funciona como um "freio-aerodin√Ęmico", segurando a moto, principalmente quando se est√° contra o vento. Ao meu ver s√£o indicadas para as custom "parrudas", que s√£o pesadas o suficiente para n√£o ficarem inst√°veis e potentes o suficiente para vencer a resist√™ncia aerodin√Ęmica.

- por fim as bolhas (pequenas) os os parabrisas (m√©dios): esses s√£o os melhores para viagem, pois proporcionam boa prote√ß√£o contra o vento, insetos e chuva leve e, ao mesmo tempo, n√£o favorecem a aerodin√Ęmica.

A fun√ß√£o da bolha ou do parabrisa m√©dio √© desviar o fluxo de ar para os lados e principalmente para cima, direcionando o fluxo de ar para o capacete (ele que se vire, eheheh...) da√≠ a import√Ęncia de viajar com um capacete bom.

A maneira mais adequada de instalar a bolha √© instal√°-la de forma a que ela fique "paralela" √† suspens√£o dianteira, mantendo um √Ęngulo de inclina√ß√£o o mais pr√≥ximo poss√≠vel do √Ęngulo de inclina√ß√£o das bengalas.

Para diminuir as turbu√™ncias na parte inferior da bolha ou parabrisa, √© importante que a dist√Ęncia da base da bolha ao copo do farol seja pr√≥xima dos 2 cm. Dist√Ęncias maiores ou menores geram mais turbul√™ncias.

Uma dica √ļtil: Sempre encere a bolha ou parabrisa. Pode utilizar a mesma cera que usa na moto. Isso facilita o escoamento da √°gua da chuva e ajuda, depois, na remo√ß√£o dos cad√°veres dos insetos.

beryalves
MensagemEnviado: Seg Abr 01, 2013 11:10 am 
 Assunto :
Colaborador

Russo, fiz uma viagem de Vitória-ES a Prado-BA (440 km), foi a viagem inteira contra o vento (forte), quando cheguei, até copo de cerveja parecia um barril de chope, moral da história, se bolha média ou pequena gera turbulência no capacete então o pescoço vai sofrer igual aos meus braços, daí, que diferença faz isso tudo, ou o braço ou o pescoço?

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Moto: EX Virago 250 - Clementina/Shadow 600 - Platinada

Russo
MensagemEnviado: Seg Abr 01, 2013 2:36 pm 
 Assunto :

"beryalves" escreveu:
Russo, fiz uma viagem de Vitória-ES a Prado-BA (440 km), foi a viagem inteira contra o vento (forte), quando cheguei, até copo de cerveja parecia um barril de chope, moral da história, se bolha média ou pequena gera turbulência no capacete então o pescoço vai sofrer igual aos meus braços, daí, que diferença faz isso tudo, ou o braço ou o pescoço?

Não entendi: você viajou com ou sem bolha na motoka?

"Wilson Silva" escreveu:
Russo,
Muito legal suas dicas, mas, fiquei com uma d√ļvida quanto aos tamanhos... Quanto em cm seria uma bolha m√©dia ou grande?

Grato,

Wilson Silva
Belém/PA

Minha ex-883C com parabrisa grande
Imagem

minha Mirage 250 com bolha média (GIVI)
Imagem

minha ex-883C com bolha pequena (da VMAX)
Imagem

Moto: HD SOFTAIL FXSTDI SE

Manenti
MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 8:28 am 
 Assunto :

Dai Russo, blz, cara voce sabe me dizer as medidas, em cm, desses parabrisas que vc citou, pois troquei de moto e a moto que peguei vem com parabrisas, porem achei que vibra muito o capacete quando andando em velocidade acima de 80km.

Grande abraço.

Moto: HD Heritage Classic / 2007

Russo
MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:27 am 
 Assunto :

"Manenti" escreveu:
Dai Russo, blz, cara voce sabe me dizer as medidas, em cm, desses parabrisas que vc citou, pois troquei de moto e a moto que peguei vem com parabrisas, porem achei que vibra muito o capacete quando andando em velocidade acima de 80km.

Grande abraço.

Ae Kamerad... acho que vibração não tem muito a ver com o tamanho do parabrisa e sim com a instalação do mesmo.

A 80 km/h um parabrisa, grande ou pequeno, simplesmente não pode vibrar. Se isso ocorre pode ser por causa da inclinação errada ou da fixação inadequada.

Prá você teri idéia, com aquele parabrisa grande, o que aparece na primeira foto acima, eu cheguei a 175 km/h com a Sportster (158 reais pelo GPS) e à 220 km/h com a Softail (208 reais pelo GPS).

Imagem
Imagem

mgandra
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 11:55 am 
 Assunto :

Camarada Russo e demais.

Tenho uma Mirage 250 com o para-brisa médio da Givi. Igualzinho a tua! Nas minhas viagens, sofri com a turbulencia gerada em meu capacete quando eu chegava perto de 100km/h (com vento contra) ou 110km/h (sem vento contra). Acho que devo ser alto demais para essa bolha em minha moto.

A idéia do para brisa é gerar uma bolha de ar, desviando o vento do piloto. Mas tem que desviar por completo do piloto. Não adianta desviar do peito e direcionar para a cabeça, pois isso vai gerar uma grande turbulencia que pode te deixar meio tonto.

Realmente, os para brisas grandes levam a uma maior instabilidade dianteira, mas no meu caso iria tirar a turbulencia da minha cabeça.

libera te tutemet
http://www.facebook.com/aventurasdevelma

Moto: Mirage 250 EFI 12/13 - Velma

Russo
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 1:20 pm 
 Assunto :

"mgandra" escreveu:
Camarada Russo e demais.

Tenho uma Mirage 250 com o para-brisa médio da Givi. Igualzinho a tua! Nas minhas viagens, sofri com a turbulencia gerada em meu capacete quando eu chegava perto de 100km/h (com vento contra) ou 110km/h (sem vento contra). Acho que devo ser alto demais para essa bolha em minha moto.

A idéia do para brisa é gerar uma bolha de ar, desviando o vento do piloto. Mas tem que desviar por completo do piloto. Não adianta desviar do peito e direcionar para a cabeça, pois isso vai gerar uma grande turbulencia que pode te deixar meio tonto.

Realmente, os para brisas grandes levam a uma maior instabilidade dianteira, mas no meu caso iria tirar a turbulencia da minha cabeça.

Ae Kameraden...

Vamos lá, de novo: a finalidade da bolha ou parabrisas é gerar um fluxo de ar que desvie o vento do peito do piloto, para cima, para o capacete.
O para brisa da moto não é como parabrisa de carro. Ele tem que ficar mais baixo que a linha de visão do piloto, ou seja a cabeça do piloto tem que ficar acima do topo da bolha ou parabrisa.
Se a turbulência no capacete é grande demais a ponto de incomodar o piloto, as causas podem ser:

1. capacete inadequado, provavelmente grande demais, ai não tem jeito, o capacate vai balançar mesmo. Muita gente não atenta para um detalhe importante: os capacetes laceiam internamente com o passar do tempo. O cara compra um capacete novo, justinho e após algum tempo de uso, as espumas internas perderam densidade e o isopor achatou, ai o capacete não fica mais firme na cabeça;

2. Angulo e/ou altura da bolha inadequados: às vezes o cara instala a bolha, olha e acha que ficou bom. Tem que testar e é pra isso que a maioria das bolhas tem regulagem. Quando eu tinha a minha Teneré 250, a turbulência da bolha incomodava muito e ela não tinha regulagem. Acabei tendo que modifiquer o suporte original da bolha de forma a obter um pouco mais de altura e inclinação e o problema desapareceu; o que o piloto tem que fazer é testar várias regulagens até encontrar a melhor;

3. O cara tem "pescoço de frango"... ai, ou vai fazer musculação ou desiste de andar de moto e compra um carro com ar condicionado e vidros elétricos, eheheheh...

"mgandra" escreveu:

A minha Mirage 250, com bolha GIVI, tamanho médio, não apresenta problemas de instabilidade rodando 8ntrr 80 e 120 km/h. Tem que ver se a sua moto não está com algum problema na roda (pneu desgastado, rolamento, balanceamento, etc).

Ah, mais um detalhe importantíssimo: numa moto com bolha ou parabrisa sempre vai ter mais barulho no capacete. Esse ruido adicional é normal, é causado pela turbulência e até que se acostume com ele, causa um certo desconforto auditivo, mas só.

Home // Customização de Motos e Acessórios Responder
Ir para p√°gina Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19  Pr√≥ximo

Ir para:  
Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Ajude o MotosCustom a crescer !

As opiniões expressas pelos participantes não refletem, necessariamente, a posição do MotosCustom.com.br.
As opiniões são de responsabilidade de seus respectivos autores.
As marcas YouTube, Blogger, Orkut e Facebook pertencem à terceiros.