Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
cavaleiro_andante
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mar 2015, 07:42
Localização: Rio de Janeiro

William Alvarenga escreveu:
Dead escreveu:William Alvarenga e cavaleiro_andante, já passei por essa novela e agora voltei a participar de mais um capitulo especial dela, mas vamos por partes.

Problema: A moto segue velocidade de cruzeiro tranquilo mantendo 100km/h, se tentar forçar uma ultrapassagem ou um apertar o passo (110~120km/h) ela começa a dar falta de combustível, se não souber segurar a mão e puxar a embreagem ela morre e demora a pegar.

No meu caso foi uma série de problemas, cada vez que resolvia um outro surgia.

1- Qndo isso começou eu fazia o esquema de abrir o tanque e esperar um pouco, dai cheguei a rodar com o tanque aberto e funcionava tbm, desmontei a tampa do tanque e tirei um monte de terra que havia acumulado ao redor do miolo da chave, resolvido!

2- Da segunda vez eu achei que tinha sujado a tampa de novo, mas dessa vez ela falhava muito e mesmo andando devagar ela engasgava, nesse caso foi limpeza do carburado e das mangueiras de alimentação, tinha muita sujeira no carburado e nas mangueiras, qndo espremi as mangueiras que desciam pra torneira saiu uma borra preta (tipo de café mesmo), resolvido e voltei a rodar.

3-problema atual, mesma situação da segunda vez, mas dessa vez na cidade ela nem apresenta sintoma algum, na pista mantém tranquilo 100km/h, se forçar o passo ela perde força e se deixar morrer ela demora pra pegar e a bateria fica fraca. Pela experiência que eu tive isso pare ser o estator/retificador/alguma-coisa-com-dor-na-parte-elétrica (o problema aparece mais rápido se estiver com farol aceso), ainda não fui atrás de resolver pois uso ela para ir trabalhar e preciso tirar a moto da minha irmã da oficina para poder internar a minha, tbm surgiu a possibilidade da vela, que troquei a um tempo atrás, não ser resisistiva e agora não estar aguentando, se não for vela ou alternador/retificador/estator vou tentar mexer nas bobinas, seria o ultimo caso (pq é mais complicado e provavelmente mais caro).

Assim que tiver uma resposta para a questão 3 eu aviso.
Fiz Teste no estator, esta funcionando 100%, coloquei Retificador original novo e Bateria Yuasa nova, já faz 5 anos que não dar problema.
No meu caso, como não entendo nada de mecânica, fica difícil tentar dar um diagnóstico. Posso afirmar que a bateria é nova e da Yuasa, mas nunca associei esse problema a alguma questão elétrica, e sim ao carburador, vela, combustível, essas coisas.

Não sabia desse esquema de abrir o tanque e dar uma limpada próximo ao miolo da chave. Caso dê o mesmo problema, vou tentar essa solução.
Tinhoso
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Ago 2014, 05:41
Localização: Guaratinguetá

Alguém sabe quais os assuntos de mêcanica de motos eu preciso aprender para poder usar o manual de serviço da yamaha ?






não sei nada de nada de mêcania
feweiber
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abr 2015, 13:50
Localização: Curitiba

Boa Tarde amigos viragueiros!

Fiz o cadastro no forum após acompanhar diversos tópicos antes mesmo de comprar minha moto!
Bom, vamos lá para historinha

Pesquisei por muito tempo qual moto custom iniciar a minha jornada, já tive YBR, XT660 e uma Yes 135 haha, e resolvi mudar de segmento para as custom. Encontrei uma Virago 1997 com 51 mil KM rodados e zeradas
Imagem

essa bixana ai !

Comprei e retirei ela da loja no dia 1 de Abril e só alegria. Achei que por nunca ter caido com uma das minhas motos anteriores que eu andava MUITO mais inconsequentemente que nunca cairia com essa ,p ois estaav andando na tranquilidade, curtindo o ronco do escape 2 "
Mas para a minha surpresa , voltando para a casa depois do expediente Sexta-Feira , santa, de manhã fui trocar de faixa em uma via rápida , estava a mais ou menos 50 kilometros por hora, e estava olhando para o retrovisor. Quando finalmente tirei o olho do retrovisor e olhei pra frente um Corsa Classic havia arrancado muito devagar, a uns 10 por hora sendo que a via estava vazia, e eu infelizmente nao consegui desviar. Pude somente deslizar a moto pra debaixo do carro pra evitar que batesse em seco na traseira dele fosse ejetado da moto. Só arranhei as pernas ,graças a deus estava com jaqueta, bota , luvaa e mochila então nem senti quando cai ao solo mas a moto infelizmente teve alguns danos.

Imagem
Imagem
Imagem

Esse foi o estrago.
De imediato identifiquei os seguintes problemas

Tampa de óleo quebrou dois parafusos para dentro da caixa do motor
Filtro de óleo
Pedaleira avançada do freio completamente entortada
Piscas da frente quebrados
Espelho retrovisor direito quebrado
Arranhão e amassado no tanque :cry: :cry: :cry:
Um parafuso de fixação do banco quebrado
Quando a roda dianteira está centralizada o painel e guidão estão desalinhados
As duas capas cromadas da lateral , uma do filtro de ar e a outra de enfeite foram pro beleléu também


Como é feriado santo comecei a mexer sozinho com meu velho para ver o que conseguiamos arrumar e o saldo até agora está assim;

Comprei a tampa do óleo nova junto com o filtro de óleo novos
Comprei os 2 L de óleo que vazaram
Desentortamos por completo a pedaleira avançada do freio , só ficou um sinal de morsa (dobra de material resistente)

Tivemos um problema ao retirar os parafusos da caixa que um deles caiu para atrás do jogo de embreagem , como não haviamos drenado o motor de oleo por completo quando fomos resgatar esse parafusinho ele caiu em uma espécie de fosso que tem na base do motor , embaixo do jogo de embreagem. Cutucamos com tudo possível, antena, arame, chaves e nenhum sinal do bendito parafuso, inclusive abrimos o escoador de oleo para tirar o oleo remanscente na esperança que ele fosse cair por ali também e nada do mesmo. Fechamos o motor com a junta no local tudo certinho e com muito receio tentamos fazer funcionar a moto. Primeira tentativa não deu certo até pelo fato do motor estar bem frio mas após umas 3 tentativas a moto finalmente ligou !! :D :D

para a minha surpresa , apos alguns instantes ligadas, andei com ela na garagem ( mesmo com o guidao torto) e a desliguei, Quando fui tentar ligar ela novamente , não funiconou mais . O motor faz um TEC bem embaixo da perna esquerda naa parte superior parece do motor ou até mesmo a bateria , nao sei , mas o motor de arranque nem gira. Não sei se é problema no relé , se o bendito parafuso rolou e foi parar no motor de arranque (o que eu acho pouco provavel ,pois andei bastante com a moto e nada do motor travar e nenhum sinal de barulho solto) mas a moto não liga de maneira nenhuma na partida elétrica. Somente no tranco ela funciona tranquilamente.

Ai tendo em vista todos esses problemas venho aqui tentar recorrer a ajuda dos senhores que tanto entendem desse modelo de moto! Gostei muito dela, pena que nao consegui andar mais que dois dias antes de essa fatalidade ter ocorrido!

Falta ainda comprar os piscas, guidão, espelho ,desentortar o guidao (ou trocar as bengalas, nao sei ao certo qual o problema), conseguri adaptar um filtro de ar mais esportivo (não faço muita questao de manter a originalidade das bolhas cromadas) e verificar o motivo de agora a partida eletrica nao estar funcionando :/


conto com a ajuda dos senhores em desvendar os misterios e algumas dicas para salvar minha viraguinho !

Abraços a todos e desde agora muito obrigado !

ps: desculpem os erros
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

feweiber escreveu:Boa Tarde amigos viragueiros!

Fiz o cadastro no forum após acompanhar diversos tópicos antes mesmo de comprar minha moto!
Bom, vamos lá para historinha

Pesquisei por muito tempo qual moto custom iniciar a minha jornada, já tive YBR, XT660 e uma Yes 135 haha, e resolvi mudar de segmento para as custom. Encontrei uma Virago 1997 com 51 mil KM rodados e zeradas
Pelo visto ela foi customizada, pois o motor foi pintado!
feweiber escreveu: Esse foi o estrago.
De imediato identifiquei os seguintes problemas

Tampa de óleo quebrou dois parafusos para dentro da caixa do motor
Filtro de óleo
Pedaleira avançada do freio completamente entortada
Piscas da frente quebrados
Espelho retrovisor direito quebrado
Arranhão e amassado no tanque :cry: :cry: :cry:
Um parafuso de fixação do banco quebrado
Quando a roda dianteira está centralizada o painel e guidão estão desalinhados
As duas capas cromadas da lateral , uma do filtro de ar e a outra de enfeite foram pro beleléu também
A pricipio foi um estrago normal de tombo, exceto pela quebra da tampa lateral!!
feweiber escreveu: Tivemos um problema ao retirar os parafusos da caixa que um deles caiu para atrás do jogo de embreagem , como não haviamos drenado o motor de oleo por completo quando fomos resgatar esse parafusinho ele caiu em uma espécie de fosso que tem na base do motor , embaixo do jogo de embreagem. Cutucamos com tudo possível, antena, arame, chaves e nenhum sinal do bendito parafuso, inclusive abrimos o escoador de oleo para tirar o oleo remanscente na esperança que ele fosse cair por ali também e nada do mesmo. Fechamos o motor com a junta no local tudo certinho e com muito receio tentamos fazer funcionar a moto. Primeira tentativa não deu certo até pelo fato do motor estar bem frio mas após umas 3 tentativas a moto finalmente ligou !! :D :D
Não entendi, essa do parafuso cair pra dentro do motor, qual parafuso? Se tiver solto dentro do motor pode sim causar problemas futuro!
feweiber escreveu: para a minha surpresa , apos alguns instantes ligadas, andei com ela na garagem ( mesmo com o guidao torto) e a desliguei, Quando fui tentar ligar ela novamente , não funiconou mais . O motor faz um TEC bem embaixo da perna esquerda naa parte superior parece do motor ou até mesmo a bateria , nao sei , mas o motor de arranque nem gira. Não sei se é problema no relé , se o bendito parafuso rolou e foi parar no motor de arranque (o que eu acho pouco provavel ,pois andei bastante com a moto e nada do motor travar e nenhum sinal de barulho solto) mas a moto não liga de maneira nenhuma na partida elétrica. Somente no tranco ela funciona tranquilamente.
Não é comum, ocorrer problema (conforme teu relato) na parte elétrica, mas a bateria pode ter vazado, sei lá, o TEC pode ser o relé de partida, dependendo de onde caiu o parafuso pode ter travado o motor de arranque, se bem que (creio eu) a engrenagem fica do lado direito!
feweiber escreveu: Falta ainda comprar os piscas, guidão, espelho ,desentortar o guidao (ou trocar as bengalas, nao sei ao certo qual o problema), conseguri adaptar um filtro de ar mais esportivo (não faço muita questao de manter a originalidade das bolhas cromadas) e verificar o motivo de agora a partida eletrica nao estar funcionando :/
Tem que cuidar para que esse filtro esportivo não entre agua num dia de chuva, já fiz essa alteração numa Virago 250 (também não curto essa bolhas cromadas) e numa Mirage 250.
Imagem
feweiber
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abr 2015, 13:50
Localização: Curitiba

Primeiramente obrigado Cros por ter transferido meu topico!
Ela foi bem customizada sim , peguei ela justamente pq me apaixonei por esse motor preto haha

A quebra da tampa lateral tambem nao entendi, ela entortou o parafuso lateral e os outros 2 quebraram para dentro da tampa, tive que levar a tampa em um torneiro mecanico pra conseugir tirar os parafusos pois estavam sem cabeça pra desparafusar , mas saiu tranquilamente, 20 pro torneiro e fechou..

Um dos parafusos de fixação da caixa da embreagem , deixamos o motor aberto com os parafusos semi parafusados, ai quando fomos colocar a caixa novamente ao desparafusar um parafuso de cima ele caiu atrás dos discos. Ao tentar retirar ele caiu na base da caixa em uma entrada que leva a nao sei onde.

pois é , a partida elétrica realmente eu nao façp ideia pq nao esta funcionando. Funcionou normalmente as primeiras vezes e depois que foi parar!
Vou mandar ela na CC segunda feira pra resolver esses problemas mecanicos e vou pedir para que abram um bujão que tem exatamente embaixo da onde o parafuso caiu , nao abri aqui pois nao tenho a ferramente correta para soltar a rosca desse bujao..

quanto ao filtro, estou ciente desse risco, não há nenhuma proteção que evite isso ? ja vi algumas HD com esse filtro esportivo com uma certa proteção em volta .. Qual filtro da certo ? como faz pra adaptar?


tks!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

feweiber escreveu: Um dos parafusos de fixação da caixa da embreagem , deixamos o motor aberto com os parafusos semi parafusados, ai quando fomos colocar a caixa novamente ao desparafusar um parafuso de cima ele caiu atrás dos discos. Ao tentar retirar ele caiu na base da caixa em uma entrada que leva a nao sei onde.
Cara, ainda não entendi essa mágica!!!
feweiber escreveu: pois é , a partida elétrica realmente eu nao façp ideia pq nao esta funcionando. Funcionou normalmente as primeiras vezes e depois que foi parar!
Vou mandar ela na CC segunda feira pra resolver esses problemas mecanicos e vou pedir para que abram um bujão que tem exatamente embaixo da onde o parafuso caiu , nao abri aqui pois nao tenho a ferramente correta para soltar a rosca desse bujao..
A iluminação funciona? A bateria tem carga para dar partida? Essa é a hora que a moto precisa de toda carga elétrica!!
feweiber escreveu: quanto ao filtro, estou ciente desse risco, não há nenhuma proteção que evite isso ? ja vi algumas HD com esse filtro esportivo com uma certa proteção em volta .. Qual filtro da certo ? como faz pra adaptar?
tks!
Sim, mas nesse caso os projetos já são feitos pra isso, no caso de uma Virago ou Mirage, em que criar esse recurso, e no caso ainda da Virago 250 como a entrada do ar é no quadro, fica mais complicado, teria que ter uma capa que não deixa-se entrar agua, tipo uma luminaria virada pra baixo....
Imagem
feweiber
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abr 2015, 13:50
Localização: Curitiba

ahahaha bem dificil explicar mesmo! veja na tereceira foto que eu coloquei... embaixo do grande conjunto circular de discos tem um espaço entre o final da capa do motor e os discos. o parafuso caiu nesse espacinho . SÓ que um pouco mais para o lado de dentro do motor tem como se fosse um buraco que da bem na base inferior, foi ali que o parafuso caiu! haha

Toda a iluminação funciona, luz alta, 3 piscas alertas( so um da frente que quebrou a lampada) , freio, buzina, tudo tudo!

sim.. tem que inventar alguma coisa entao , qual foi a sua escolha??
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

feweiber escreveu:ahahaha bem dificil explicar mesmo! veja na tereceira foto que eu coloquei... embaixo do grande conjunto circular de discos tem um espaço entre o final da capa do motor e os discos. o parafuso caiu nesse espacinho . SÓ que um pouco mais para o lado de dentro do motor tem como se fosse um buraco que da bem na base inferior, foi ali que o parafuso caiu! haha
Existe uma ferramenta, parece uma caneta telescopica com um imã na ponta... quem sabe ajuda... pois se ai nessa região, é onde estão as engrenagens da caixa...
feweiber escreveu: Toda a iluminação funciona, luz alta, 3 piscas alertas( so um da frente que quebrou a lampada) , freio, buzina, tudo tudo!
Bom, mas pro arranque a bateria precisa estar nos trinks...
feweiber escreveu: sim.. tem que inventar alguma coisa entao , qual foi a sua escolha??
Desisti, e voltei ao original, precisar de um costumizador é coisa pra quem tem muita paciência e tempo pra esperar o REI fazer a peça!
Imagem
feweiber
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abr 2015, 13:50
Localização: Curitiba

https://www.youtube.com/watch?v=6D4z5QW ... e=youtu.be


gravei esse video pro pessoal ver o barulho!
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

feweiber, esse barulho é normal, é o relê de partida mandando carga para o motor, mas o motor não responde, pra fazer um teste rápido vc pode desplugar o cabo do motor de partida e ligar o lado positivo de uma bateria direto nele, dai liga o neutro no neutro na moto mesmo (motor/terra), se ele virar e ligar a moto (não esquece de remover o cabo positivo assim que a moto ligar p não forçar ele) então o problema está no cabo (e caso vc sinta que o motor tenta virar mas está travado, então vc achou o parafuso perdido no motor), alguma parte entre o relê e o motor de partida, como vc caiu com ela pode recomendo olhar a parte que sai do guidon primeiro (deve ter alguma parte rompida), se o motor não der sinal de vida então ele está isolado, dai tem que desmontar ele pra ver se a escovinha não quebrou ou se o carvãozinho não saiu do lugar.
Na Dóri, o retentor do motor de partida está ruim, e vaza óleo pra dentro dele, graças a isso meu motor é fraco e demora a pegar, pra piorar direto o carvãozinho sai do lugar, dai o motor nem dá sinal de vida e a moto faz apenas esse TEC.

Mais uma coisa, sobre o parafuso que caiu, no meio do motor, embaixo, tem um vão com uma gradinha, é um tipo de filtro de tela que o óleo passa antes de ir pro filtro de óleo, o parafuso deve ter prendido nela, como o Cros disse, uma ferramenta telescópica com um ímã resolve, mas um arame firme com um ímã preso na ponta sai mais barato hahahaha!

Cros e feweiber, só pra constar, a engrenagem do motor de partida fica do lado esquerdo na frente, bem no pé esquerdo mesmo, isso se vc estiver falando da engrenagem que liga o motor de partida ao motor da moto (só sei disso pq ajudei na ultima vez que desmontei o meu). Bem, se o parafuso perdido estiver travando ela vai ser difícil tirar ele sem desmontar a tampa lateral esquerda, mas tenta a arte do ímã com arame antes dessa empreitada!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Responder