Fala Marcos, tudo bem?MarcosV2 escreveu:... Tenho notado, no entanto, que a moto demora um pouco nas acelerações e parece que pede mais dose no acelerador. ... . Alguém notou isso também?
Resposta curta:
Esta pequena demora na entrega do torque na Kawa é devido o design do motor. E certamente voce nao vai sentir muita diferença apos a revisão e o amaciamento, pelo menos noque tange á este comportamento. E foi justamente por este design que eu escolhi a Vulcan para ser a minha primeira moto custom. Ela é suave e nao foi projetada para dar aquele soco no peito ao sair.
Resposta Técnica:
O motor das nossas vulcan possui o comando de valvulas do tipo SOHC, de Simple Over Head Camshaft e isto implica num comportamento mais linear da curva de torque.
O motor Evolution das HD 883 (mais novas) possui um sistema diferente de comando de valvulas, inclusive diferente de tudo o mais que é fabricado pelos concorrentes. São dois comandos de valvula separados, um por cilindro. Esta característica influencia na curva de torque entregue pelo motor.
Este negócio é bem interessante de se estudar, mas meio fod* de explicar apenas com texto, mas procure na internet a diferença entre os comandos SOHC e DOHC que sao os mais comuns e o Twim Cam que é o nome do comando de valvulas do Evolution da HD.
Espero ter te dado um norte para entender um pouco mais da motoca. Um abraço!