
É difícil falar sobre a Triumph Speed Triple sem relacionar o modelo inglês ao filme “Missão Impossível 2”, estrelado por Tom Cruise. A moto ficou imortalizada nas cenas do longa durante uma perseguição de motos com direito a manobras radicais no melhor estilo hollywoodiano. O marketing tem dado certo, desde o seu lançamento, em 1994, já foram vendidas mais de 65 mil unidades da streetfighter inglesa. Quem teve uma missão impossível desta vez foram os projetistas e engenheiros da Triumph para redefinir o maior ícone da marca: a Speed Triple com seus faróis duplos.
Os dois faróis, marca registrada do modelo ainda estão lá, mas com um visual muito mais moderno e agressivo. A balança monobraço também continua, mas agora mostra uma roda traseira totalmente nova. Os novos aros, além de mais bonitos, contribuíram para baixar o peso do conjunto. Pronta para rodar a moto pesa 214 kg, três quilos a menos que o modelo 2010. Além de perder peso a Speed Triple ganhou força.
O motor de 1050 cm3 e três cilindros em linha também recebeu ajustes na centralina (ECU). O propulsor está mais potente do que nunca; agora produz 135 cv, sete a mais, e o torque também cresceu para 12,92 kgfm. Além de deixar a moto mais bonita, mais potente e mais leve, os engenheiros também aprimoraram a ciclística. Agora a tarefa de “atacar” as curvas com exatidão está ainda mais fácil para a Speed Triple 2011.
CICLÍSTICA REVISTA
O quadro de alumínio é totalmente novo e com isso foi possível deslocar o motor mais à frente, deixando o modelo mais “esperto”, já que houve uma maior concentração de massa. Com a nova distribuição de peso a Speed Triple fica mais ágil e estável. O garfo dianteiro da marca Showa é invertido (upside down), tem 43 mm de diâmetro e é totalmente ajustável.
A posição de pilotagem também ficou mais ergonômica com o banco mais baixo. A ideia da marca é transferir mais segurança ao motociclista e facilitar sua pilotagem. Os painéis laterais assim como o painel de instrumentos receberam mudanças leves, mas que deixam o modelo ainda mais atual.
A Speed Triple tem uma extensa lista de opcionais e acessórios, que vão desde uma bolha aerodinâmica até mesmo escapamentos esportivos da grife Arrow, além de malas personalizadas.
NOVOS FREIOS
Um dos poucos itens que recebia críticas da imprensa especializada era o sistema de freios. Além da falta de uma resposta mais rápida e eficiente, o sistema anti-bloqueio (ABS) não era oferecido nem como opcional. Enquanto que a maioria de suas concorrentes diretas na categoria streetfighter já contava com o dispositivo de segurança.
Além de oferecer freio ABS, o modelo 2011 fez um aprimoramento total nos freios. O conjunto dianteiro tem dois enormes discos flutuantes de 320 mm e pinça radial da marca Brembo, com quatro pistões. Já na traseira, o disco simples de 225 mm tem pinça Nissin com dois pistões. A nova versão da Speed Triple já está pronta e parece cumprir a difícil missão de suceder um sucesso de crítica e público. O modelo chega às concessionárias europeias em dezembro e o preço ainda não foi definido pela marca inglesa.
Specifications
Engine and transmission
Engine type: 3 cylinders, 4-stroke, Inline
Displacement: 1050 cc (64.16 cubic inches)
Bore × stroke: 70 mm × 71.4 mm (square)
Cooling system: Water cooled
Power: 134.6 HP (99 kW) @ 9400 rpm (cranksh)
Torque: 111 Nm (11.32 kg-m) @ 7750 rpm (cranksh)
Throttle: Cable operated
Valves
Valve train: DOHC, variable
Valves per cylinder: 4
Fuel and ignition
Sparks per cylinder: 1
Fuel supply system: Fuel injection
Ignition type: Digital CDI
Compression: 12:1
Engine mounting: Transverse
Lubrication system: Wet sump
Gear box: Manual 6-speed
Clutch: Wet, multiple discs, cable operated
Final drive: Chain
Spark plug pipe type: NGK, CR9EK
Motor oil: Synthetic, 10W/40
Starter: Electric
Dimensions
Physical measures
Length: 2086 mm
Width: 728 mm
Height: 1033 mm
Wheel base: 1435 mm
Trail: 91 mm
Seat height: 825 mm
Weight
Curb weight: 214 kg
Chassis and suspension
Frame type: aluminium, twin spar
Front
Suspension: Cartridge - upside-down
Suspension travel: 120 mm
Fork angle: 23°
Brake: Twin Disk, Ø320 mm
Tire: 120 / 70 R17 ZR
Rear
Suspension: mono shock, Mono arm
Suspension travel: 140 mm
Brake: Disk, Ø255 mm
Tire: 190 / 55 R17 ZR
Other
ABS available: Yes
Power-to-weight ratio: 0.46 HP/kg (2.16 kg/HP)
Fuel capacity: 17.5 l
Number of riders: 2 persons





