hoje vou colocar um modelo MUITO simples, outro dia faço ao continuação com os diafragmas, esguicho e tudo mais.
carburador HONDA 125

este é um carburador visto pelo coletor de admissão, o lado do motor. o funcionamento principal dele é com um conjunto de peças composto por um cilindro (pistonete) e uma agulha, que se movimentam juntos, SÃO PRESOS UM NO OUTRO! na foto dá pra ver o pistonete, a peça que tá refletindo mais lá dentro do bura.

aí ele tá acelerado. dá pra ver a agulha! o pistonete subiu, perceba que lá em cima, onde termina aquela 'torre' (que é a pista por onde o pistonete escorrega) tem um bagulho de plástico preto, onde vai o cabo. quando voce acelera ele puxa esses dois caras (agulha e pistonete) pra cima.
o grande segredo disso é que a agulha é cônica, levemente, ela quando tá lá embaixo encaixa e tampa um furo, que vai ligado na cuba (fotos adiante) de gasolina. quando ela sobe, ela fica 'folgada' nesse furo e a sucção do motor puxa gasolina pra fora por ali, e como o pistonete também subiu e permite passagem de ar, o motor acelera.
pistonete controla ar e agulha controla gasolina.
'existe aguma outra coisa que controle o ar?'
só uma: o afogador.

vista do carburador pelo lado oposto, o do filtro de ar.

afogador puxado, percebam que ele tem um pequeno furo embaixo a direita, não veda totalmente, senão o motor morre. como o vácuo do motor ainda é grande, ele puxa mais gasolina pelo buraco da agulha, já que não consegue puxar o ar.
'existe outra coisa que controle a gasolina?'
sim, muitas! todos os furos e tubos que aparecem no corredor por onde a mistura passa dentro do bura são saídas de gasolina. vamos mostrar elas aqui já já!
a lenta desse carburador é dada por esse parafuso aqui:

ele atravessa a 'torre' e cutuca uma parte do pistonete que é inclinada, já feita pra isso. quanto mais o parafuso entra, mais ele força o pistonete pra cima empurrando essa parede inclinada. apertei ele exageradamente e fotografei

compare com a primeira foto do post pra ver a diferença (apontada pela seta verde). sem segredos.
agora, vamos desmontar!

três parafusos que separam a cuba do resto do corpo do arburador

esta é a cuba, ela tem esse pint* aí bem alto e fino que é um ladrão. se por acaso o mecanismo de entrada de gasolina não funcionar e entrar gasolina infinitamente na cuba, ela sobe até o nível do furo da ponta do ladrão, e desce por ele, saindo pelo fundo, por aqui:

se voce tampar esse furo embaixo e esperar mais uns 15~30seg a gasolina começa a vazar pela boca do carburador, e por todos os oturos buracos, não faça isso só por preguiça de limpar a gasolina que tá escorrendo, voce vai ter ainda mais se tampar.
voltando a foto anterior, veja que no fundo do carburador, numa parte meio suja de vermelho tem umas formas complexas ali. aquele é outro ladrão, que na verdade é um furo com parafuso, visível na última foto. assim voce esvazia a cuba sem tirar o carburador.

beleza, agora o bixo pegou!
o corpo do carburador.
essa coisa rosada pareçendo as bolas do saco são a bóia, que é articulada ali na direita da foto, é presa por um pino liso, apenas empurrado pro lugar certo com a bóia encaixada.

aí está ela desmontada, vendo do lado de cima! ela segura espa peça escura, metálica com um cone de borracha no topo, a agulha, que tem como função abirir e fechar a entrada de gasolina na cuba. quando a gasolina é consumida, a bóia desce, essa agulha vai junto e destampa o furo de onde a gasolina vem, sem mistério. a agulha é encaixada na bóia por um trilho da bóia que engata num sulco da agulha, só empurrar pro lado. ela não cai no cuncionamento por que o cone apontado pro furo não permite.

veja sem a bóia, o buraco grande ali na direita, perto da unha do meu dedão é onde a agulha tampa.
voltando a foto do corpo, a peça da esquerda, apontada pela seta amarela é esta:

é o parafuso de mistura, vendo o furo de onde saiu:

ele tem essa parte mais esbelta (termo de mecânico de tornearia: peça esbelta=peça fina e comprida) na ponta, que tem como objetivo tampar (ou não) esse furo aqui:

a medida que voce vai apertando ele, voce vai tampando o furo e sai menos gasolina. e vice versa.
voltando a foto do corpo, agora a peça da seta azul!

esta é apenas uma tampinha, tem que tirar isso antes de tirar o resto. o nome é gicleur (se pronuncia giclê), um deles, o principal. logo na sequencia o pulverizador:

pra entender o que isso faz, vamos olhar denovo o corpo do carburador, sem essas duas peças:

o buraco de onde elas sairam está apontado pela seta verde.
repare que tem um brilho no meio do furo, aquilo é a ponta da agulha. então o pulverizador é o buraco que a agulha tampa e o gicleur regula a quantidade de gasolina que pode passar por ele, no máximo. a medida do gicleur é o tamanho do furo que ele tem, a quantidade de gasolina que ele deixa passar.
voltando a foto do corpo, a última peça é a da seta verde, entre o giclê principal e o parafuso da mistura.

giclê da lenta, é MUITO mais fácil regular a quantidade de gasolina que entra na mistura na marcha lenta por um segundo parafuso que pela altura da agulha, como é fácil de imaginar.
e PRONTO. o carburador simples é isso aí, o funcionamento é este. agora alguns detalhes:
a agulha é presa no pistonete por uma peça que tem dois parafusos e uma mola que empura a agulha pra baixo, assim, a agulha não é fixa no pistonete de maneira RÍGIDA, portanto ela pode estar até um pouco desalinhada do pulverizador. e além disso, a altura da agulha em relação ao pistonete pode ser trocada, tem uma arruela de pressão que é o batente da agulha, ou seja, a mola empurra pra baixo até que essa arruela bata no fundo do pistonete. existem 4 sulcos onde voce pode encaixar esse anel.
ah, sim, para tirar o pistionete voce desrosqueia o chapéu da torre do pistonete, a tampa. não se assuste com a mola pulando, ela empurra o pistonete pra baixo. um engate bobo encaixa o cabo no pistonete.
por enquanto é isso. já tenho as fotos do carburador maior pra fazer a próxima parte, mas outro dia!
depois ainda posto problemas frequentes e seu motivo/solução.
abraço!