Heritage: Motor esquenta muito
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson
caros companheiros. peguei um enorme engarrafamento com minha heritage custom 1600, que comprei há uma semana. fiquei preocupado pois o motor parecia que ia derreter de tão quente. até o banco ficou pegando fogo. nada de anormal aconteceu. nenhum barulho, nenhuma rateada, nada. pergunto: é comum essa temperatiura nas HD's? tem algum perigo de superaquecimento? abraços em todos.
acredito que em casos como o que ocorreu com voce aconteça isso mesmo, talvez se o arrefecimento fosse líquido vc nao perceberia isso.
Mas como nao tenho esta moto vejamos os entendidos o que dizem.
Mas como nao tenho esta moto vejamos os entendidos o que dizem.
os motores TC 88 e TC 96 esquentam muito por conta da mistura pobre fornecida pela injeção para diminuir a emissão de gases poluentes.
A mistura pobre faz com que a potência não utilizada pelo motor acabe se dissipando na forma de calor.
Algumas providências podem ser tomadas e todas elas relacionadas com a mistura ar/combustível.
De cara posso te dizer que a moto vai melhorar um pouco após a primeira revisão. A autorizada melhora o mapa da injeção e a moto fica mais solta, esquenta menos (pouca coisa) e tem uma melhora no consumo.
Outra providência é usar um dos acessórios que existem no mercado para enganar a injeção e fazê-la enriquecer a mistura mesmo com o mapa original. Acessórios como o Race Fueller da HD, Xieds, FuelPak da V&H, Cobra e Power Commander da Dynojet alteram os sinais enviados pelos sensores para que a resposta da injeção seja modificada.
Outro acessório é o SERT da HD e o Master Tune que são interfaces para que a ECU da injeção seja reprogramada conforme as necessidades.
E por último você tem o Thunder Max que é uma nova ECU totalmente reprogramável, com mais recursos que as interfaces acima.
O SERT, o Master Tune e o Thunder Max são soluções completas que permitem reprogramar completamente a injeção (o Thunder Max tem mais opções).
A mistura pobre faz com que a potência não utilizada pelo motor acabe se dissipando na forma de calor.
Algumas providências podem ser tomadas e todas elas relacionadas com a mistura ar/combustível.
De cara posso te dizer que a moto vai melhorar um pouco após a primeira revisão. A autorizada melhora o mapa da injeção e a moto fica mais solta, esquenta menos (pouca coisa) e tem uma melhora no consumo.
Outra providência é usar um dos acessórios que existem no mercado para enganar a injeção e fazê-la enriquecer a mistura mesmo com o mapa original. Acessórios como o Race Fueller da HD, Xieds, FuelPak da V&H, Cobra e Power Commander da Dynojet alteram os sinais enviados pelos sensores para que a resposta da injeção seja modificada.
Outro acessório é o SERT da HD e o Master Tune que são interfaces para que a ECU da injeção seja reprogramada conforme as necessidades.
E por último você tem o Thunder Max que é uma nova ECU totalmente reprogramável, com mais recursos que as interfaces acima.
O SERT, o Master Tune e o Thunder Max são soluções completas que permitem reprogramar completamente a injeção (o Thunder Max tem mais opções).
ride hard or stay home
se as 'harleys' (se é que ainda se pode chamar assim) ainda fossem carburadas, seria dois toques, mistura pobre funde motor que é uma beleza, a saia do pistão começa a raspar no cilindro, é o caos
agora pra ser mecânico precisa de lap top...
agora pra ser mecânico precisa de lap top...
wolfmann escreveu: A mistura pobre faz com que a potência não utilizada pelo motor acabe se dissipando na forma de calor.
eu nao entendo como isso pode acontecer, o que eu sei é que mistura rica resfria o motor por que a mistura é a única coisa fria que entra ali, e como ar é isolante térmico só sobra a gasolina pra resfreiar 'por dentro' a camara de combustão, quanto mais gasolina, mais resfria.
nem daria pra dizer 'energia nao utilizada', por que a energia nao utilizada é gasolina mesmo, ele puxa menos gasolina e ela nao vai se transformar em calor. nao até chegar a hora dela queimar. eu diria que 'ele faz uso de menor energia, diminuindo a potencia e tendo como consequencia aumento de temperatura, redução no consumo e emissão de poluentes'
A tanto estraga o motor a mistura muito pobre, esquenta a cabeça do pistão, chegando ao ponto de ingripamento, como estraga com a mistura muito rica, lava a cabeça do pistão, que alem de aquecer não tem uma boa combustão, o motor trabalha afogado, quanto o motor esquentar é normal, na verdade as motos estão preparadas para isso, acredito que ela tenha um dispositivo que avisa o super aquecimento ou faz o motor apagar quando está parada em marcha lenta, quem poderia te informar são os propietários dessas motos,
outro detalhe é que são motos estradeiras, não são feitas para engarrafamentos, na cidade todas esquentam,
seja Honda, Yamha,Suzuki ou qualquer coisa que tenha motor
outro detalhe é que são motos estradeiras, não são feitas para engarrafamentos, na cidade todas esquentam,
seja Honda, Yamha,Suzuki ou qualquer coisa que tenha motor
Santista e Vera (Viru´s MC)
hellmann escreveu:se as 'harleys' (se é que ainda se pode chamar assim) ainda fossem carburadas, seria dois toques, mistura pobre funde motor que é uma beleza, a saia do pistão começa a raspar no cilindro, é o caos
agora pra ser mecânico precisa de lap top...
agora ficou mais fácil, mas ainda não vi nenhuma outra marca além da HD disponibilizar uma ferramenta como o SERT.
ride hard or stay home
hellmann escreveu:wolfmann escreveu: A mistura pobre faz com que a potência não utilizada pelo motor acabe se dissipando na forma de calor.
eu nao entendo como isso pode acontecer, o que eu sei é que mistura rica resfria o motor por que a mistura é a única coisa fria que entra ali, e como ar é isolante térmico só sobra a gasolina pra resfreiar 'por dentro' a camara de combustão, quanto mais gasolina, mais resfria.
nem daria pra dizer 'energia nao utilizada', por que a energia nao utilizada é gasolina mesmo, ele puxa menos gasolina e ela nao vai se transformar em calor. nao até chegar a hora dela queimar. eu diria que 'ele faz uso de menor energia, diminuindo a potencia e tendo como consequencia aumento de temperatura, redução no consumo e emissão de poluentes'
imagine as trocas termodinâmicas. Uma unidade de trabalho se transforma em potência e dissipa calor. Se essa mesma unidade de trabalho não conseguir gerar potência irá dissipar mais calor para manter o equilíbrio termodinâmico.
O calor se difunde pelo metal e acaba sendo dissipado no contato com a atmosfera fora da câmara, por isso a sensação de "cozinhar os ovos" em um engarrafamento.
A HD mostrou avanços nessa área com os motores TC 96 ao conseguir programar a injeção para desligar o cilindro traseiro (cessa a injeção de combustível e a mistura não explode por conta de ausência de combustível).
Os novos modelos touring também foram modificados pensando no conforto do piloto ao alterar o desenho dos escapamentos.
A troca de calor é um efeito colateral dessa adequação às normas anti-poluentes.
Meu motor é o TC 88 e a troca de calor diminuiu muito com a utilização de filtros e ponteiras esportivas (maior vazão de ar) e remapeamento da injeção levando em consideração a qualidade do nosso combustível.
ride hard or stay home
coloquei um radiador de oleo na minha e melhorou muito.
Tenho uma Fat Boy 2007 motor 1600 e é comum esquentar em demasia em baixa velocidade, as vezes chega a quase cozinhar a perna, principalmente quando paramos a moto.
Marão
Bodes do Asfalto MC- Facção DF
Bodes do Asfalto MC- Facção DF