HD: Dicas técnicas sobre Gasolina

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Jovi
Administrador
Contato:

Dicas técnicas sobre Gasolina

Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem . A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir á detonação, ou a capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em combustão espontânea (batida de pino) que é bem notada quando andamos com a moto em marcha alta , tipo quarta ou quinta em baixo giro e rotação baixa. A impressão é de ter estar sentado em motor de uma máquina de moer cana! Terrível !

Essa batida de pino pode causar perda de potência e sérios danos ao motor , dependendo da intensidade e persistência.

A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.
Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina , a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas , a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Já as demais gasolinas do tipo premium , pódium , V-power , possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor , entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor , carburador e injeção.
Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1) . Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina nâo aumentam a potencia do motor , eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.

O que determina a potência de um motor é o seu projeto , o combustível somente irá ajudar a “acordar os cavalinhos”.
Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão , cabeçote , válvulas etc, removendo resíduos de carvão , facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4% , mas essas gasolinas não fazem milagres , o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.
Assim como nos óleos lubrificantes , deve-se tomar algumas precauções:

Se a sua moto sempre andou com gasolina comum , não encha o tanque com gasolina premium ou pódium na primeira vez , sob o risco de soltar todo o carvão acumulado por horas de funcionamento e causar entupimentos ou danos internos no motor. O ideal é ir abastecendo com esse tipo gasolina gradativamente , iniciando com 20% de gasolina premium/podim para 80% de comum no primeiro tanque , 30% de premium/podim no segundo , 40% no terceiro e assim por diante , até utilizar somente esse tipo de gasolina.
Sei que muitos devem estar se perguntando ,e se eu for viajar e não encontrar a gasolina premium ?
Não há problema , mas na primeira oportunidade encha o tanque com premium para limpar os resíduos deixados pela gasolina comum.
Hoje em dia deve-se tomar muito cuidado com a gasolina que se utiliza , prefira abastecer sua moto sempre em postos de bandeiras conhecidas e de preferencia com uma gasolina de qualidade maior.

Para melhorar o funcionamento da motocicleta independente do tipo de gasolina utilizada , indicamos um aditivo especial da própria Harley-davidson, que pode ser encontrado nas nossas lojas e que proporciona um aumento na octanagem da gasolina e também mantém o sistema totalmente limpo.

Por Marcelo Peixoto
http://www.harley-davidson.com.br/article/view/20
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
brunno.ferreira

Pô, Jovi. Show de bola essas dicas.

Porém, a maior parte dos manuais (inclusive o da Mirage) sugere que não seja utilizada gasolina aditivada. Sabe por quê?

E em uma moto zero, posso parar no posto e completar com a gasolina premium?

Abraços,
Brunno
Jovi
Administrador
Contato:

Cara, na minha opinião isso é ajuste, minha moto não suporta a Premium, mas anda muuuito bem com a Shell VPower...

E sempre coloquei VPower, quando viajo, e não existe Shell fora de São Paulo, sofro um pouco com outras gasolinas, então coloco a comum da BR... :wink: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
brunno.ferreira

É o que imaginei...

Na minha outra moto, uma Mirage também, sempre usei a gasolina comum. Mas tenho amigos que indicam o uso de gasolina aditivada.

Ao consultar o manual da moto, como disse antes, a indicação é o uso da gasolina comum.

Fico meio na dúvida...

Vou perguntar ao pessoal da concessionária e ver o que eles dizem...

Valeu!!!
Brunno
brunno.ferreira

Voltando ao assunto...

Peguei a Mirage nova hoje!!! Ainda não pude tirar as fotos pois peguei agora à noite. Assim que puder posto aqui no fórum. A moto é show!!!

Porém, ao consultar o manual para ver o que este fala sobre o uso de gasolina aditivada, acabei ficando mais confuso.

Dêem uma olhada:

Utilizando gasolina aditivada você evita problemas como carbonização do motor, partida a frio, desempenho irregular do motor e ruídos de válvulas. O uso de gasolina diferenciada poderá comprometer o desempenho da motocicleta, bem como causar danos aos componentes do sistema de carburação e do próprio motor, que não serão cobertos pela garantia.

O que vocês acham?

Segundo o mecânico, devo usar somente a comum...

Estou ficando louco ou a coisa toda ficou meio sem sentido? Afinal, uso comum ou aditivada? O que é gasolina diferenciada (para mim é a aditivada)?

Sei lá...
Brunno
Santista

usa aditivada , demora mais para sujar o carburador , a comum cria uma goma que entope o carburador , o que deve fazer é abastecer sempre que possivel no mesmo posto , ou nos postos da mesma rede , tipo posto BR , Shell , Ipiranga , de preferencia os postos que tem o certificado de vistoria , na rede BR os postos certificados tem perto das bombas o simbolo do olho vivo , nos da Ipiranga e Shell também tem os certificados das própias distribuidoras
Boaventura

Mas na boa, não da pra confiar no posto só pq eles colocaram uma placa c/ o simbolo olho vivo, nem no frentista nem em nada...
Hj em dia é praticamente impossivel axar uma gasolina pura(pura q digo apenas c/ os 25% do alcool permitido)...

Eu sempre abasteço no msm posto(qd possivel claro) c/ aditivada, e as vezes coloco meio a meio akele V-power...

até hj num deu esse problema d rotação alta nem nada...
Santista

Concordo contigo que nem todo posto credenciado é honesto , uma boa dica é abastecer nos postos dos supermercados tipo Carrefour , Extra, etc não sei se ai em sampa os mercados vendem gasolina , aqui em Santos tem dois Extra que vendem , o Carrefour também , nos dois a gasolina é Shell , mas tem mais quatro postos que abasteço com gasolina confiavel , dois BR , um Ipiranga , um Texaco , agora até que está melhor , teve uma época que a maior parte da gasosa era adulterada , no manual o termo gasolina deferenciada = gasolina adulterada , geralmente com solventes que estragam o motor , a diferença entre usar gasolina comum , aditivada ou a premium , é para cada uma tem que fazer uma regulagem diferente do carburador , após regular para um tipo de gasosa deve usar só essa , do contrário o motor fica acelerado ou morrendo
brunno.ferreira

Então, um outro colega mecânico diz que ao contrário do que as pessoas pensam, a gasolina aditivada, apesar de limpar algumas partes, ferra o carburador mais rápido porque tem muito detergente :roll: .

Ele deixou a dica para usar gasolina comum ou a pódium da BR que, segundo ele, não é aditivada, mas ao mesmo tempo não tem mistura com álcool. É 100% gasolina, a melhor opção (se o bolso aguentar :shock: ).

Em tempo: Estou supondo que todas as gasolinas que estamos falando aqui são de boa qualidade.
Brunno
Kings
Colaborador

brunno.ferreira escreveu:Ele deixou a dica para usar gasolina comum ou a pódium da BR que, segundo ele, não é aditivada, mas ao mesmo tempo não tem mistura com álcool. É 100% gasolina, a melhor opção (se o bolso aguentar :shock: ).
Isso é lenda. No próprio site da BR diz que tem a porcentagem de álcool que todas as gasolinas devem ter.
Responder