Shadow VT600C: Macetes de pilotagem

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
alespla

Amigos,

A medida que a chuva deixa (tá chovendo tipo bixo aqui no RS) estou começando a curtir minha Shadow, e como estou saindo de uma Viraguinho, confesso que estou sentindo uma grande diferença na pilotagem.

O que mais tá pegando são as curvas: tô sentindo que elas têm de ser feitas mais abertas. Não estou ainda conseguindo fazer as curvas com a flexibilidade e facilidade que fazia com a Viraguinho. Era como andar de bicicleta, super fácil, fazia retorno em rua de 10m de largura sem problemas. Agora tô tendo de fazer "balão" na quadra rsrsrsrsrsrss.

Deitar nas curvas também é bem diferente.

Tava batendo papo com meu mecânico esses dias e ele comentou que é comum pedirem pra ele a extensão do cumprimento das extremidades do guidão, segundo ele o original é meio curto, então as curvas ficam mais complicadas pq não há "momento" suficiente...

Enfim, alguém tem algum conhecimento dessa peculiaridade ou alguma dica de pilotagem dessa "long and low"?
Prado

eh soh sentar a bunda e andar, andar ate comecar a raspar as pedanas nas curvas, dai eh pq pegou a manha
Russo

Ae Kamerad alespla:

É natural essa dificuldade, pois a Shadow é maior e mais pesada que a Vinagreth. Além disso, tem as pedaleiras mais baixas.

Na minha ex-Savage LS650 eu tinha dificuldades nas curvas também. Nas manobras e nas curvas em baixa velocidade, a motoka era pesada. E nas curvas mais velozes, na estrada, a tendência era "abrir a curva".

A tocada na cidade melhorou bastante depois que eu mandei fazer um guidão mais largo, pois passei a ter mais "alavanca".

E a tocada na estrada melhorou depois que eu troquei o pneu dianteiro. Seguindo um conselho que recebi, troquei o pneu dianteiro que era do mesmo tipo dos pneus utilizados em quase todas as custom, um 90-90/19 por um Metzeler Lasertec, também 90-90/19, só que com um desenho e um perfil lateral diferente. Esse tipo de pneu é utilizado em algumas Big-Trail, como a TDM 850.

A ciclística da moto melhorou muito e a tendência da motoca abrir as curvas foi sensívelmente melhorada.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
fdel

Eu não senti diferença não entre a minha Mirage e a atual shadow.
Só sent na perda de equilibrio parado, tem que faer mais força para voltar ..rsrsrs.
Outra diferença é queashadow assusta mais para fazer curva "em pé" (sem inclinação).
Em auto estreda uso contra-esterço direto. Com a shadow faço curvas 180 num espaço de um carro e meio.
Mas confesso que sinto falta de um guindon mais largo. E que em certas curvas levanto as pedaleiras com os pés para ela não rasparem o que me dá uns graus a mais de angulação para inclinar.
F_M

Alespia,

Eu também estranhei pra c...te quando peguei a minha.

Fiz alguns ajustes prá melhorar:
Aumentei a calibragem pra 32lb
Troque o neu por um mandrake (uma medida mais fina)embora eu não tenha tido qualquer problema com ele ele tem muita gente que não recomenda,
E passei a usar muiiiiito mais o contra esterço, isso sim fez toda a diferença. Pode se preparar assim que vc pegar o jeito fica muito fácil mas pode apostar...vai raspar a pedaleira!!!

Vc pode checar tambám se a caixa de direção está com alguma calomarca porque isso atrapalha bastante!!!!

abçs

Motta
alespla

F_M escreveu:
Vc pode checar tambám se a caixa de direção está com alguma calomarca porque isso atrapalha bastante!!!!
Interessante!
Mas estou no pré ainda quando se trata em mecânica de motocicletas (quero até ver se façoum curso mais pra frente), mas onde exatamente eu posso fazer uma inspeção nesse componente da Shadow?

Grande abraço,

Alessandro
Prado

Russo escreveu:Ae Kamerad alespla:

A tocada na cidade melhorou bastante depois que eu mandei fazer um guidão mais largo, pois passei a ter mais "alavanca".

E a tocada na estrada melhorou depois que eu troquei o pneu dianteiro.

A ciclística da moto melhorou muito e a tendência da motoca abrir as curvas foi sensívelmente melhorada.
isso eu senti também, depois q botei pneu dianteiro novo na minha e coloquei um guidao semi-seca-suvaco um pouco mais largo... Bah, perdi muuuito o medo de deitar a moto nas curvas...
F_M

Alessandro,

O calo na caixa é facil de identificar. Se vc movimetar lentamente o guidon com a moto parada na posição reta vc vi sentir um ponto mais duro no curso, normalmente bem no meio (reto).

Ou se vc levantar a dianteira da moto fica ainda mais facil sem a roda no chão, vc pode fazer isso em qualquer mecânico ou barracheiro.

Abçs

Motta
h4tinho
Contato:

No começo qdo peguei minha shadow 600 tive dificuldades nas curvas, mas com o passar do tempo fui pegando a manha da sombra
O esquema é entrar na velocidade da curva e ir acelerando gradualmente para dar mais aderência :P
h4tinho
Shadow 600cc - 2004
www.clubedowarchalking.com.br
fdel

Boa h4tiho, isso vale para qualquer vehículo.
Bom, deste que você conheça a curva e sua moto, senão vai estar perto demais da velocidade máxima e ai, ou a moto abre sozinha na curva (não faz a curva) ou cé vai pra chon.
Responder