FY 250: Marcador de Combustível Com Defeito?

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

Responder
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Fiquei muito tempo com o marcador de combustível da minha motoca (FY250) no "vermelho piscante", mesmo tendo muita gasolina no tanque.

Pois bem, quando resolvi vender a moto por ter outra de cilindrada maior, pedi para um mecânico verificar o ocorrido e tentar solucionar este pequeno incômodo.

Deu certo e como eu vi o que foi feito, vou contar para vocês.


Primeiro, solte o painel indicador de marchas e de combustível, depois retire o tanque. (Esvazie-o completamente. Em seguida desconecte as mangueiras entre ele e o carburador, e os fios (conector branco) que se ligam na boia, depois, solte os dois parafusos que prendem o tanque no quadro da moto.)

Segundo, com o tanque num local seguro e macio (Ele deixou-o em seu colo mesmo), solte mais dois parafusos pequenos do lado inferior direito que prendem a boia.

Terceiro, retire a boia com cuidado (reparem na forma como ela sai, para colocá-la da mesma forma depois).

Percebam que há uma folga entre o suporte da boia (peça plástica) e o sensor eletrônico (duas "perninhas") que impede o contado com esta placa, fazendo com que a "luzinha" vermelha fique piscando direto.

Como resolver o mau contato...

a) pressione essas "perninhas" para cima, de forma que alcançe a placa de contato;

ou

b) amarre um "araminho" (não corrosivo pois ele também ficará em contato direto com a gasolina do tanque) entre a base da placa e seu suporte, de forma que ele deixe esse mecanismo mais firme, eliminando a folga existente anteriormente.

Para testar, com o tanque ainda fora da moto, recoloque a boia, deixe a "torneirinha" fechada, coloque uns 3 litros de gasolina no tanque e ligue o plugue do marcador de combustível. Depois, ligue o contato da moto e comemore!!!

Agora é só recolocar tudo no lugar e...

Problema resolvido!!!


Lembre-se, embora isso seja, aparentemente simples, dá um certo trabalho (+- 1 hora) e se não tomar cuidado a pintura ou o cromado do motor poderão ser danificados por conta da gasolina derramada.

Boa Sorte.
Imagem
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

legal Edson !
eu já tinha pensade em dar uma fuçada na boia ,par ver se conseguia visualizar qual o problema !
mas fiquei receoso de retirar a boia e depois ,ela ficar vazando !
entre ela e o tanque não tem algum tipo de junta ?
não sabia se valia a pena o risco !
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Sim, mas a junta é interna e na própria base da boia.
Sequer tem perigo de escapar.
Vai fundo depois nos conte a sua experiência.

Até mais.
Imagem
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

valeu Edson vou ver se crio coragem rs rs
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

opa! se eu não for a um churrasco no sabado, eu irei meter bronca na bóinha! posto resultados!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Pessoal,

É como disse, o "serviço" é simples, mas tomem cuidado para não deixar o tanque cair, amassar, riscar, etc...

Outra coisa que acho importante, prestem atenção nas disposições das peças antes de serem desmontadas, para poderem montar "igual" depois.

Conforme o mecânico me disse, a maioria das vezes o problema não é na boia, mas sim nesse componente eletrônico (falta de "contato" entre a haste da boia com esta placa).

Qualquer coisa, é só perguntar!

Boa sorte e até mais.
Imagem
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Fala meu Povo!

Bom, fiz como nosso amigo Edson escreveu, e pude constatar que é exatamente isso, não tive dificuladade em remover o tanque, a boia nem nada, é facil só requer um pouco de paciencia e carinho. em um dado momento as "perninhas" perdem o contato com a plaquinha que "envia" os dados pra painel, e por isso ele acaba não marcando. dei uma pequena ajustada na perninha e ela vouto a marcar, fiz vairos testes antes de montar o tanque e realmente o contado da perninha com a placa era de 100% em todas as posições. Porem, ainda não funcionou comigo, pois o problema alem desse, está na bóia! o elemento flutuante está muito pesado, a gasolina não consegue fazer esse treco flutuar, daí a boia fica sempre lá em baixo e logo o medidor no painel não marca!

ae eu pergunto! como poderia fazer um gambiarra pra fazer essa boía flutuar?

Edson! se tutorial funcionou direitinho, eu que dei esse pequeno azar!
[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Esse é mais um desafio a ser superado.

E aí, alguém se habilita???
:D
Imagem
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

vamos lá gente! ajuda!!!! Boia de pesca? curtiça de vinho??? ou uma bóia de outro moto???

[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
naras
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Abr 2009, 08:10
Localização: Curitiba

Caramba, não tenho tanto conhecimento técnico para te ajudar.

Estou me preparando para desmontar a minha para ajustar o marcador do combustível.

Torcer para não ser a bóia!!!

SDS,
Responder