Savage LS 650: Velocidade final

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki

OLAVIO

Tenho uma Savage faz 1 ano, ela tem pouca diferença de velocidade e giro, da quarta marcha e quinta, ou seja estou em quarta e quando passo a quinta pouco cai o giro. Alem disso ela tem andado com 2 pessoas no maximo a 140, mais de forma confortavel sem o motor esguelar a 120.
Estas duas situaçoes sao normais da moto, ou ela pode estar com algum problema.
Russo

Ae Kamerad:

Eu tive uma Savage e é bem por ai.

Ela é uma moto com relação curta (mais força e menos final). Além disso, tem muito torque, o que torna indiferente rodar sozinho ou com garupa.

Na minha, eu rodava, com ou sem garupa, na batida dos 110 a 120 km/h, com folga. Ocasionalmente esticava até os 140 (que é a velocidade final dessa moto), por alguns momentos. Isso não afeta em nada o motor.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
marcosm

Olavio, foi muito dificil achar uma savage para comprar?? de que cidade voce é?
abraços,

MarcosM
OLAVIO

Nao encontrei em Londrina no Pr. de onde era la tinha moto clube com mais de 10 motos destas, para ligar aonde tem bastante localize pelo www.listaonline.cm.br, la procure por Parana Motos, na cidade de Londrina, entre em contato com Valmir, ele te indicara aonde encontrar, isso se nao estiver uma. A vantagem deles e que sao mecanicos e conhecem as motos.
gildalfer
Contato:

Olha Olávio,na minha opinião, o que menos importa numa moto Custom é sua velocidade final. O objetivo principal de um Custonzeiro é pegar a estrada. Em pegando a estrada o que fazemos: Apreciamos a paisagem. E se você andar a 140km/h ou mais , não vais apreciar nada. Por isso eu acho que a velocidade ideal de uma Custom numa estrada gira em torno dos 90 a 110 km/h.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Russo

Ae Kameraden:

Isso é meio relativo.

Na minha opinião, a velocidade de cruzeiro de uma motoka é aquela na qual você se sente confortável e ao mesmo tempo sente a motoka "deslanchando", sem forçar o motor.

Na minha ex-Magma 125, essa velocidade era de 90 km/h
Na CB400CR, essa velocidade é de 100 km/h
Na ex-Savage, a velocidade era de 110 km/h
Na HD 883C, a velocidade é de 120 km/h.
Raphael.azh

Bom eu comprei uma Savage 99 a 1 mes. quando comprei ela estava com 23.800 km (ja tava amaciada) e com ela eu cheguei a incriveis 150 km\h depois de algum tempo acelerando a toda. Porém não mantive essa velocidade... o motor tava se esguelando... o negócio dessa moto é manter entre 110 e 120 km\h.
Raphael.AZH
HD Fat Bob
Gate

Olha, na minha, que é 98 e está com 42.000Km e manutenção em dia. A velocidade ideal de cruzeiro é 110Km/h, pois ainda fica reserva para eventuais ultrapassagens.
Acima disso, constante, fica desconfortável e força muito a bichinha.
Abraços a todos.
drsdrs

Alguém já mudou a relaçao das polias? Pra aumentar a vel final?

Ou mudar a engrenagem da 5a marcha.. Nao sei se é possível.
Um cara na estrada outro dia me falou que teve uma e trocou a polia da frente adicionando 3 dentes e trocando a correia.

Mas vai saber, a polia da frente nao parece ter muito espaço pra aumentar. A de trás precisa ser uma baita polia. Podia fazer a parte interna da polia em aço cortadoa laser pra fazer um desenho bacana (ou igual ao original) E parafusado na polia em um diametro maior. Mas depois ainda precisa trocar a correia.
Acho que a brincadeirinha nao sai por menos de uns 800 paus.

Alguém aqui já fez algo do genero?
Abraços
A biker's work is never done.
Russo

drsdrs escreveu:Alguém já mudou a relaçao das polias? Pra aumentar a vel final?

Ou mudar a engrenagem da 5a marcha.. Nao sei se é possível.
Um cara na estrada outro dia me falou que teve uma e trocou a polia da frente adicionando 3 dentes e trocando a correia.

Mas vai saber, a polia da frente nao parece ter muito espaço pra aumentar. A de trás precisa ser uma baita polia. Podia fazer a parte interna da polia em aço cortadoa laser pra fazer um desenho bacana (ou igual ao original) E parafusado na polia em um diametro maior. Mas depois ainda precisa trocar a correia.
Acho que a brincadeirinha nao sai por menos de uns 800 paus.

Alguém aqui já fez algo do genero?
Abraços
Não cheguei a fazer pois vendi a moto antes, mas fiz todos os cálculos. A relação secundária da Savage é bem curta - 2,96:1 - a polia da frente tem 23 dentes e a polia de trás tem 68 dentes.

Se diminuir o número de dentes da polia traseirapara 60 a relação será alongada para 2,60:1 (60/23), o que teoriacamente aumentaria a velocidade final de 140 para 158 km/h. Mas só teoricamente, pois na prática a moto perderia força e dificilmente você conseguiria erger o giro do motor para atingir essa velocidade, a menos que tivesse uma reta de uns 5 km pela frente.

Porém, se ficar num meio termo e diminuir o número de dentes da polia traseira para 64, a relação alongaria para 2,74:1 (64/23) e a velocidade final aumentaria para 148 km/k, possíveis de serem atingidos, porém às custas da moto ficar cerca de 20% mais "molenga" na aceleração.

Resumo da ópera: tecnicamente é possível, mas na prática não compensa, pois o pequeno ganho de velocidade final anularia a principal característica da motoka que é ter muita força disponível.
Responder