O que tem a ver a Cruz de Malta com motociclismo?

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Avatar do usuário
BarãoRS
Mensagens: 182
Registrado em: 04 Out 2010, 22:47

É isto aí mesmo Yan, inclusive o History Channel fala sobre isto em algum documentário antigo (não lembro qual deles, pois passou a tempo).
Acho fantástica esta habilidade dos publicitários norte-americanos de transformar em vendas algumas lendas indígenas (ou dos invasores brancos) que num primeiro momento não tem nada a ver com o produto vendido, sejam calças Levi's, isqueiros Zippo ou motos HD/Indian/Victory, isto é muito legal.
Abraços.
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

BarãoRS escreveu:É isto aí mesmo Yan, inclusive o History Channel fala sobre isto em algum documentário antigo (não lembro qual deles, pois passou a tempo).
Acho fantástica esta habilidade dos publicitários norte-americanos de transformar em vendas algumas lendas indígenas (ou dos invasores brancos) que num primeiro momento não tem nada a ver com o produto vendido, sejam calças Levi's, isqueiros Zippo ou motos HD/Indian/Victory, isto é muito legal.
Abraços.
Claro que não te nada haver...rs mas mal comparando, eu disse mal comparando...rs é o caso da cerveja polar aqui no sul, "que não cruza as fronteiras", e os publicitarios exploram isso em comerciais...
Mas falando sério agora, muito bons este relatos acima, pois não adianta tu estar incerindo numa filosofia sem ao menos buscar interirar-se de como surgiu tal história e buscar disseminar isso ao ver que alguém fale bobagem, por ignoRância. Quando falo ignorância é no bom sentido, no sentido de não saber masmo o histórico de determinado mito. Eu gosto de saber e busco ler sobre isso e dados técnicos das motos, em especial as custons.
Um abraço!
Imagem
Hombre
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jun 2012, 14:03
Localização: Serra

DehCarmo escreveu:Kenny, já ouvi isso também só não lembro onde. Mas pelo que pude perceber o significado das franjas não é mais importante para se usá-las. Já perguntei para vários que tem e nenhum deles sabia dizer se representava algo.

Bom como o uso de lenço amarrado na perna ou no braço, ou até usar o lenço de caveira como uso. Outro dia ví um motoqueiro (ou cegezeiro) fazendo sinal de negativo pra mim.

Então acho que, pelo menos aqui no Brasil, os significados não tem mais o mesmo sentido.

Abraços!!
A história que conheço sobre o lenço amarrado à perna (mais especificamente acima do joelho), é que isso começou a ser utilizado pelos pilotos de harley para limpar suas mãos após darem manutenção na moto durante as viagens.
Hombre.
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Hombre escreveu:
DehCarmo escreveu:Kenny, já ouvi isso também só não lembro onde. Mas pelo que pude perceber o significado das franjas não é mais importante para se usá-las. Já perguntei para vários que tem e nenhum deles sabia dizer se representava algo.

Bom como o uso de lenço amarrado na perna ou no braço, ou até usar o lenço de caveira como uso. Outro dia ví um motoqueiro (ou cegezeiro) fazendo sinal de negativo pra mim.

Então acho que, pelo menos aqui no Brasil, os significados não tem mais o mesmo sentido.

Abraços!!
A história que conheço sobre o lenço amarrado à perna (mais especificamente acima do joelho), é que isso começou a ser utilizado pelos pilotos de harley para limpar suas mãos após darem manutenção na moto durante as viagens.
Aqui no forum em algum lugar foi postado que o lenço tem um significado de lembrança por uma pessoa amiga perdida (falecida) e por ai vai.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Conrado
Mensagens: 27
Registrado em: 11 Nov 2010, 15:51

Sobre o lenço na perna, acredito que seja pelo aquecimento do carburador ou algo do gênero, como se fosse uma proteção. ALém de ser bem plausível, ouvi mais de uma vez.
JonasM
Mensagens: 83
Registrado em: 08 Jul 2012, 17:22
Localização: Uberlândia
Contato:

Pessoal, procurando o significado a cruz de ferro (a real utilizada pelos motociclistas, não a cruz de malta)encontrei um artigo muito interessante, deem uma olhada:

A Cruz Pátea é muito utilizada através da conhecida “CRUZ DE FERRO”, condecoração militar alemã, e a história é mais ou menos essa: Os oficiais americanos, principalmente aqueles da aviação, quando em combates aéreos, quando abatiam aeronaves alemãs, desenhavam a cruz de ferro próximo a cabine do caça, demonstrando a quantidade de aviões alemães (Luftwaffe) que conseguiu abater em combate.
Detalhe importante de saber, o símbolo da Cruz de Ferro, sempre esteve presente nos aviões da Luftwaffe desde a primeira guerra mundial!
Então, quando esses oficiais retornavam para seus lares, haviam visto e sentido tantas barbáries, que não conseguiam mais viver em sociedade como antes, e precisavam da adrenalina que sentiam em combate, então muitos saiam de moto sem destino, e sempre colocavam o emblema da Cruz de Ferro em seus casacos, demonstrando que eram ex-oficiais da aeronáutica e que haviam combatido e derrubados aviões da Luftwaffe.
Hit the road and go!
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

essa discussão sobre a cruz de malta e caveira no motociclismo é antiga...e vai longe eheheheh...

Quanto ao lenço na perna...confirmo que alivia se você já está com a perna queimada...experiência recente própria a qual, se possível, não quero passar mais...nem cair!

Agora, dentro dessa mesma discussão de simbologia. Alguém sabe afirmar com alguma firmeza o real significado das franjas de manete?

Pelo pouco que pesquisei, deu a entender que se coloca em um período de luto quando da morte de algum ente querido ou motociclista do mesmo motoclube etc.

Eu usava na minha Mirage, achava que esteticamente caia bem para o estilo clássico dela.

Não usava na Shadow por achar que não fica tãooo legal mas acabei comprando para colocar de novo para "espantar ladrão cegueta".
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Gilberto Farias
Mensagens: 409
Registrado em: 04 Set 2013, 00:45
Localização: Pomerode
Contato:

eu acho o seguinte, existe inúmeros "boatos" sobre o real significado de cada um destes símbolos, então acredito no mais plausível pra mim.

:arrow: Cruz de Malta:
Eu creio na historia do guerreiro cristão e Cruzada (Expedições).

:arrow: Sino Guardião:
Nao creio nessa historia de fantasmas e maus espíritos rondando a motoca na estrada para fazer mau ao motociclista.

Porem creio na amizade, respeito e honra "do irmão" que a doa ao próximo.
Confesso que já procurei o sino guardião para comprar e presentear um irmão, embora eu não creia na historia em si, mas pelo significado de "doar" o sino e não o que ele supostamente fará. (acho que minha explicação ficou confusa, rsrsrs)

:arrow: Franjas de manete:
Sempre achei que era apenas estética, pois não consigo imaginar uma Indian sem elas.

:arrow: Lenço na perna/braço/etc.
Nao to nem ai se "alguém" vai achar que o lenço na minha perna significa que eu sou gay ou algo do tipo (li isso em algum lugar), pra mim ele serve apenas para limpar as mãos, ou proteger do calor.

A opinião de outra pessoa sempre será ouvida, mas cabe a mim decidir se concordo ou não, se eu não concordar vou me calar e sair, mas nunca deixar de usar meu lenço.

:arrow: Caveira:
pra mim a caveira é simbolo de igualdade e pronto.
Se alguém acredita que a caveira é do nenonho, problema é dela, pra mim é igualdade e acabou.



Cada um tem sua opinião sobre cada simbolo e deve acima de tudo segui-la ate o dia em que achar que não lhe serve mais, mas sempre com opinião própria e nunca por que alguém disse o contrario ou repudiou sua conduta!

Assim penso eu :mrgreen:
Cada um tem seu estilo, eu tenho a Lokona
http://www.Lokona.com.br
https://www.fb.com/xirubah
Responder