Segurança no trânsito - direção defensiva.

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
sydnei.lucchesi

Prezados amigos,

Procurei pelo fórum sobre algo a esse respeito e como não tive a sorte de encontrar, espero não ser repetitivo, mas acho muito válido bater nessa tecla.

Ontem, 28/12/2008, indo para casa numa monótona tarde de domingo, por uma das avenidas de minha cidade, ocorreu um fato que julgo ser um grande absurdo.

Estava de carro, e acabava de ultrapassar uma viatura da polícia, quando olhei pelo retrovisor interno, visualizei uma motocicleta atrás de mim. Sinalizei que voltaria para a faixa da direita e em seguida comecei a voltar para lá, quando de repente ouço uma buzina escandalosa e seguida por um número enorme de palavrões do motoqueiro que já estava do lado de minha esposa. Nada aconteceu, graças a Deus, mas a verdade é que o motociclista tem uma visão do trânsito bem diferente de um motorista. Eu jamais o fecharia, ainda mais diante de uma viatura da polícia, mas o fato é que uma simples lei de trânsito não foi devidamente observada por ele, que simplesmente se achou no direito de chingar a vontade, julgando-se estar correto.

Na década de 70 e 80, uma conhecida publicação mensal especializada em motos e motociclismo, pregava a direção defensiva ostensiva.

É certo que muita coisa mudou desde então, mas motocicleta continua sendo do mesmo modo e algumas regras e leis incorporaram o que era pregado, mas muita gente insiste em transgredir a lei e acaba por arriscar-se e a outros que utilizam dos mesmos caminhos.

Ultrapassar pela direita, utilizar os chamados "corredores", além de ser proibido é extremamente perigoso. Certo que andar de moto ocupando o lugar de um carro não é sensato, mas é o mais seguro. Se deixasem ara utilizar os "corredores" apenas quando o trânsito estivesse parado, tudo bem, mas mesmo quando o trânsito está em movimento.

Um automóvel precisa de maior espaço de frenagem e as reações de um motorista são mais lentas que a do motociclista. Algumas vezes, quem está de moto julga que está sendo visto e muitas vezes não está.

Costumo dizer que a motocicleta não é perigosa, mas que está em sua condução a torna mais perigosa.

Andar com o farol aceso durante o dia, usar a direção defensiva e respeitar as leis de trânsito deveria ser algo no mínimo desejável por todo motociclista.

Já vi o absurdo de motocicletas caminharem sobre as faixas que separam as pistas, o que facilita para os carros e outros veículos, mas em contrapartida, pode favorecer que o motociclista seja jogado de lado. Trafegar pelo centro da faixa é o mais indicado, inclusive por se estar diretamente na linha do retrovisor do carro que segue à frente. O mesmo deve ser observado nas estradas.

Bom, creio que uma campanha de segurança de trânsito e de direção defensiva seria uma ótima prestação de serviços que o Mostos Custom poderia prestar.

Deixo aqui estas observações e a sugestão. Quiçá em 2009, hajam muito mais vendas de motocicletas e que muito menos motociclistas se acidentem.
Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit .'.
Friggi

Para mim, dirigir defensivamente é ter a máxima atenção ao que acontece à sua volta, partindo do pressuposto que alguém (motorista de caminhão, ônibus, carro ou piloto de moto) está sempre na iminência de fazer alguma merd* (pode acreditar que essa regra funciona).

Isto reflete em algumas atitudes básicas, como evitar emparelhar, ficar no "blind spot", reduzir mesmo no sinal verde, manter distância etc.

Pessoalmente acho muito útil olhar não para o outro veículo, mas para quem o está conduzindo, tentar ver no que a pessoa está prestando atenção (pode ser que não seja em você).

É claro que muito disso é bom senso. Quer um exemplo de "mau" senso? Veja alguns motoboys no corredor. Uma coisa é andar a 60 km/h com outros veículos a 40 km/h. Mas quando o trânsito está parado, eles continuam a 60 km/h. Qual o resultado disso? A pior direção não-defensiva que existe: nenhum ser humano tem reflexo capaz de evitar um acidente nestas condições.

Mas, como nada é infalível, motociclista tem que andar equipado da cabeça aos pés, coisa que é muito difícil nesse calor (e custo) de Brasil e, portanto, soma tudo e o resultado é este que você vê por aí.

Abraços e Feliz 2009.
sydnei.lucchesi

É isso mesmo. Concordo. Acho que é preciso mais cérebro e menos confiança pra pilotar por aí, estar 100% atento, prestando atenção nas pessoas que dirigem por aí, nos pedestres e tomar alguns cuidados.

A soma de várias atitudes é que garantirá a segurança. Creio que uma campanha geral aqui no fórum possa surtir efeito. Se apenas um deixar de se acidentar já terá valido a pena.

As leis, por mais chatas e erradas que possam ser e parecer, devem ser seguidas e estou certo de que seguindo-as, as probabilidades de acidentes caem muito.

Desejo muita saúde para todos os motociclistas em 2009.
Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit .'.
Responder