Afinal o que a cilindrada representa na moto?

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Yan.Metal
Colaborador

Parece um pergunta idiota e deve ser mas não consigo responder bem.

Antes achava que ela estava relacionada com a pôtencia e/ou velocidade final. Tipo titan 150cc, 10cv e velocidade max 120 e Twister 250, 19 cv e velocidade max 140.
Mas tem motos com menos cilindradas como a mirage 650 que é mais potente que a bolevard de 800 cilindradas. Ai não consigo entender o que ela reprensenta na moto?
Kings
Colaborador

A cilindrada é a capacidade - em volume - do motor. Motores de moto são motores de combustão interna, alimentados por uma mistura de gasolina e ar, que explode dentro de uma câmera, fazendo com que a energia dessa explosão (que é uma energia química do próprio combustível) vire uma energia mecânica, que fará a roda girar como consequência final.

Essa câmera de explosão é o cilindro. Após a explosão, o pistão é "empurrado", e seu movimento linear vira um movimento circular no virabrequim. Esse movimento circular é então transferido para um eixo que movimentará a corrente (ou cardã ou correia). É claro que é um pouco mais complexo, pois no meio temos a embreagem, o câmbio e outras partes da transmissão.

Ótima ilustração animada disso nesse LINK. (Aliás, o how stuff works é um ótimo site para aprender sobre motores e muitas outras coisas)

No entanto, não é somente a capacidade cúbica que determina as especificações de um motor. Outro fatores importantes:
-número de cilindros (1, 2 e 4 são os mais comuns para motos)
-quantidade de válvulas por cilindro (2 e 4 válvulas são mais comuns)
-disposição dos cilindros (V2 a 90 graus, a 45 graus, em linha, etc)
-rotação de trabalho
-disposição para ter mais força (torque) ou velocidade. Pense num motor de um trator. Ele é muito forte, mas não corre.

Espero ter ajudado. Abs
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Nâo quer dizer muita coisa... mas geralmente motos com menos cc são mais econômicas... mas isso não é regra...

quanto à velocidade... o que interessa é peso/potência... cavalos...

exemplo uma ninja de 600cc atinge uns 260km/h de final... e uma harley de +ou-1500cc atinge uns 160km/h de final... porém o torque da harley é muito maior...

RESUMO... o CC isoladamente não quer dizer nada...

uma CAGIVA MITO 125cc atinge quase 190km/h de velocidade final e uma twister 250cc atinge uns 140km/h de final...
Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Galera,

Para assuntos relacionados ainda temos os tópicos:

Cavalo x Moto
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=780

Torque x Potência x Velocidade
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=633
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Yan.Metal
Colaborador

Obrigados a todos pelas respostas.

Kings obrigado, mas a definição assim mêcanica eu conhecia, mas se explico de forma que até minha vó ia enteder, você é professor?

Mas que ajudou mesmo foi o advogado. Na verdade imaginava que sosinho não significava muito não.

Pois lendo em outros tópicos, fui pensando por exemplo a m800 é menos potênte que a mirage 650 que tem menos cilindradas, mas na hora de comprar os vededores só falam nas cilindrasdas, tipo a m800 já fui na loja ver e o vendedor sempre falava ela tem 150 cc amais que a drag star é uma titan a mais puxando a moto. Mas se pode ter uma 650 mais veloz e potênte que ela.
Mickimba

Yan.Metal escreveu: Mas que ajudou mesmo foi o advogado.
Amanhã tá chegando os honorários dele na tua casa :twisted:
Yan.Metal escreveu: Pois lendo em outros tópicos, fui pensando por exemplo a m800 é menos potênte que a mirage 650 que tem menos cilindradas, mas na hora de comprar os vededores só falam nas cilindrasdas, tipo a m800 já fui na loja ver e o vendedor sempre falava ela tem 150 cc amais que a drag star é uma titan a mais puxando a moto. Mas se pode ter uma 650 mais veloz e potênte que ela.
Cara, cuidado para não confundir força com velocidade.. A M800 tem mais torque que a Mirage 650...

Outra coisa, se você compra uma custom, não quer velocidade, porque andar a 160km/h em cima de uma custom é um sofrimento dos diabos...
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Mickimba escreveu:
Yan.Metal escreveu: Mas que ajudou mesmo foi o advogado.
Amanhã tá chegando os honorários dele na tua casa :twisted:
que nada... :lol: :lol: :lol:

Viu... como as vezes eu posto mensagens que não são desvirtuações de tópicos hehehhe :lol: :lol: :lol:

ABraço pra todos...
Imagem
rgallas

Apenas completando a informação:

Cilindrada ou "cc" podemos dizer que é "centímetros cúbicos" ou seja o volume de ar que desloca o movimento do ou dos cilindros.

Ou seja, o diâmetro do cilindro x o curso dele x numero de cilindros.

Um motor mono-cilindro de diâmetro pequeno pode ter uma cilindrada alta com curso longo, mas gira a rotações menores que um de curso pequeno e cilindro grande. Daí é que mudam as características de onde o motor terá mais ou menos torque.

O que mais interessa é saber a potência do motor, em HP ou CV, e em que rotação terá mais torque.

Numa custom é confortável ter o torque a baixas rotações pois o objetivo é conforto. Já numa moto pra velocidade o torque precisa estar lá no alto pra ter força suficiente pra acelerar e ter final.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
gildalfer
Contato:

Cilindrada e potência são duas coisas completamente diferentes. Como exemplo um Opala 2.5 (2500 cc)não chegava aos 100 HP. Hoje temos carros 1.6 (1600 cc) que chegam a 110 HP. E você pode "envenenar" um motor desses e sem mexer na cilindrada obter cerca 150 HP. E a velocidade final depende também da relação do diferencial e da caixa de câmbio.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Elton Ax

não sei se meu comentario tem a ver, desculpem se não: do que adianta moto q alcança 300k/h se a maxima permitida é 100? e acho pior ainda é quem diz que uma cg125 não acompanha uma vulcan ou hd numa viagem, se a moto de alta cilindrada for andar acima de 90k/h uma velocidade menos perigosa, até pode ser, mas aí o buneco ta sendo infrator acima de 100k/h. ando na minha gordinha a 90 e vejo muito buneco de moto de alta ultrapassando parecendo q eu to parado, nesse caso nem cg nem mirage acompanha eu não acompanho pq não tenho poder de auto-cura nem osso de adamantium nem tenho grana sobrando pra pagar multa em br.
Kasinski Mirage 250
Responder