Sportster 883: Como inverter os espelhos retrovisores

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Avatar do usuário
Rafa Curth
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
Localização: São Paulo

Ontem inverti os espelhos da minha sportster 883r, pois sempre achei bonito o visual da moto com os retrovisores invertidos.
Aqui vão as dicas dicas pra quem quer fazer isso sem gastar um centavo.

Ferramentas:
Pegue uma chave de 13mm para soltar os retrovisores e uma chave allen para soltar as setas.

Como fazer?
Tire os dois retrovisores com a chave de 13mm.
Vá para frente da moto e procure o buraco do parafuso allen que solta as setas.
Use a chave allen para ajustar as setas numa posição que deixe livre o caminho para o suporte do retrovisor. Isso também pode ser feito sem o uso da chave, usando a velha força bruta, mas não recomendo.
Quando for colocar os espelhos a baixo do guidom inverta os espelhos, o da direita vai para esquerda e o da esquerda vai para direita.
Agora basta apertar a polca com a chave de 13mm e pronto.

Abs:
Tome cuidado para não pressionar os cabos do acelerador, deixe eles livres e soltos.
No meu caso a melhor posição do suporte do espelho direito foi coloca-lo bem no meio entre os dois cabos do acelerador, assim eles ficaram soltos como estavam antes.

Sobre o a visão:
Eu gostava do espelho na posição original, mas com eles invertidos a visão fica bem mais ampla.

Vou colocar a baixo uns links que mostram essa modificação em vídeo e fotos.

Fotos do procedimento:
http://xorl.wordpress.com/2011/05/28/ho ... sportster/

Vídeo do procedimento:
http://www.youtube.com/watch?v=c2sz11xvShY


Abraço!
Rafa Curth
Robson Lacerda
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Out 2012, 11:42

Rafa, já uso os espelhos invertidos na minha Sportster há tempos. Como não tinha as ferramentas necessárias na época, fui a uma oficina e o camarada fez o serviço rapidinho e não cobrou nada.

Estou na minha segunda Spostster (a primeira era preta, a atual é laranja) e sempre com os espelhos invertivos. A visão é 100%, porque com a posição original, eu só conseguia ver 30%, os 70% eram dos meus braços.

Gostei do vídeo, ficou parecendo aquelas comédias pastelão do Chaplin. Mas muito simples e objetivo, parabéns. :lol:

Abraço,
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

Excelente !

vou fazer hoje mesmo assim que chegar do trampo. :mrgreen:
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Avatar do usuário
Rafa Curth
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
Localização: São Paulo

ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.

Abraço.
Rafa Curth
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

Rafa Curth escreveu:
ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.

Abraço.
bom soltei tudo e afastei ao máximo, no limite consegui uma regulagem e aperto mas não com tanta folga (3 dedos), ficou bem perto mas sem encostar.

agradeço a ajuda, gostei do resultado e visual, amanhã vou testar a configuração em campo.

abraços ! :D
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Avatar do usuário
Rafa Curth
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
Localização: São Paulo

ClaudioLC escreveu:
Rafa Curth escreveu:
ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.

Abraço.
bom soltei tudo e afastei ao máximo, no limite consegui uma regulagem e aperto mas não com tanta folga (3 dedos), ficou bem perto mas sem encostar.

agradeço a ajuda, gostei do resultado e visual, amanhã vou testar a configuração em campo.

abraços ! :D

Eu tinha falado aqueles 3 dedos de cabeça, hoje medi de verdade e deu uma distância de 1 dedo pra cada lado. Estou ruim de jogo de vista... hehe

Abraço.
Rafa Curth
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

Legal, hem, Rafa!

Em breve faço na minha.

Abrs
--
J Cunha
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Set 2013, 13:49
Localização: São Paulo

Valew pelo tópico “Rafa Curth”, fiz este final de semana na minha e realmente é bem fácil.
Eu gostava dos retrovisores para cima, porém, ao ver os comentários aqui postados, inverti e agora vi que a visão é bem melhor, sem falar que deu outro estilo para a motoca, ficou com uma cara mais agressiva na minha opinião :mrgreen: , gostei mesmo.

Agora fica uma pergunta, alguém sabe me dizer se é legal? Não corremos risco de sermos multados? :?:

Abc
...
Robson Lacerda
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Out 2012, 11:42

JCunha, estou na minha segunda Sportster e, também, com os retrovisores invertidos.

Nunca tive problema, mesmo quando sou parado em blitz.

Na legislação consta que deve-se ter "dois retrovisores, um de cada lado", na motocicleta. Não consta que precisam ser na parte superior e/ou inferior do guidão.

Mas não posso garantir que algum guarda não possa parar você por causa disso ou multá-lo.

Sabe como as coisas funcionam por aqui. Tem lei, mas toda lei tem brecha, logo...

Abraço,
Responder