Ontem inverti os espelhos da minha sportster 883r, pois sempre achei bonito o visual da moto com os retrovisores invertidos.
Aqui vão as dicas dicas pra quem quer fazer isso sem gastar um centavo.
Ferramentas:
Pegue uma chave de 13mm para soltar os retrovisores e uma chave allen para soltar as setas.
Como fazer?
Tire os dois retrovisores com a chave de 13mm.
Vá para frente da moto e procure o buraco do parafuso allen que solta as setas.
Use a chave allen para ajustar as setas numa posição que deixe livre o caminho para o suporte do retrovisor. Isso também pode ser feito sem o uso da chave, usando a velha força bruta, mas não recomendo.
Quando for colocar os espelhos a baixo do guidom inverta os espelhos, o da direita vai para esquerda e o da esquerda vai para direita.
Agora basta apertar a polca com a chave de 13mm e pronto.
Abs:
Tome cuidado para não pressionar os cabos do acelerador, deixe eles livres e soltos.
No meu caso a melhor posição do suporte do espelho direito foi coloca-lo bem no meio entre os dois cabos do acelerador, assim eles ficaram soltos como estavam antes.
Sobre o a visão:
Eu gostava do espelho na posição original, mas com eles invertidos a visão fica bem mais ampla.
Vou colocar a baixo uns links que mostram essa modificação em vídeo e fotos.
Fotos do procedimento:
http://xorl.wordpress.com/2011/05/28/ho ... sportster/
Vídeo do procedimento:
http://www.youtube.com/watch?v=c2sz11xvShY
Abraço!
Sportster 883: Como inverter os espelhos retrovisores
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson
- Rafa Curth
- Mensagens: 30
- Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
- Localização: São Paulo
Rafa Curth
-
- Mensagens: 26
- Registrado em: 16 Out 2012, 11:42
Rafa, já uso os espelhos invertidos na minha Sportster há tempos. Como não tinha as ferramentas necessárias na época, fui a uma oficina e o camarada fez o serviço rapidinho e não cobrou nada.
Estou na minha segunda Spostster (a primeira era preta, a atual é laranja) e sempre com os espelhos invertivos. A visão é 100%, porque com a posição original, eu só conseguia ver 30%, os 70% eram dos meus braços.
Gostei do vídeo, ficou parecendo aquelas comédias pastelão do Chaplin. Mas muito simples e objetivo, parabéns.
Abraço,
Estou na minha segunda Spostster (a primeira era preta, a atual é laranja) e sempre com os espelhos invertivos. A visão é 100%, porque com a posição original, eu só conseguia ver 30%, os 70% eram dos meus braços.
Gostei do vídeo, ficou parecendo aquelas comédias pastelão do Chaplin. Mas muito simples e objetivo, parabéns.
Abraço,
Excelente !
vou fazer hoje mesmo assim que chegar do trampo.
vou fazer hoje mesmo assim que chegar do trampo.
Claudio - SP
Shadow 600 "Sharon Stone"
Shadow 600 "Sharon Stone"
Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
Claudio - SP
Shadow 600 "Sharon Stone"
Shadow 600 "Sharon Stone"
- Rafa Curth
- Mensagens: 30
- Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
- Localização: São Paulo
No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.
Abraço.
Rafa Curth
bom soltei tudo e afastei ao máximo, no limite consegui uma regulagem e aperto mas não com tanta folga (3 dedos), ficou bem perto mas sem encostar.Rafa Curth escreveu:No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.
Abraço.
agradeço a ajuda, gostei do resultado e visual, amanhã vou testar a configuração em campo.
abraços !
Claudio - SP
Shadow 600 "Sharon Stone"
Shadow 600 "Sharon Stone"
- Rafa Curth
- Mensagens: 30
- Registrado em: 18 Jul 2013, 18:38
- Localização: São Paulo
ClaudioLC escreveu:bom soltei tudo e afastei ao máximo, no limite consegui uma regulagem e aperto mas não com tanta folga (3 dedos), ficou bem perto mas sem encostar.Rafa Curth escreveu:No meu eu instalei tudo e ficou perfeito, não encosta no tanque. O retrovisor fica uns 3 dedos de cada lado sobrando quando prendo o guidom.ClaudioLC escreveu:Fiz a coisa, não foi dificil, mas como evitar que os espelhos/piscas encostem no tanque na hora de travar a direção ?
Dê uma olhada como vc colocou o suporte do espelho, qualquer coisa é só colocar o suporte do espelho mais pra frente e ajustar o retrovisor para o local desejado.
Abraço.
agradeço a ajuda, gostei do resultado e visual, amanhã vou testar a configuração em campo.
abraços !
Eu tinha falado aqueles 3 dedos de cabeça, hoje medi de verdade e deu uma distância de 1 dedo pra cada lado. Estou ruim de jogo de vista... hehe
Abraço.
Rafa Curth
Legal, hem, Rafa!
Em breve faço na minha.
Abrs
Em breve faço na minha.
Abrs
--
Valew pelo tópico “Rafa Curth”, fiz este final de semana na minha e realmente é bem fácil.
Eu gostava dos retrovisores para cima, porém, ao ver os comentários aqui postados, inverti e agora vi que a visão é bem melhor, sem falar que deu outro estilo para a motoca, ficou com uma cara mais agressiva na minha opinião , gostei mesmo.
Agora fica uma pergunta, alguém sabe me dizer se é legal? Não corremos risco de sermos multados?
Abc
Eu gostava dos retrovisores para cima, porém, ao ver os comentários aqui postados, inverti e agora vi que a visão é bem melhor, sem falar que deu outro estilo para a motoca, ficou com uma cara mais agressiva na minha opinião , gostei mesmo.
Agora fica uma pergunta, alguém sabe me dizer se é legal? Não corremos risco de sermos multados?
Abc
...
-
- Mensagens: 26
- Registrado em: 16 Out 2012, 11:42
JCunha, estou na minha segunda Sportster e, também, com os retrovisores invertidos.
Nunca tive problema, mesmo quando sou parado em blitz.
Na legislação consta que deve-se ter "dois retrovisores, um de cada lado", na motocicleta. Não consta que precisam ser na parte superior e/ou inferior do guidão.
Mas não posso garantir que algum guarda não possa parar você por causa disso ou multá-lo.
Sabe como as coisas funcionam por aqui. Tem lei, mas toda lei tem brecha, logo...
Abraço,
Nunca tive problema, mesmo quando sou parado em blitz.
Na legislação consta que deve-se ter "dois retrovisores, um de cada lado", na motocicleta. Não consta que precisam ser na parte superior e/ou inferior do guidão.
Mas não posso garantir que algum guarda não possa parar você por causa disso ou multá-lo.
Sabe como as coisas funcionam por aqui. Tem lei, mas toda lei tem brecha, logo...
Abraço,