Costa escreveu:
depois da experiencia do Rinaldo com o retificador novo, comprei um também e os resultados de medições abaixo para quem precisar e puder confirmar se a amperagem do eletroventilador do radiador abaixa realmente a cada partida.... vi um esquema eletrico com diodo entre o relé e motor, pode ser o diodo?
Com regulador 32890hn9110 Montado para teste - 32800HN9110
Bateria com 13,07vdc com tudo desligado, moto com todas as cargas ligadas e fusível 30a no cabo positivo bateria
A amperagem na bateria após partida chegou a 20 adc
Quando a bateria alimenta a moto+motor de arranque a descarga momentânea da bateria exige do retificador uma amperagem maior, até que sua carga volta ao normal, e a amperagem exigida diminui. Observação: quando se mede a amperagem, estamos verificando na realidade o consumo em amperes, e não o fornecimento de amperes. E você comprovou isso nas suas aferições anotadas.
Com um traço de temperatura no painel:
Amperagem AC no cabo amarelo regulador: 17 a 21 AC
Amperagem DC no cabo positivo bateria: 11,2 DC
Voltímetro painel ligado no positivo pós-chave: 13,1 VDC A voltagem sempre é menor no pós chave devido a perdas em função da resistência ôhmica do fio + comprimento+ consumidores na mesma linha de alimentação.
Voltagem na bateria: 14,2 VDC – Essa é a voltagem real e maior, pois foi medida direto na bateria
Me pareceu uma lenta bastante estável.
Com dois traços de temperatura no painel:
Amperagem AC no cabo amarelo regulador: 14,5 AC
Amperagem DC no cabo positivo bateria: 11,2 a 11,7 DC
Voltímetro painel ligado no positivo pós-chave: 13,0 VDC
Voltagem na bateria: 14,27 VDC
Com Três traços de temperatura no painel:
Amperagem AC no cabo amarelo regulador: 14 AC
Amperagem DC no cabo positivo bateria: 11 a 11,7 DC
Voltímetro painel ligado no positivo pós-chave: 13 VDC
Voltagem na bateria: 14,3 VDC
com eletrventilador ligado, em marcha lenta
Amperagem AC no cabo amarelo regulador: 12 AC
Amperagem DC no cabo positivo bateria: 13,7 1 14,9 DC
Voltímetro painel ligado no positivo pós-chave: 12,5 VDC
Voltagem na bateria: 14,26 VDC
Ventilador variando corrente iniciando em 2,2vdc e caindo, (vai valer fazer ligação direta para a bateria...?) a corrente chegou a menos de 1 amp....
Quando o ventilador liga, ele gera um aumento de consumo, fora todos os outros consumidores que também estão variando o consumo, pois a ECU esta fazendo correções o tempo todo em função das informações dos diversos sensores, então a bomba de combustível trabalha mais ou menos, consumindo mais ou menos corrente, isso só para citar um dos consumidores que esta variando seu consumo, mas a sua observação é valida quanto ao reforço da alimentação na linha do ventilador do radiador, porem seria mais interessante em função de harmonizar o consumo elétrico, seria reforçar o fio ( aumentar a bitola) que vai do fusível geral de 30 amperes até a bateria, e manter a ligação dos fios que vão do RR direto até a bateria, o par de fios + e -, isso torna a linha de ligação RR > Bateria mais balanceada.
VPartida do motor com o conector positivo e negativo do retificador no chicote original
Bateria em 13,2v
amperagem no retificador: 10,8 AC
Amperagem na bateria( no cabinho fino que tem o conector ao lado da bateria ) varia até 1,5adc
Bateria com 13,2vdc (sem ventilador) e com ventilador 13,03vdc
tensão no voltimetro do painel: 12,5 VDC com ventilador ligado
Amperagem do ventilador: 2,0 DC e caindo...
Dei uma aceleradas e a amperagem do ventilador subiu e ficou em 2,56vdc...? Mas a tensão na bateria vai caindo...12,73 VDC
Este seu teste comprova que a configuração original da fiação é muito ruim, caindo tanto tensão com também corrente, pois as perdas ocorrem nas duas medidas, tensão e corrente, reduzindo a vantagem da troca do RR novo!
E a pergunta, você instalou um cooler no novo RR? Notou o aquecimento no RR?
Andei um dia com a configuração original do regulador na moto, e no dia seguinte troquei para a configuração do cabo para a bateria (fixei o regulador em um suporte que instalei nos dois parafusos da capa do radiador do lado esquerdo e fiz uma extensão com um cabo PP para o conector do chicote e outra extensão para o positivo e negativo) . Com o cabo para a bateria a moto anda mais suave quando quente, pena que o bom andar enquanto motor frio não permanece quando motor quente. apesar de que quando o ventilador aciona, é notável a mudança na vibração do motor, como se fizesse falta essa carga nas bobinas.
Parece que esse negócio de marcha lenta é um problema...
A marcha lenta é regulada pelo atuador de marcha lenta que é comandado pela ECU, eles
se adaptam conforme as situações de temperatura, combustível, e outras variáveis informadas para a ECU pelos sensores.
Costa, quando você definir a fiação que você achar a melhor em performance de alimentação da moto, (não esquecendo da configuração do fio mais grosso ligando o fusível principal de 30A até a bateria + o par de fios do RR exclusivo até a bateria), você reseta a ECU e reinicia o sistema, pois a cada medição que você faz mudando a configuração dos fios, você cria uma condição temporária em que a ECU tem que se readaptar para comandar todos os parametros da injeção etc, só que você configura e faz as mediçoes, a seguir muda de novo e mede, então talvez definindo a sua escolha pela fiação, reiniciando a ECU, e depois andando um tempo eu acho que você poderá avaliar melhor o funcionamento da moto depois que a ECU se autoajustar nas diversas situações, mas com configuração de alimentação já definida, senão ficam varias variáveis e a ECU não define o funcionamento.
Alguém sabe dizer por qual motivo a amperagem do ventilador do radiador vai caindo? é a falta de maior geração na lenta? ou tem a ver com um diodo que está descrito no esquema elétrico?
só consegui melhor corrente no ventilador quando fiz uma ligação de relé direta na bateria e com o terra do plug do ventilador no quadro...
P.S. Rinaldo, o motor responde melhor com a troca do cachimbo original pelo cachimbo dos GM?
Você esta com os cabos originais? Qual o ano da sua moto? Você já deve ter comentado, mas não consegui achar, no emaranhado de posts, rsrs. Eu na época achei os cabos da GM melhores naquele momento, porem essa situação precisa ser melhor analisada, prefiro reavaliar toda a questão, apesar da moto estar funcionando muito bem, e agora a pergunta, o retificador novo resolveu a questão de andar com farol aceso e carga da bateria?
Costa, parabéns, você foi muito meticuloso nos seus testes e medições eu nunca tive paciência para efetuar tudo o que você fez, medindo anotando os vários parâmetros e situações de configuração elétricas na moto, acho que você deve exercer alguma profissão ligada a eletrônica e em especial em controle de qualidade e análise, assim como para mim, todo o seu trabalho vai ser de muita utilidade para muitos.
Todos meus comentários foram feitos de boa fé, dentro daquilo que aprendi sobre eletrônica, não me baseio na minha opinião, exceto quando fiz alguma sugestão em que posso errar, e neste caso ansioso por aprender com meus erros.
Eu agradeço por você compartilhar todos estes testes, que tomei a liberdade de copiar e guardar em um arquivo. Meus comentários foram em azul para me facilitar ir comentando seu texto, minha memória e visão não me ajudam muito devido ao desgaste do tempo de uso, rsrs.
Abçs
Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai
-
Rinaldo Hirai
Costa escreveu:
depois da experiencia do Rinaldo com o retificador novo, comprei um também e os resultados de medições abaixo para quem precisar e puder confirmar se a amperagem do eletroventilador do radiador abaixa realmente a cada partida.... vi um esquema eletrico com diodo entre o relé e motor, pode ser o diodo?
Alguém sabe dizer por qual motivo a amperagem do ventilador do radiador vai caindo? é a falta de maior geração na lenta? ou tem a ver com um diodo que está descrito no esquema elétrico?
só consegui melhor corrente no ventilador quando fiz uma ligação de relé direta na bateria e com o terra do plug do ventilador no quadro...
[/quote]
Bom dia!
Costa, acho que você confundiu no esquema o diodo D#2, depois me confirma, mas esta
questão da queda de corrente no consumo do motor do ventilador, talvez seja mal contato em algum lugar da linha de alimentação, mas devido a seus comentários sobre vibração forte quando o ventilador é acionado, seria interessante verificar o ventilador, pois na minha moto o funcionamento do ventilador é muito suave, quando estou na garagem e fazia aqueles testes em que a ventoinha é acionada em marcha lenta, eu tenho que ficar com a mão próximo ao ventilador para sentir o ar quente que emana do ventilador quando liga, pois devido ao ruído do motor não percebo o ventilador ligar, meu escape é o original.
Abçs
[/quote]
Bom dia!
Costa, acho que você confundiu no esquema o diodo D#2, depois me confirma, mas esta
questão da queda de corrente no consumo do motor do ventilador, talvez seja mal contato em algum lugar da linha de alimentação, mas devido a seus comentários sobre vibração forte quando o ventilador é acionado, seria interessante verificar o ventilador, pois na minha moto o funcionamento do ventilador é muito suave, quando estou na garagem e fazia aqueles testes em que a ventoinha é acionada em marcha lenta, eu tenho que ficar com a mão próximo ao ventilador para sentir o ar quente que emana do ventilador quando liga, pois devido ao ruído do motor não percebo o ventilador ligar, meu escape é o original.
Abçs
Rinaldo Hirai
minha moto agora tem uma penteadeira
-
Rinaldo Hirai
Sasquatch escreveu:minha moto agora tem uma penteadeira
Mas... É um movel aquele de madeira, ou é alguma maquininha de pentear cabelos? RSRS!
Rinaldo Hirai
Kkkkkk não, coloquei os retrovisores nos punhos
-
Rinaldo Hirai
Ah! Entendi, coloca foto para ver como ficou.Sasquatch escreveu:Kkkkkk não, coloquei os retrovisores nos punhos
Abçs
Rinaldo Hirai
-
jose_costa
Rinaldo e pessoal, boa noite!
Rinaldo, usando o texto:
Costa, acho que você confundiu no esquema o diodo D#2, depois me confirma, tenho alguns manuais, de códigos: 99000-51310 de 2008 e 99000HB9510 de 2012, que achei que seria pois minha moto é 2012 e lá está um diodo. Mas no manual de 2008, que acredito ser o que minha moto usa, não tem, pois usei o fusível para colocar uma chave provisoria para desligar o farol.mas esta
questão da queda de corrente no consumo do motor do ventilador, talvez seja mal contato em algum lugar da linha de alimentação, mas devido a seus comentários sobre vibração forte quando o ventilador é acionadoa vibração que percebo diferente é no motor da moto, a resposta fica diferente quando o eletroventilador acionado diminui a tensão medida apartir de voltimetro ligado à chave de ignição
, seria interessante verificar o ventilador, pois na minha moto o funcionamento do ventilador é muito suave, quando estou na garagem e fazia aqueles testes em que a ventoinha é acionada em marcha lenta, eu tenho que ficar com a mão próximo ao ventilador para sentir o ar quente que emana do ventilador quando liga, pois devido ao ruído do motor não percebo o ventilador ligar, meu escape é o original. pois é rinaldo, o ventilador é suave, mas acho que ele roda lento com a pouca amperagem.. e não achei nenhuma informação de potencia ou sobre como efetuar manutenção, só o valor de amperagem até 5A no manual. mas quem puder dizer a quantas anda o valor de corrente desse ventilador... porque a melhor leitura de corrente aconteceu com ligacao de positivo direto da bateria para o relé e fazendo um terra para o quadro., o caso é que para fazer uma ligacao nova para o ventilador teria que cortar o conector original para montar outro. como fazer uma montagem afim de identificar a corrente nominal do eletroventilador?
Sds,
Rinaldo, usando o texto:
Costa, acho que você confundiu no esquema o diodo D#2, depois me confirma, tenho alguns manuais, de códigos: 99000-51310 de 2008 e 99000HB9510 de 2012, que achei que seria pois minha moto é 2012 e lá está um diodo. Mas no manual de 2008, que acredito ser o que minha moto usa, não tem, pois usei o fusível para colocar uma chave provisoria para desligar o farol.mas esta
questão da queda de corrente no consumo do motor do ventilador, talvez seja mal contato em algum lugar da linha de alimentação, mas devido a seus comentários sobre vibração forte quando o ventilador é acionadoa vibração que percebo diferente é no motor da moto, a resposta fica diferente quando o eletroventilador acionado diminui a tensão medida apartir de voltimetro ligado à chave de ignição
, seria interessante verificar o ventilador, pois na minha moto o funcionamento do ventilador é muito suave, quando estou na garagem e fazia aqueles testes em que a ventoinha é acionada em marcha lenta, eu tenho que ficar com a mão próximo ao ventilador para sentir o ar quente que emana do ventilador quando liga, pois devido ao ruído do motor não percebo o ventilador ligar, meu escape é o original. pois é rinaldo, o ventilador é suave, mas acho que ele roda lento com a pouca amperagem.. e não achei nenhuma informação de potencia ou sobre como efetuar manutenção, só o valor de amperagem até 5A no manual. mas quem puder dizer a quantas anda o valor de corrente desse ventilador... porque a melhor leitura de corrente aconteceu com ligacao de positivo direto da bateria para o relé e fazendo um terra para o quadro., o caso é que para fazer uma ligacao nova para o ventilador teria que cortar o conector original para montar outro. como fazer uma montagem afim de identificar a corrente nominal do eletroventilador?
Sds,
-
Rinaldo Hirai
Boa noite!
Costa, o que você esta relatando sobre o motor da moto vibrar quando o ventilador entra em funcionamento é a primeira vez que ouço falar, com este Retificador/regulador novo, sobra tensão e corrente, é meio ilógico o motor da moto vibrar por causa do consumo elétrico do ventilador do radiador, para ver o consumo do ventilador é simples, desligue o ventilador e com o multímetro na escala de ohms meça o valor ôhmico da bobina do motor, de posse do valor aplique a lei de ohm e ache a amperagem que ele consome, tudo matemático, mas o consumo dele não justifica o motor da moto vibrar, só se o antigo dono ou mechanicos fizeram alguma alteração na ligação, que interfira em algum sensor ou no funcionamento da ECU. Não faz sentido. mas você não comentou do RR novo, resolveu seu problema de farol, carga de bateria, o ligar e desligar do ventilador? Eu já lhe fiz essa pergunta mas você deve ter esquecido de comentar.
Chi... mais 1 semana para responder...Rsrs.
Abçs
Costa, o que você esta relatando sobre o motor da moto vibrar quando o ventilador entra em funcionamento é a primeira vez que ouço falar, com este Retificador/regulador novo, sobra tensão e corrente, é meio ilógico o motor da moto vibrar por causa do consumo elétrico do ventilador do radiador, para ver o consumo do ventilador é simples, desligue o ventilador e com o multímetro na escala de ohms meça o valor ôhmico da bobina do motor, de posse do valor aplique a lei de ohm e ache a amperagem que ele consome, tudo matemático, mas o consumo dele não justifica o motor da moto vibrar, só se o antigo dono ou mechanicos fizeram alguma alteração na ligação, que interfira em algum sensor ou no funcionamento da ECU. Não faz sentido. mas você não comentou do RR novo, resolveu seu problema de farol, carga de bateria, o ligar e desligar do ventilador? Eu já lhe fiz essa pergunta mas você deve ter esquecido de comentar.
Chi... mais 1 semana para responder...Rsrs.
Abçs
Rinaldo Hirai
-
jose_costa
Rinaldo,
problemas de saude na família não me deixaram ficar aqui por muito tempo,
perguntaste sim, eu é que não consegui buscar as leituras anteriores do regulador da CB e comparar. e tenho andado pouco depois do rr novo.
fiquei cismado com a queda de tensão, tal como havia com o rr da cb, mas o valor de tensão com este rr novo e com o ventilador ligado é maior que a leitura com o rr da cb.
e a questao da vibracao tem a ver com a moto quente, pois fria quando saio, tem um funcionamento mais fino, deve ter a ver com ignição, pois assim que comprei a moto, parecia um trator, principalmente quente. melhorou e a unica coisa alterada foi o cabo da vela.
já com tanta informação, devo estar perdendo detalhes. apesar de ter trocado os cabos de vela, não abri as velas e ainda não testei as bobinas...
isso tá parecendo o Jack, por partes...
lembro de ter feito um teste com o rr da cb e sem o rele do farol, e o ventilador fez várias partidas, naquele momento não tinha um amperimetro. tenho que fazer isso tudo de novo, para verificar se a falta da carga do farol muda algo
pra que serve aquele tubinho transparente no ventilador? para colocar óleo nas buchas?
vou ter que achar uma comet ou outra mirage para tirar duvidas...ou uma oficina...
estou cansando disso.
problemas de saude na família não me deixaram ficar aqui por muito tempo,
perguntaste sim, eu é que não consegui buscar as leituras anteriores do regulador da CB e comparar. e tenho andado pouco depois do rr novo.
fiquei cismado com a queda de tensão, tal como havia com o rr da cb, mas o valor de tensão com este rr novo e com o ventilador ligado é maior que a leitura com o rr da cb.
e a questao da vibracao tem a ver com a moto quente, pois fria quando saio, tem um funcionamento mais fino, deve ter a ver com ignição, pois assim que comprei a moto, parecia um trator, principalmente quente. melhorou e a unica coisa alterada foi o cabo da vela.
já com tanta informação, devo estar perdendo detalhes. apesar de ter trocado os cabos de vela, não abri as velas e ainda não testei as bobinas...
isso tá parecendo o Jack, por partes...
lembro de ter feito um teste com o rr da cb e sem o rele do farol, e o ventilador fez várias partidas, naquele momento não tinha um amperimetro. tenho que fazer isso tudo de novo, para verificar se a falta da carga do farol muda algo
pra que serve aquele tubinho transparente no ventilador? para colocar óleo nas buchas?
vou ter que achar uma comet ou outra mirage para tirar duvidas...ou uma oficina...
estou cansando disso.
-
Vladimir650
Costa,
Meu volt sempre foi ligado no positivo pós chave de ignição e negativo ao quadro.
É normal acusar uma diminuição na tensão, porém nada muda no comportamento da moto e a tensão sobe após o desliganento.
Isso acontecia com RR original e também acontece com RR de CB.
Vibração também ocorre quando a equalização dos cilindros não está boa, principalmente na lenta.
Meu volt sempre foi ligado no positivo pós chave de ignição e negativo ao quadro.
É normal acusar uma diminuição na tensão, porém nada muda no comportamento da moto e a tensão sobe após o desliganento.
Isso acontecia com RR original e também acontece com RR de CB.
Vibração também ocorre quando a equalização dos cilindros não está boa, principalmente na lenta.