Guilherme escreveu:Amigos, lendo sobre a evolução da Trudi vejo que o pessoal que tem os modelos mais antigos tem um consumo de gasolina muito menor. No meu caso venho lutando para alcançar 30 km/l (na cidade) e não consigo de jeito nenhum. Pensei em montar uma estatística Ano de fabricação/carburador vs consumo.
Meus dados são:
Intruder 125 ano 2012/13, carburador Mikuni BS25: consumo médio na cidade em velocidades até 60 km/h: 28 km/l (gasolina com 27% de álcool)
Na penúltima medição cheguei a 26,5 km/l (horrível): veredito do mecânico: Gasolina ruim e má regulagem da entrada de ar.
Na segunda medição: 28,3 km/l: ainda consumindo gasolina ruim mas com a entrada de ar regulada (2,5 voltas)
Fiz 2 vídeos sobre a minha saga em busca do consumo descente e estou acompanhando:
https://youtu.be/-dtsUqkXE_c
https://youtu.be/AQLOSrrwAHc
Quem puder participar, agradeço!
Administradores do fórum (especialmente você, poderoso CROS!) Não me expulsem do fórum se já houver um tópico assim. Mas juro que não achei!

Super abraços,
Guilherme
opa!... tranquilo?
1º: parafuso de mistura da lenta (ele não é "parafuso de ar") deve ficar no máximo com 1,5 volta de abertura nesse carburador.
2º: quer ajudar o carburador? use gasolina aditivada (recomendo apenas a da Shell, fuja da Petrobrás, mesmo sendo a comum!). Alternativamente, Ipiranga (apesar de ter sido comprada pela BR).
Em motos, principalmente com carburador à vácuo, a aditivada deve ser preferida. Ela contém aditivos que ajudam na conservação do pistonete (efeito lubrificante), que fica se friccionando constantemente no corpo do carburador, além dos outros que ajudam a manter o carburador mais limpo. A longo prazo isso ajuda muito, sem significar um custo elevado.
3º: nunca tive a oportunidade de abrir um carburador desses. Então, não sei se ele tem regulagens de altura da agulha do pistonete, que tradicionalmente é a que provoca consumo elevado mesmo sem que o piloto abra bastante o acelerador (o que nos seus vídeos, é coisa que aparentemente você não faz). É algo a ser verificado.
Ainda quanto ao pistonete, já ví relato de usuário que aplicou o "macete do calço", que consiste em colocar um anél por baixo do pistonete, de maneira que ele fique um tantinho levantado em relação à posição original (procurando na internet encontrará descrição disso, para entender um pouco).
Uma boa coisa a fazer antes de mexer novamente em qualquer parte, é tirar a vela de ignição para observar o estado dela, não a parte exterior, mas a que fica lá dentro (a borda, o isolador cerâmico, e os eletrodos central e de massa).
Pela coloração do isolador, pode-se saber como está a mistura que o carburador produz em regime de aberturas maiores do acelerador (circuito da alta do carburador)... e pela borda e eletrodos, pode-se saber sobre a mistura em aberturas menores (circuito da baixa). Com isso, dá para dizer onde deve estar o problema.
A menos que seu trajeto envolva rodar muito em marchas curtas (ou que o motor não apresente a força que ele TEM em baixa rotação, forçando-o a reduzir marcha), o consumo deve melhorar depois de verificar esses detalhes.
Motociclista amador... da vida.
Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.