Na opinião de vocês , qual a melhor configuração para a RELAÇÃO a ser colocada na Sombra.
E porque?
OBS1: Tenho escape aberto e queria diminuir a vibração nas estradas.
OBS2: Moro em Minas Gerais e minha cidade tem bastante morro.
Algumas opções que ja ouvi falar:
16/44 (original)
15/40 (CB 500)
17/42
17/44
16/40
É melhor diminuir a coroa ou aumentar o pinhão.????
Shadow 600: Relação, Coroa, Pinhão e Corrente
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
O mar de Minas é no céu
pro mundo olhar pra cima e navegar
sem nunca ter um ponto onde chegar...
na minha opiniao e com a experiencia que tive com a minha, 16/40.... coroa da cb e pinhão original.
sem duvida pinhão original e coroa da CB 500, nao se arrependera e o rendimento é fenomenal, principalmente na estrada.....
Respondendo:
1. É melhor mudar o pinhão, aumentando ou diminuindo um dente de cada vez. Lembre-se que 1 dente do pinhão equivale a em média 3 dentes da coroa.
2. Você tem que definir o que você quer: alongar ou encurtar a relação.
- Uma moto com relação alongada perde força na arrancada mais ganha um pouco mais de velocidade final e requer mais reduções de marchas nas ultrapassagens e nas subidas;
- Uma moto com relação encurtada ganha mais força nas arrancadas, retomadas e subidas e perde velocidade final. A moto acaba, por trabalhar com giro mais alto,consumindo mais.
3. A relação original da Shadow 600 é de 2,75 (44/16). As demais são:
40/15 - 2,66 - mais longa
40/17 - 2,59 - mais longa ainda, a moto perderia força
40/16 - 2,50 - bem mais longa, a moto perderia muita força
42/17 - 2,47 - bem mais longa, a moto perderia muita força
1. É melhor mudar o pinhão, aumentando ou diminuindo um dente de cada vez. Lembre-se que 1 dente do pinhão equivale a em média 3 dentes da coroa.
2. Você tem que definir o que você quer: alongar ou encurtar a relação.
- Uma moto com relação alongada perde força na arrancada mais ganha um pouco mais de velocidade final e requer mais reduções de marchas nas ultrapassagens e nas subidas;
- Uma moto com relação encurtada ganha mais força nas arrancadas, retomadas e subidas e perde velocidade final. A moto acaba, por trabalhar com giro mais alto,consumindo mais.
3. A relação original da Shadow 600 é de 2,75 (44/16). As demais são:
40/15 - 2,66 - mais longa
40/17 - 2,59 - mais longa ainda, a moto perderia força
40/16 - 2,50 - bem mais longa, a moto perderia muita força
42/17 - 2,47 - bem mais longa, a moto perderia muita força
" A smooth sea never made a skilled mariner "
...
O que eu quero e preciso realmente é diminuir o giro assim como a vibração acima de 110 Km/h.
Meu escape é todo aberto e eu ando um pouco forte.
Porem não posso encurtar muito pois minha cidade tem bastante morro.
Ou seja...preciso de um meio termo.
Porem não posso encurtar muito pois minha cidade tem bastante morro.
O mar de Minas é no céu
Kamerad...Galdino escreveu:O que eu quero e preciso realmente é diminuir o giro assim como a vibração acima de 110 Km/h.
Porem não posso encurtar alongar muito pois minha cidade tem bastante morro.
Se você encurtar a relação o giro vai aumentar e a moto ficará melhor em subidas.
Se você alongar a relação o giro vai diminuir e a moto ficará fraca nas subidas.
A vibração é inerente ao V2, você não conseguirá minimizá-la com a alteração da relação. Você poderá alongar a moto para diminuir o giro, mas a moto ficará chocha nos morros e você terá que reduzir uma marcha, aumentando o giro. Ou seja, não terá ganho algum.
Se é o escape que te incomoda, mantenha a relação original e coloque coloque flautas silenciadoras envoltas com lã de rocha nos escapes. Se não me engano as flautas do fusquinha 1300 servem na Shadow.
Eu uso 17/44.....
na minha opiniao a 16 40 é perfeita.... tenho e nao me arrependo. nao perde quase nada e diminui bastante. sugestao? comece com ela.... se nao gostar, na proxima troca mude.
-
Leandro Lima
Saudações irmãos Sombreiros.
Tenho uma Sombra ano 2001 com 41.000 km rodados e chegou a hora de substituir a relação gasta.
A relação a ser substituída é a original 44x16 = 2,75. Substituirei pela 40x16 = 2,50 (coroa de CB 500 com 40 dentes).
Pelos meus cálculos, terei economia de combustivel e terei a Sombra rodando com giros mais baixos.
Quanto a perda da arrancada, não me preocupo; mas preciso de uma melhora na vibração na casa dos 100/120 Km/h.
Ainda não peguei estrada, mas assim que tiver os números oficiais da mudança, postarei para ciência de todos.
Abraços.
Tenho uma Sombra ano 2001 com 41.000 km rodados e chegou a hora de substituir a relação gasta.
A relação a ser substituída é a original 44x16 = 2,75. Substituirei pela 40x16 = 2,50 (coroa de CB 500 com 40 dentes).
Pelos meus cálculos, terei economia de combustivel e terei a Sombra rodando com giros mais baixos.
Quanto a perda da arrancada, não me preocupo; mas preciso de uma melhora na vibração na casa dos 100/120 Km/h.
Ainda não peguei estrada, mas assim que tiver os números oficiais da mudança, postarei para ciência de todos.
Abraços.
we find ourselves in hell.