Kansas 150: Peças genéricas e ou...

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
L340
Moderador
Contato:

Cara, muito obrigado pela explicação.
Estou de saída agora, mas assim que voltar vou corrigir e incluir essas outras na planilha.
Essa Kondor, já ouvi falar mal dela, você conhece alguém que tenha tido boa experiência com essa marca?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Andreoni

rp_araujo escreveu:Original da Kansas

Route YTX9-BS

Capacidade (C10): 8Ah
CCA (-10°C): 80A (no site da Route está errado)
Dimensões (CLA): 150x87x105mm
Carga lenta (de 5 à 10hs): 0,8A

Explicações Técnicas

Capacidade (C10): É a quantidade de energia que a bateria pode fornecer durante 10hs (em carros usa-se C20 ou seja 20hs). Basicamente, quanto maior a capacidade, mais energia a bateria pode armazenar.

CCA: Cold Cranking Ampers. É a corrente de partida à frio. Ou seja, a quantidade de amperes (energia) que a bateria fornece ao motor de arranque durante 30 segundos à -18°C (a Router mostra o CCA à -10°C - o que é pior). De forma simples, quanto maior o CCA, mais fácil a partida no inverno.

Dimensões: Comprimento, Largura e Altura em milímetros. Importante para saber se a bateria cabe no respectivo alojamento.

Carga Lenta: Corrente, em amperes (A), que um carregador precisa fornecer para a bateria "de forma lenta" (de 5 à 10hs) para recuperação da carga plena.

Correções

- Bateria não tem corrente (tem, isso sim, carga). Ela fica submetida à correntes (que, mesmo numa moto, são muito superiores a 8 e 9A).

- No site da Yuasa, "Capacity: 8" quer dizer 8Ah e "Amps: 0.9" é 0,9A na carga lenta.

- A lista mostra "Cor.: 8Ah" no site da Route. O correto é "Capacidade: 8Ah".

- Uma bateria de maior capacidade não vai necessariamente significar um melhor arranque. O que realmente importa é um CCA maior.

- O regulador de voltagem não influencia na colocação de uma bateria de maior capacidade. O alternador (ou estator, ou dínamo...) é quem fornece carga para a bateria. Na prática, uma bateria maior vai levar mais tempo para ser carregada.

Baterias Alternativas

- Ajax AJ9 TX BS (site)
8Ah e CCA 120 (-10°C)

- ERBS 9 BRD (site) (foto)
8Ah e CCA 85 (-18°C)

- Konder KTX9L-BS (site)(foto)
8Ah e CCA 80 (-10°C)

- Naja NJ 12-9 (site) (foto)
9Ah e CCA 120 (-18°C)

- Raiom RTX9-BS (site) (foto)
8Ah e CCA 120 (-10°C)

- Yausa YTX9-BS (site) (foto)
8Ah e CCA 135 (-18°C)
Bah, que explicação!
Muito obrigado, tirou várias dúvidas sobre as baterias de motos!!!

Grande abraço a todos!!
1ªHunter "Magrela".
2ªKansas "SilverHawk".
3ªCB 400 Ainda sem nome, hehehe
rp_araujo

Vinícius,

Não testei nenhuma dessas baterias. Apenas relacionei as compatíveis que tinham site onde fosse possível conferir suas especificações. Existem várias outras (Brandy, Enduro, Keisi, etc).

Independentemente disto, duas coisas posso afirmar:

- Yuasa é referência do mercado. Mas, é cara.

- Naja é fabricada pela Unicoba (uma empresa com quase 40 anos) que detém outras marcas, como a TP-Link (talvez vocês conheçam os roteadores deles). Além disso, a NJ 12-9 tem boas características e bom preço (encontrei a partir de R$ 106,50 no Mercado Livre). Então, essa eu compraria.
Cara, muito obrigado pela explicação.
Estou de saída agora, mas assim que voltar vou corrigir e incluir essas outras na planilha.
Essa Kondor, já ouvi falar mal dela, você conhece alguém que tenha tido boa experiência com essa marca?
Moderador
Contato:

Atualizadas as baterias, com tabela de aplicação e outras informações técnicas.
Mantive a Konder como vermelha, pois um amigo já comprou e não funcionou. Achei engraçado o fato de ela trazer em sua tabela de aplicação, a Comet 250 como se fosse Kawasaki.
A Naja não tem a kansas na tabela, mas tem diversas motos, inclusive a laser, está dentro do tamanho e necessidade da Kansas e por isso foi considerada.

Obrigado pela explicação e pelos links.

Lista de peças compatíveis
Vinícius Melo
rp_araujo

Vinícius,

A lista de aplicação não tem muita importância. O negócio mesmo é saber as especificações - principalmente capacidade e dimensões. Na verdade, para quem achar mais fácil lembrar, é só pedir uma bateria para CB 500, Shadow 600 ou XT600.

Como disse antes, não testei nenhuma. Mas, acho estranho a Konder não funcionar. Ela tem as características corretas. Inclusive, na lista de aplicação aparece CB 500, Shadow 600 e XT 600 (detalhe: várias motos estão na marca errada - Suzukis na Yamaha; Comet na Kawasaki e na Kasinski). O único detalhe da Konder é o baixo CCA (igual ao da Route). Será que foi por isso que teu amigo reclamou (dificuldade de partida no frio)? Falando nisso, será que é por isso (baixo CCA da Route) que nossas Kansas são tão manhosas no inverno???
FOKA

Eu precisei trocar a minha, ai simplismente pedi uma par twister, não cabe na caixa da Kansas, então entrou em ação a "manha"(uma mareta de 2Kg que tenho a uns 10 anos), entorta daqui puxa dali e.... coube. Nas partidas de manha nem uso mais o afogador pega de primeira, quado tiver mais tempo vou fazer outra caixa para ela, pra ficar uma coisa mais ajeitada.
"Respeite a Vida...Viva a Vida"
zanchetta
Colaborador

rp_araujo escreveu:Vinícius,

A lista de aplicação não tem muita importância. O negócio mesmo é saber as especificações - principalmente capacidade e dimensões. Na verdade, para quem achar mais fácil lembrar, é só pedir uma bateria para CB 500, Shadow 600 ou XT600.

Como disse antes, não testei nenhuma. Mas, acho estranho a Konder não funcionar. Ela tem as características corretas. Inclusive, na lista de aplicação aparece CB 500, Shadow 600 e XT 600 (detalhe: várias motos estão na marca errada - Suzukis na Yamaha; Comet na Kawasaki e na Kasinski). O único detalhe da Konder é o baixo CCA (igual ao da Route). Será que foi por isso que teu amigo reclamou (dificuldade de partida no frio)? Falando nisso, será que é por isso (baixo CCA da Route) que nossas Kansas são tão manhosas no inverno???
Olha, eu diria que ajuda bastante (afinal no frio a bateria tende a descarregar mais rápido), mas não é só isso. O carburador também ajuda pacas, e a regulagem de valvulas.
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Contato:

Exato, válvulas bem reguladas fazem uma enorme diferença na hora de dar a partida.
A minha por exemplo só pegava com uma puxada no afogador durante a partida, não adiantava deixar puxado, tinha que puxar e voltar enquanto apertava o start. Depois que regulou as válvulas, ficou outra coisa.
Mas o que aconteceu no caso do meu amigo foi que a bateria não deu conta da primeira partida e ainda precisou mexer nos cabos.
Aliás, não lembrava do lance dos cabos, olhei o desenho e não entendi mais ainda.
Imagem
Imagem
Será que o mecânico que fez bobagem?
Outra coisa que ele relatou foi que entrou justa, mas na ficha técnica ela é até menor.
Será que tentaram empurrar uma bateria ruim pra ele?
bateria de moto estufa? Igual acontece com as de No Break.
Vinícius Melo
zanchetta
Colaborador

Estufar? Possivel mas improvável...

A bateria automotiva foi projetada inclusive para resistir a pancadas, capotagens, alta temperatura...
Zanchetta
Imagem
rp_araujo

Foka,

Pode explicar melhor como é a adaptação do cabo de velocímetro da Sahara? Li o que tu e o Vinícius escreveram, mas não entendi direito.

Valeu. Abraços.
Responder